Essa sequência didática foi realizada com a turma do 2º ano do Ensino Fundamental, com alunos entre 7 e 8 anos da classe de alfabetização. Para realizar um estudo sobre o gênero textual cartas pessoais, os alunos desenvolveram diversas atividades para conhecer e resgatar esse meio de comunicação. Com o objetivo de desenvolver um processo de conhecimento, comunicação e intercâmbio prazeroso entre os alunos da escola com as crianças do Hospital Infantil Joana de Gusmão.
As disciplinas envolvidas foram Língua Portuguesa, Geografia e História. Iniciamos a sequência com à hora da rodinha de leitura, fazendo as antecipações da capa de um livro “As aventuras de um ratinho na cidade grande”, de Simon Prescott. Após a leitura, fizemos algumas reflexões a respeito da história. Pesquisaram em casa com seus familiares, se alguém tinha alguma carta, sendo que estas passaram a fazer parte do cantinho de leitura e escrita de cartas na máquina de escrever. Para conhecer a estrutura de uma carta entregamos um modelo, destacando as características do gênero: local e data, saudação, assunto, despedida e assinatura. Também entregamos para as crianças uma atividade que mostrava um modelo de envelope contendo as partes que devem constar no seu preenchimento. Foi estudada também a correspondência do passado, como as pessoas correspondiam sem os serviços do correio. Depois que os alunos conheceram a estrutura de uma carta, eles estavam aptos a produzirem um texto pertencente a esse gênero. Onde cada aluno escreveu uma cartinha, para as crianças do hospital.
Foi uma experiência emocionante, pois meus alunos conheceram diversas histórias de crianças que estão no hospital realizando um tratamento médico, longe de sua família, da sua escola, mas, que tem pessoas especiais que estão perto delas. Nas cartinhas as crianças relatavam como eram, por que estavam ali, como era a escola no hospital e onde estudavam. Também contavam de que cidades eles moravam, diversas cidades de Santa Catarina: São Lourenço, Flor do Sertão, Araranguá, Itapema, São João Batista, Florianópolis, Criciúma, Balneário Camboriú, Palhoça, Capinzal, Araquari, São José, Chapecó, Içara, Curitibanos e outras. No final desse estudo descobrimos que as cartas levam informações, nossas alegrias, saudades, ideias, curiosidades e uma infinidade de sentimentos a outra pessoa. Nome: Leila Borges Teixeira Escola: Centro Educacional de Ibiraquera Cidade: Garopaba Estado Santa Catarina Período: 01/10/2013 a 19/11/2013