O trabalho com as rimas na Educação Infantil, teve como resultado um livro lindo onde as crianças e seus nomes eram os personagens.
 

O período inicial da vida escolar é extremamente importante e um tanto quanto complexo para os nossos pequenos. Desta maneira, envolvê-los em um ambiente lúdico, seguro e repleto de sentido torna-se a grande chave para que este processo se dê de maneira instigante e prazerosa. A rima está muito presente na literatura infantil e desperta por si só o interesse desse público pelo verso, sem que seja necessário obrigar as crianças a decorarem regras sobre métricas para o aproveitamento do texto.

Durante o ano letivo de 2013 a turma do Infantil I (4 anos), descobriu a magia dos vários sons da língua através de adivinhas, parlendas e trava-língua. Como existe uma variedade de adivinhas e quadrinhas rimadas, selecionei alguns livros para serem explorados, como por exemplo: “Você troca” e “Não confunda”, ambos da autora Eva Furnari. A turma gostou tanto das rimas engraçadas do livro “Não Confunda” que todos queriam inventar suas próprias rimas e começaram brincando com os nomes dos colegas, criando várias confusões, baseadas nas semelhanças de sons das palavras.

O resultado foi um livro hilariante, onde eles eram os personagens das rimas, além de divertido e estimulante foi bastante prazeroso brincar com as palavras e descobrir significados. O objetivo do trabalho com rimas foi enaltecer a curiosidade, criatividade, atitude questionadora e de descoberta, a valorização e encantamento de cada criança da turma, além de proporcionar uma aprendizagem significativa.

Com um ambiente divertido de estudos, trabalhar com rimas incitou a percepção do ritmo, pois eles, gradativamente, perceberam a flexibilidade da língua. Também possibilitou a ampliação do vocabulário, pois o aluno se vê estimulado a pesquisar e explorar novas palavras em busca de rimas, desenvolvendo a oralidade. Em resumo, concluo que, mais do que um passatempo, o lúdico é altamente importante como estratégia de trabalho para o desenvolvimento dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais na formação das crianças e deve estar sempre presente em sala de aula.

Como professora, foi gratificante perceber o envolvimento e a felicidade dos meus alunos em trabalhar com o tema proposto, poder ser testemunha das descobertas, rir junto em cada nova rima, presenciar as gargalhadas… Sentir as emoções que não se podem traduzir.

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