Tivemos a intenção de resgatar e conscientizar a comunidade escolar da EMEF Monteiro Lobato, de que a paz não depende apenas do fato de cada um ter de saber o significado dessa palavra, mas sim de praticá-la, buscando inserir a todos num ato de bondade. A prática de gestos simples que tragam a alegria às pessoas em nossa volta, demonstrando assim a capacidade que todos temos em fazer o bem a qualquer pessoa, sem julgar, sem observar raça, cor ou muito menos classe social, pois o bem e a boa vontade fazem com que liberemos energia positiva para exercer a paz, estimulando a ação social em cada ser humano, buscando dar voz ativa às angústias dos alunos envolvendo situações no bairro e também dentro das próprias casas.
O projeto serviu como instrumento de sensibilização, usando o corpo como promotor de boas atitudes, gestos de afeto e também ampliar a comunicação para resolver os conflitos considerando que muitas de nossas crianças vivenciam. Partindo do lúdico se buscará o resgate de valores, estimulando e oportunizando possibilidades de encontrar e praticar a PAZ. Vivenciamos junto às crianças o resgate da autoestima e sua importância na busca pela paz, proporcionando a cada uma, de forma lúdica, uma atividade que envolva a todos no ambiente escolar, como agentes semeadores de situações que consegue vivenciar momentos de alegria e paz com a comunidade, de forma criativa e prazerosa, aonde o aprendizado se efetuou com uma bagagem especial de valores, que muitas vezes são esquecidos.
Os alunos foram até o Lar de Idosos caminhando, cantando pelo caminho e demonstrando muita alegria, criaram situações onde fizeram um link com toda comunidade escolar na educação integrada com o propósito de valorizar a vida, respeitar as diferenças. Na chegada ao lar, podemos perceber a carência misturada com alegria. Fomos recepcionados pela atendente a qual marcou nossa visita, entregamos cerca de 300 itens de higiene pessoal, que coletamos com a comunidade. Mesmo sabendo que precisava destas doações, isso certamente não foi o mais importante, o que nos marcou nesta visita foi o carinho. Fomos levar alegria e saímos com um aprendizado de vida espetacular, e com a certeza que os valores são capazes de modificar qualquer vida. O olhar ao próximo, o abraço, um minuto de conversa para saber se está tudo bem, é fundamental para um ser humano se sentir feliz. Alegria sempre! Mariane Lemes do Nascimento EMEF Monteiro Lobato, Novo Hamburgo-RS.