Trabalhando: dobro, triplo e metade. Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Ao me deparar com uma dificuldade acentuada de meus alunos para assimilarem o conteúdo de matemática: dobro, triplo e metade, resolvi criar situações motivadoras para que eles pudessem criar seus próprios esquemas de construção de novos conhecimentos. Propus então as seguintes atividades: Primeiro momento: fizemos um circulo e socializamos o que cada um já sabia sobre estes três assuntos, contestava-os, questionava-os e instigava-os a refletirem, trazendo para o momento o seus conhecimentos prévios. Segundo momento: apresentei a teoria de cada um destes assuntos e os contextualizei com material dourado relacionando a situações vivenciadas pelos alunos na cantina da escola. Terceiro momento: dividi os alunos em grupos com zona de desenvolvimento proximal de forma que eles pudessem avançarem em seus conhecimentos através da interação com o outro.

Quarto momento: pedi para que eles inventassem uma música que tivesse em sua letra a explicação de cada um destes conteúdos. No início foi um pouco confuso, mas depois que eles entenderam a proposta adoraram! Fizeram varias tentativas de músicas inclusive usaram paródias. Pedi para que cada grupo apresentasse sua composição, após terminarem propus que fizéssemos coletivamente aproveitando o que cada grupo trouxe de melhor. Olha o que compuseram (pena que não tem como inserir áudio): Homens: ___ Já sei, agora vou ensinar o dobro é duas vezes que se deve contar! Meninas: ___ Legal, mais eu vou lhe dizer o triplo é três vezes que se deve fazer! Todos: ___ E a metade não saber é feio, pegue qualquer coisa e divida no meio! Por fim, pedi para que criassem uma coreografia para apresentar a coordenadora, isso os motivaram ainda mais, e enquanto caprichavam na dança se apropriavam do conhecimento de forma lúdica e prazerosa. Todos os dias para iniciar a aula e despertá-los para as atividades cantamos as músicas pedagógicas, assim retomamos os conteúdos sem que eles percebam que estão estudando, sei disto porque sempre me surpreendo com perguntas assim: __ Professora, vamos brincar de cantar as músicas da escola? Hoje, já final de ano, é bem comum nas avaliações ouvi-los cantando a música destes conteúdos evitando confusões entre eles. Missão cumprida, graças a Deus! Osvaldina Alves Caldeiras Morazutti.

Atualizado em 15/07/2024, às 11h42.

Subscribe
Notificar-me de
0 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.