Me lembro como se fosse hoje, quando ainda criança não tinha consolidado as habilidades de leitura. Tinha dificuldades, pois conseguia ler a palavra, mas não compreendia o significado da mesma. E a professora para sanar essa dificuldade começou com as famílias silábicas e isso não foi suficiente para que eu aprendesse a ler. Foi uma tortura por não entender o texto do jeito que ela solicitava na leitura silábica.

Durante esse percurso a professora deixou a sala, não lembro o motivo e uma outra professora assumiu a turma. A nova professora percebeu que eu estava com dificuldades, chamou minha mãe e pediu para ela comprar gibis para que pudesse ler em casa. A orientação deu certo, recebi incentivos por parte de minha família chegando a ter uma coleção composta por cinquenta gibis da turma da Mônica, fora esta coleção tinha outras historias em quadrinhos.

Lembro-me da minha aprendizagem com a leitura, da iteração com o texto, ria das trapalhadas dos personagens, tinha-os como amigos. Através da leitura com significado foi possível ler e compreender associando as palavras com as imagens. E por fim foram trabalhadas várias habilidades de leitura e escrita. Apaixonei pelo mundo da escrita e hoje sou professora alfabetizadora.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.