Em maio de 2010,iniciei estagio em um CEI (centro de educação infantil),no município de Itajaí SC.Ao chegar,meu primeiro impulso foi de acordar um menino de 4 anos que dormia profundamente, drogado com remédio controlado (hiper ativo?),pela madrasta. Utilizei a contação da história a Borboleta Branca de Raquel Martins,para a partir deste fazer realizar outras atividades. A grande surpresa,ao conhecer o garoto que dormia de inicio,em ação,era falante e ouvinte,conhecedor da língua de sinais e filho de pais surdos,que estavam separados. Sua necessidade de ser ouvido,foi percebida em todas as atividades,mas quando produziu sua releitura, o que prendeu a atenção de todos,demonstrou muito mais que a apreensão da proposta, nos deu a oportunidade de verificar sua história,pois sua borboleta,fugia, vivia escondida e com medo.
Concluímos que algo errado estava acontecendo,pois alem de conseguir fazer com que a história explorada em forma de desenho, escultura com formas geométricas que formaram borboletas e um livro que montamos com as releituras da turma;conseguimos também identificar dois lideres natos e uma história de maus tratos vivida pelo menino por sua madrasta. Chamado,o pai,ouviu atentadamente nosso relato,referente as reações e angustias apresentadas a partir da História.
Este pai,investigou e descobriu que além de ter um filho extremamente inteligente e sensível, tinha uma companheira que agredia seu filho e o chantageava, separou e levou seu filho para a avó cuidar,acabando assim com o sofrimento do pequeno. Meu estagio deixou claro que, a contação de história, além de um recurso pedagógico, que estimula a leitura e a imaginação, serve também como material de apoio para o desenvolvimento de projetos e atividades didáticas. Pois a partir destas,podemos estimular o desenvolvimento da escrita,leitura,coordenação motora, senso estético,ética e apreensão de valores.Além de ser um importante recurso para trabalharmos com as emoções e os medos dos pequenos,pois por meio de suas releituras é possível identificar fobias e comportamentos que estejam prejudicando o desenvolvimento e a saúde emocional da criança.