“Convivência Familiar: avós e netos, elos importantes da sociedade”. Sou professora efetiva da rede municipal de Capela do Alto há dez anos, entre meus inúmeros trabalhos, na escola EMEF “Profª Maria Elza Lázara Lopes”, houve um que se destacou pela mobilização social, foi o trabalho educacional, intitulado “Vó, conta uma história?”. No princípio seria somente mais uma pesquisa e entrevista com os alunos do 1º ano e suas avós, onde eles trariam para escola uma história contada, ao detectar que muitos dos alunos não tinham uma convivência familiar sadia, onde avós e netos pudessem desenvolver importantes laços para a aquisição de vínculo socioafetivo, tão importante no processo de maturidade da criança, fomos além, nos organizamos para que as avós frequentassem nossas aulas.

A equipe gestora abriu as portas da escola para que a comunidade se mobilizasse, os funcionários preparavam chás, bolachas e biscoitinhos para a recepção, a floricultura Márcia fornecia arranjos para as Avós. A secretaria da educação cedeu veículos para transporte. O trabalho foi realizado no ano letivo de dois mil e doze e se estendeu do segundo até o início do quarto bimestre. Desenvolveu-se em sala de aula, em espaço adaptado, após o intervalo, de maneira a promover o contato direto de pessoas idosas com os alunos do primeiro 1º Ano E. Quinzenalmente, dependendo da disponibilidade das Avós, uma Vovó era convidada a participar da aula, contribuindo com sua história de vida, ressaltando a vida familiar e seus valores, numa conversa espontânea e descontraída. A todo encontro, a Vovó conversava com as crianças sobre comportamento e valores da vida social, numa troca de ideias e experiências abria espaço e oportunizava a fala das crianças, em seguida contava uma história de livre escolha ou a leitura de um livro, previamente selecionado.

Após a visita das Vovós discutíamos sobre o tema, tendo a professora como escriba redigia um texto, as crianças ilustravam a história, as quais ficavam expostas em mural da escola. Fizemos teatro com fantoches e bonecos articulados, leituras de histórias infantis selecionados pela professora e pelos alunos e vídeos sobre convivência e respeito. Dentro da proposta no quarto bimestre visitamos a Creche do Idoso, em nosso Município, tomamos café com os Avós, apresentamos a música Paz e Amor e lemos o jogral escrito pelos alunos. As abordagens educativas desenvolveu nos alunos a importância da convivência na sociedade, autonomia e disciplina.

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.