Era uma vez… No mundo da imaginação Muitas histórias que permeiam a infância começam com “Era uma vez” e terminam com “viveram felizes para sempre”, todos já ouvimos alguma história assim. Nela pudemos viver sentimentos e emoções importantes da vida, sensações que nos levaram a imaginar inúmeras outras coisas. Partindo desta ideia desenvolvo o projeto de Literatura Infantil chamado “Era uma vez… No mundo da imaginação”, na escola Ana Maria, aplicado semanalmente nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, com o objetivo de oportunizar o desenvolvimento da expressão oral e escrita, utilizando as histórias infantis como forma de estimular a imaginação e a vivência escolar e comunitária. Convido os alunos a viajar pela imaginação, mas para viajarmos é preciso ter uma bagagem, então levo a minha “Mala Mágica”, uma mala roxa de rodas com poderes mágicos, cheia de livros, histórias, fantoches, objetos, muitas histórias para viajar no mundo da imaginação. Os educandos gostam muito das aulas, de ouvir histórias, viajar pelo mundo da imaginação e da Mala Mágica, que faz um sucesso entre os pequenos. Dentre as diversas histórias e atividades realizadas têm aquelas que se destacam: O que levar para uma ilha deserta, Os três porquinhos e A Grande Fábrica de Palavras.

Construo com os alunos um livro em forma de poema sobre o que levar para uma ilha deserta, sendo exposto na escola, o olham com muito orgulho e convidam amigos e familiares para ver. Fazem um fantoche de porquinho com caixa de leite, criam uma história com o porco, contam para sua turma e para sua família, que fica encantada. Já com: A Grande Fábrica de Palavras, que acontece num país onde as pessoas só podem falar quando compram e comem palavras que são caras, criamos nossa fábrica de palavras, a fim de escrever palavras esquecidas pelos homens que não custam nada e contribuem para uma vida melhor. Sem cobrar por elas distribuem nas turmas de 4º a 9º ano da escola, para os funcionários e as famílias, ainda espalham palavras pela escola para serem lembradas. Enfim, muitos poderiam ser os relatos, pois inúmeras são as experiências vividas semanalmente. Fico muito feliz, pois o projeto está conseguindo desenvolver na criança o senso crítico, construindo um ser independente, com uma visão de mundo voltada à situação real, pois a literatura infantil é responsável pela formação de uma nova mentalidade. Cassiane de Oliveira Vargas E.M.E.F. Professora Ana Maria Fay dos Santos- Parobé/RS

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.