A perspectiva educativa pedagógica da Educação Infantil, mais especificamente nas creches, vem apresentando resultados positivos. O trabalho realizado com o projeto “VIAGEM AO FUNDO DO MAR” no ano letivo de 2013 objetivou refletir que os pequenos estudantes do maternal II estão além das simples garatujas. O projeto foi idealizado no (Projeto Político Pedagógico) e iniciou no dia da leitura. A história O peixinho Pixote foi apresentado com teatro de vara, em seguida foi confeccionado um cartaz com a listagem para realizar a eleição do animal que mais gostou e o eleito foi o tubarão, onde foi trabalhada a letra T. Cada letra apresentada, os alunos tinham informações e aprendiam curiosidades do animal em estudo. A cada animal foi realizado uma atividade diferente utilizando diversos materiais e estratégias para compor o livro tais como: alinhavo, perfuração, pintura com tinta, lápis de cor, giz de lousa molhado, mosaico, análise síntese das figuras, quebra-cabeça, leitura de imagem, jogo da memória, jogo da classificação por cores, pintura com molde vazado em tela, impressão das mãos e pés, dobradura, arte, diferentes texturas para percepção tátil, colagem de barbantes, canudinhos, lacres de refrigerantes, jornal, e.v.a, lantejoulas, forminhas de brigadeiro. Por meio de histórias, textos informativos, filmes, teatros, músicas, arte, material diversificado, lúdico e muitas conversas na rodinha o projeto foi criando vida, sempre norteado pelo interesse dos pequenos estudantes. O livro do alfabeto dos animais marinhos foi vivenciado ao longo do ano de forma efetiva e aos poucos fui percebendo a apropriação da base alfabética, conceitos matemáticos, preservação do meio ambiente, ampliação do vocabulário, percepção tátil, visual, auditiva, desenvolvimento da coordenação motora fina e ampla, cores, estética entre outros. A análise final do projeto demostra que é fundamental educar por meio do lúdico, fator que não pode em tempo algum se esquecido quando se fala de Educação Infantil e destaco que os pressupostos que marcaram essa vivência foram: saber fazer, saber ser, saber falar e o mais importante, saber ser feliz. Para além da aprendizagem, as crianças levarão a interação, os laços de amizade que se formaram quando da realização das atividades propostas. Quem sabe, este seja o maior legado que se pode deixar aos alunos, um bem querer que resiste até no fundo do mar…não consegui enviar a foto entra no meu face.obrigada.
A viagem ao fundo do mar
Livro do alfabeto dos animais marinhos
Autor
izilda moreira silva
Izilda Moreira Silva, 43 anos, trabalho a 25 anos em uma escola particular (Objetivo) e a 23 anos na rede municipal de São Sebastião. Amo a E.I. e alfabetização