Refletindo a dança enquanto um recurso educativo, que faz com que a criança desenvolva gestos representando signos, possibilitando a conscientização corporal e o auxilio no desenvolvimento cognitivo, criei o projeto “A Dança do Alfabeto” em 2007. Trata-se de movimentos que ao serem executados, representam as letras do alfabeto e possibilitam uma comunicação estruturada na linguagem gestual (quem dança escreve e quem assiste lê), desenhando de forma clara todas as letras (inclusive o Ç e os acentos), possibilitando a criação de nomes, palavras e frases. O objetivo é facilitar a aprendizagem das letras, motivando o aluno a ler e escrever, oferecendo nova possibilidade de incentivo à alfabetização utilizando a dança de forma inovadora, interativa e revolucionária. Algo dinâmico que através de uma proposta lúdica, sugere uma brincadeira onde o aluno estará protagonizando o seu próprio processo de construção do conhecimento. (E porque não dançando as letras?) Leciono para 26 alunos do 1º ano e observei que no início do ano letivo, cantavam o alfabeto em voz alta para escrevê-lo, sendo que a maioria não associava o som à letra, não reconhecia as letras solicitadas e alguns nem sequer escreviam o próprio nome. Percebi que “A Dança do Alfabeto” traria o equilíbrio para a sala, aproximaria os diferentes níveis de aprendizagem e prepararia os alunos para fase de alfabetização. Inicialmente realizamos aulas de expressão corporal uma vez por semana, criando coreografias improvisadas com movimentos do dia a dia como: andar, tomar café, etc. Em seguida comecei a ensiná-los a Dança do Alfabeto letra por letra com movimentos inspirados em estilos de dança. As letras apareciam desenhadas no ar e todos puderam ler o que estávamos executando. Com gestos sincronizados os alunos aprenderam a dançar, e a cada aula identificavam as letras através dos movimentos correspondentes, visto que, aqueles que tinham dificuldade em sequenciá-las, assimilavam até mesmo a ordem em que estavam dispostas. Como complementação, construímos um alfabeto em tamanho natural desenhando todos os alunos no papel manilha, caracterizando com a foto de cada um e transcrevendo as letras nos 26 bonecos. Desse modo, o trabalho de alfabetização não se limita aos recursos e metodologias pedagógicas, pois “A Dança do Alfabeto”, veio como um diferencial, contribuindo para esse processo, trazendo música, movimento, dança e agitação para a aula, que antes era sistematizada de forma convencional.
A Dança do Alfabeto
Ensinar a ler e escrever dançando.
Autor
Ana Cristina Gavinho
Professora de educação básica há 19 anos e professora internacional de ballet clássico e jazz. Consegui unir duas paixões: dança e alfabetização.