Este projeto foi elaborado no ano de 2012 no CAS-Natal (Centro de Atendimento ao Surdo), com turmas heterogêneas de jovens entre 13 a 20 anos. Ao pensar e analisar a educação de surdos, percebe-se que há uma lacuna muito grande em relação aos conhecimentos gerais dos alunos, no que se refere à sua percepção e compreensão de mundo. Simples fatos relacionados ao dia a dia, informações e saberes, aspectos de toda uma gama cultural, fazer relações com a própria vivencia, são alguns aspectos que muitos surdos desconhecem. Diante de tais situações e objetivando o crescimento intelectual e cognitivo do aluno surdo, a abordagem de temas sociais, culturais, históricos, científicos e curiosidades em geral, além de todo seu pluralismo, mostram-se de extrema necessidade e importância para que os alunos tenham um conhecimento de mundo, tornando-se cidadãos mais éticos, com autonomia para opinar e interagir com a comunidade e com o mundo que os cerca.

Nesta perspectiva de pensamento, a elaboração de aulas temáticas, que abordem o conhecimento geral tendo a língua portuguesa associada a esses aspectos, é de grande relevância. Observa-se a importância de temas transversais que viabilizem, tanto a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo bem como o conhecimento intelectual. Dentro desta perspectiva, nota-se, através de experiências em sala de aula que quanto mais o aluno aprende sobre assuntos específicos, mais se pode conectar aos fatos individuais, levando a compreensão e entendimento sobre esses temas. Nesse aspecto, foram subministradas aulas com o objetivo de favorecer – através da mediação do professor – a apropriação crítica, criativa, significativa e duradoura destes elementos. Os temas traçados tiveram como objetivo principal o conhecimento e engrandecimento do intelectivo do aluno surdo e sua inserção no mundo, além da aquisição de novas terminologias da Língua Portuguesa, tão necessárias para esses alunos que possui um vocabulário de português bastante restrito. As aulas ministradas tiveram temas variados e foram expostas utilizando o recursos do Power Point, no qual foram possibilitadas muitas imagens, fator primordial para a aprendizagem do surdo. Deste transcurso, resultou, a imensa satisfação e entusiasmo do aluno de conhecer o mundo que nos entremeia, além de desenvolver o intelecto do mesmo em suas capacidades especificas e independentes de forma significativa.

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