Contos de Machado de Assis são indispensáveis aos alunos de Ensino Médio. Não há como percorrer a Língua Portuguesa sem citar e estudar o maior nome da literatura nacional. Desta forma, em conversa com o Professor de Língua Portuguesa, André Adriano Brum, da turma do 2º ano do curso técnico de alimentos integrado ao Ensino Médio, tomei conhecimento que o mesmo havia proposto uma atividade em que grupos de alunos fariam uma releitura dos contos e adaptação aos tempos atuais, através de histórias em quadrinhos, dramatizações, entre outras alternativas.
Prontamente surgiu uma ideia. Propus ao professor que a turma pudesse realizar esta atividade através de novas mídias que poderiam ser compartilhadas posteriormente. Desta forma, os contos machadianos se transformariam em podnovelas (em alusão aos podcasts), animações em vídeo, filmes, histórias em quadrinhos virtuais e fotonovela. Assim, os alunos utilizariam recursos midiáticos que utilizam diariamente como celular, computador e tablet para produzir a releitura do conto escolhido.
Para minha sorte, o professor André concordou com a atividade e permitiu que interagisse com seus alunos. A partir de então, convoquei outros alunos do curso de Licenciatura em Computação e, divididos em grupos, cada um ficou responsável pela capacitação e orientação dos grupos da turma do ensino médio. Os encontros foram marcados, os alunos se envolveram e as atividades desenvolvidas passo a passo no mês de novembro de 2013. A atividade, realizada em parceria com o professor de Língua Portuguesa, permitiu que os contos de Machado de Assis fossem estudados de uma maneira participativa e interessante para os alunos, além de adaptada à realidade atual desta geração de estudantes. Ao final, foi realizado um encontro com todos os alunos envolvidos e convidados para apresentação dos trabalhos. Agora, os mesmos farão a divulgação através das redes sociais para que outras pessoas possam conhecer o trabalho deles. Frederico de Souza Amaro Junior – IFAP – Macapá-AP.