Comando Hacker de Internet Segura (CHIS) A experiência de ensino aprendizagem que trago é sobre o projeto Comando Hacker Internet Segura, uma iniciativa pedagógica que envolve o respeito pelas normas de conduta, não só na Web, mas em seus vários desdobramentos sociais. Sensibilizar os alunos para as dimensões da privacidade da informação, em especial as de caráter particular, nesse sentido, os alunos, numa postura de protagonistas do seu aprendizado, empregam a informação e os recursos tecnológicos de maneira responsável, ensinando outros a fazer o mesmo, conscientizando-os.

Por meio das práticas proporcionadas pelo projeto, os jovens compreendem os diferentes estilos e formas de comunicação eletrônica, considerando suas regras de conduta e segurança. Aliás, nesse espectro de trabalho pedagógico à ciberética é uma noção pulsante nas ações didáticas realizadas. O Comando Hacker IS trabalha a gestão da informação, classificando e analisando assuntos do mundo real e problemas do entorno escolar (por exemplo, os recentes casos de crimes digitais) para despertar em estudantes, professores, familiares e demais cidadãos a tomada de decisões no que tange a ética digital (e demais assuntos relativos como: crimes digitais, ciberbullying, segurança digital, uso adequado das TIC, em especial das Redes Sociais, entre outros). Mensalmente, o Comando Hacker IS visita pelo menos uma instituição para palestrar sobre os temas anteriormente citados para jovens e adultos em diferentes contextos sociais.

O grupo de alunos estabeleceu uma parceria com a Ong Safernet Brasil (http://www.safernet.org.br/site/) e recebe periodicamente material para a divulgação do uso responsável da internet para a sua escola, comunidade e outras escolas da rede municipal. Percebe-se que é fundamental a Educação contemplar dentro dos currículos a cidadania digital e a segurança digital. Muitos outros assuntos, não mais importante, recebem pelas escolas atenção e, infelizmente, esses temas, que atingem nossos alunos (inclusive de forma à criar traumas e tragédias abominavéis), não recebem a devida atenção. Por isso, foi organizado a presente iniciativa: para sensibilizar não só os estudantes, mas também o educadores, gestores e demais cidadãos. Experiência realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lúcia Mossmann Campo Bom – RS – professora: Joseane Knevitz

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.