Da saúde a solidariedade A cada ano letivo que se inicia tenho observado que os jovens se alimentam cada dia pior e que o número de doenças ligadas a má alimentação está crescendo a cada dia. Percebi a urgência de se trabalhar o tema alimentação em sala de aula. Iniciei minhas pesquisas bibliográficas e me deparei com outro assunto ligado a alimentação: o desperdício de alimentos e a fome no mundo. Neste momento me encantei com o tema. Os objetivos traçados para a experiência educativa foram: utilizar a escola como um espaço de reflexão e de discussão para que os alunos tenham uma alimentação saudável, incentivando a reutilização alimentos e desenvolvendo o conceito de solidariedade.

A experiência foi realizada em uma escola do Município de Taubaté, para um grupo de 70 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de abril a junho de 2013. Os alunos puderam construir a aprendizagem de diversas formas dentre as quais: palestra sobre o que uma má alimentação pode causar a saúde; vídeos sobre desperdício e reaproveitamneto de alimentos e a fome no Brasil e no mundo, pesquisas na internet em grupo sobre alguns países e seus dados sobre obesidade, fome e desperdício de alimentos. No dia da apresentação dessa pesquisa foi proposto para que cada grupo levasse um alimento e foi montada uma cesta básica para a entrega a uma família carente, como ultima etapa foi elaborado um livrinho com um cardápio e dicas para uma alimentação mais saudável, que foi um modo de avaliar se os alunos tinham alcançado os objetivos propostos. Durante a palestra do desperdício de alimentos e fome percebi uma comoção entre os alunos.

Ouvi uma aluna comentar durante a apresentação dos trabalhos: ”Não sabia que no Haiti as crianças comem biscoito de barro e eu jogo tanta comida no lixo, deu até vontade de chorar quando fiquei sabendo disso”. Quando fiz uma reflexão sobre minha experiência docente compreendi que até o presente momento pouco havia feito para que meus alunos tivessem conhecimentos necessários para mudanças de atitudes e percebi que a escola brasileira muito tem de mudar e se aperfeiçoar pois temos que deixar de ser apenas meros transmissores de conteúdos, mas trabalhar com temas significativos e reais que envolvam o alunado. Essa experiência me marcou pois percebi que neste tema existia a magia que poderia também transformar atitudes das pessoas tornando-as mais humanas e fazendo-as seres menos egoístas. Autora: Marina Abrami E.M.E.F.M “Prof José Ezequiel de Souza” Taubaté-SP

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.