No início de mês de outubro os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri apresentaram ao professor de Geografia uma ideia de aula diferente. Queriam algo fora do ambiente de sala de aula. Foi quando surgiu a proposta de um trabalho coletivo voltado para a mobilidade urbana. Pensamos em observar a mobilidade em torno do Colégio, com a proposta de estimular o protagonismo juvenil a partir da percepção e observação das condições de acessibilidade nas proximidades. Ainda mais que, em 2013, na cidade de São Paulo, se discute o novo plano diretor.

O aprofundamento do tema foi feito por meio da leitura de material oficial da Prefeitura do Estado de São Paulo sobre a manutenção das calçadas e passeios destinados ao uso público, de onde puderam apreender que uma cidade que privilegia a acessibilidade de circulação, garante um direito previsto pela Constituição Brasileira. Ao ler sobre a acessibilidade em calçadas, aprenderam que as características dos pisos, o material de revestimento, inclinações, desníveis, dimensões e padronização de mobiliários e elementos urbanos interferem e determinam na qualidade da acessibilidade. Para conhecer as condições no entorno do colégio e assim poder refletir sobre as ações de intervenção necessárias, os alunos saíram na aula de Geografia e fotografaram, com seus tablets, todas as barreiras que dificultariam a locomoção de idosos e pessoas com necessidades especiais.

A ideia principal seria levantar os obstáculos existentes ao acesso, possibilitando o ir e vir da população. Ao retornar à escola os estudantes fizeram uma seleção das fotos tiradas e as separaram de acordo com o nível de acessibilidade dos locais. Além disso, anotaram o endereço em que cada uma delas foi tirada. Estes dados foram reunidos e publicados on-line em um mapa coletivo , indicando os locais que são ou não adequados, por meio de legendas (vermelha para não adequado e verde para adequado). Depois, puderam navegar pelo mapa após a inserção de todas as fotos e aferir os problemas encontrados.

O objetivo de sensibilizar e conscientizar os alunos para os problemas de mobilidade e acessibilidade urbana foi plenamente alcançado e permitiu ampla discussão de como se resolveriam estas questões e quem deve se responsabilizar por elas.

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subpref (leituras/calçadas)

http://www.youtube.com/watch?v=1wRb0tThmI0 (video da aula)

http://mapascoletivos.com.br/reports/view/396 (publicação das fotos)

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.