Atividade realizada com alunos do 7º ano do E. F. da rede pública de São Paulo, objetivando contribuir para com o consumo consciente de energia elétrica.

1. Desenvolvimento da atividade: Os alunos organizados em grupos com quatro integrantes foram orientados pelo professor a cumprir as seguintes etapas metodológicas: a) Calcular os valores da média aritmética, moda e mediana do consumo doméstico de energia elétrica dos últimos 6 meses a partir dos dados constantes nas faturas mensais trazidas pelos integrantes do grupo; b) Construir adequadamente um gráfico em colunas para representar os valores mensais do consumo de energia elétrica; c) Traçar duas linhas paralelas ao eixo das abscissas, uma indicando o valor médio de consumo doméstico de energia elétrica calculado no item I e outra indicando o consumo doméstico médio paulista de 204 kWh, conforme indicado no Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2012; d) Indicar, na parte inferior do gráfico em colunas, os valores da mediana e da moda da distribuição; e) Agrupar os valores referentes ao consumo doméstico dos últimos 6 meses constantes nas faturas por faixas de consumo em uma tabela, possibilitando assim, a representação percentual desses valores e suas respectivas conversões em graus; f) Construir um gráfico em setores para representar os valores percentuais descritos na tabela do item IV; g) Apresentação e exposição dos trabalhos realizados para socialização das informações com a classe; h) Mediação do professor quanto às argumentações acerca das interpretações dos resultados.

Duração da atividade: 6 horas/aulas (50 minutos cada). 2. Competências e habilidades a serem desenvolvidas: Saber calcular, interpretar e utilizar informações relacionadas às medidas de tendência central (média, moda e mediana). Saber ler e interpretar valores de consumo descritos em contas mensais de energia elétrica. Construir gráficos estatísticos (barras e setores) com utilização de escala adequada. Relacionar representações gráficas estatísticas com informações oficiais sobre consumo de energia elétrica. 3. Resultados alcançados: Os objetivos propostos para essa atividade foram alcançados, além disso, os resultados observados em sala de aula nos permite inferir que também obtivemos êxito quanto ao desenvolvimento das competências e habilidades preestabelecidas. Os alunos mostraram-se motivados em participar da atividade que ocorreu em um ambiente de descontração, envolvimento e trabalho colaborativo.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.