Conteúdos

Física moderna

O leitor na narrativa contemporânea
Diego Velázquez
 

Objetivos

Estudar conceitos de física moderna e pensar seus efeitos em nossa vida cotidiana.

Conhecer a narrativa breve de Julio Cortázar e investigar as possibilidades do narrador na ficção;
Estudar a obra de Diego Velázquez e realizar obras visuais que possam incluir o espectador em seu campo de visão.
 

1ª Etapa: Antes do Filme

O curta não exige grande preparação anterior à exibição. O mais importante seria exibi-lo em um momento em que os alunos estejam preparados para assimilar a sua proposta inovadora. De qualquer forma, devido a sua curta duração, é possível reproduzi-lo mais de uma vez, caso haja necessidade. Assim seria possível observar detalhes e acompanhar melhor o raciocínio proposto pela obra.

 

2ª Etapa: Debate

No debate posterior à exibição, os professores podem perguntar aos alunos qual era, afinal, a grande descoberta que o personagem tinha feito. A partir dessa pergunta e da tentativa de respondê-la, podem repassar os argumentos principais do curta e ir esclarecendo as dúvidas dos alunos. Quais diferenças ele propõe entre a ciência e a arte? Quais os aspectos principais da teoria quântica e da relatividade? Qual a chave do quadro de Velázquez?

 

O objetivo da atividade com o filme seria chegar à conclusão da importância do observador, tanto na arte como na ciência (em especial nas teorias modernas e contemporâneas). Seria interessante que os alunos notem como o diretor joga com essa ideia mostrando o reflexo do observador no quadro e sua distração quanto aparece a moça ao invés de elaborar a teoria oralmente, ou seja, a ciência nunca está isenta da perspectiva do observador, e este termina interferindo no resultado da experiência. Para esse debate, é possível rever a obra quantas vezes forem necessárias.

3ª Etapa: Física: Teoria Quântica da Gravidade?

O curta trata da incompatibilidade entre a teoria da relatividade e a mecânica quântica, que funcionam simultaneamente nos níveis micro e macro, mas são teoricamente incompatíveis. E, ainda, um grande sonho da ciência moderna, o de unir essas duas teorias. O professor de Física pode aproveitar as questões levantadas pelo curta-metragem para introduzir os alunos em conceitos de Física Moderna.  Para ajudar na explicação dessas ideias, tão abstratas e misteriosas, sugerimos a exibição do documentário citado em “Para saber mais”.

 

Devido à dificuldade de elaborar em aula experiências sobre essas teorias, o professor pode pedir aos alunos que, em grupos, investiguem as consequências dessa teoria no mundo real. Quais elementos da tecnologia contemporânea devem sua descoberta à mecânica quântica? Quais são as expectativas futuras nesse campo? A partir dessa pesquisa, e daquilo que mais lhes chamou a atenção, os grupos podem, com auxílio do professor, escrever narrativas de ficção científica que explorem as possibilidades hipotéticas da mecânica quântica.

 

4ª Etapa: Literatura – Cortázar e o leitor em perigo

Ao longo da história da narrativa, um dos grandes aspectos explorados pelos escritores é a questão do ponto de vista. Que diferenças implicam um narrador onisciente, em primeira pessoa, personagem ou observador. O escritor argentino Julio Cortázar desenvolveu um modelo de conto em que a narração faz um movimento circular, e o narrador (ainda que pareça um mero observador) termina se transformando naquilo que observa. No conto “Axolotl” o narrador observa um peixe em um aquário até que termina transformando-se no próprio peixe. Em “A continuação dos parques”, o leitor observa a preparação de um assassinato que acaba descobrindo ser o assassinato do próprio leitor, aquele que lia o romance. Esse tipo de narrativa faz interrogações bastante parecidas às da física quântica, em que existem duas ou mais realidades simultâneas, que não é possível determinar uma verdade única, e que o leitor precisa investigar simultaneamente para entender o conto. É como se existissem dois pontos de vista ao mesmo tempo em cada momento da narração. Além disso, o observador não está isento daquilo observa – uma crença da literatura da ciência clássicas – mas altera o resultado de sua observação e ainda é afetado por ela.

 

O professor de literatura, integrando-se ao trabalho com o curta-metragem, pode fazer um exercício de leitura de um ou mais contos de Júlio Cortázar – “A continuação dos parques” é bem divertido e curto, permitindo trabalhar uma série de aspectos interessantes, como por exemplo os “clichês” de uma novela romântica, de traição – focando-se no lugar ocupado pelo “leitor” ou “observador da narrativa”. O exercício posterior a ser feito é a redação pelos alunos de uma narrativa breve em que o leitor é a figura mais importante. Eles devem imaginar uma história que em algum momento o leitor passe a fazer parte, interferindo em sua resolução e sendo afetado por ela.

 

5ª Etapa: Arte – “As meninas” e o espectador

A obra de Velázquez mostrada e analisada no curta-metragem chama a atenção principalmente pelo fato de que, na profusão de olhares e recursos da cena pintada, o artista consegue incluir o observador da obra na projeção da mesma. Ocupamos o lugar que estaria refletido no espelho ao fundo da tela, e para onde alguns dos personagens estariam olhando. Este efeito incrível é gerado pela maestria pictórica de Velázquez.

 

O professor de arte pode aprofundar com os alunos a análise dessa obra (que pode ser visualizada em alta definição no site do Museu do Prado), e propor um exercício prático: criar uma obra visual em que o observador também faça parte, tal como na obra de Velázquez. Os alunos, no entanto, poderão ser livres para usar os materiais que quiserem, como espelhos, papel alumínio, plásticos, etc. A partir do curta-metragem e das outras discussões derivadas, refletir sobre o lugar do observador na arte e buscar engrenagens para incluí-lo em sua busca visual. 

 

Materiais Relacionados

Uma versão em crônica do curta escrito por Jorge Furtado.

Conheça mais sobre a Casa de Cinema de Porto Alegre.

E sobre o diretor Jorge Furtado.
 
Saiba mais sobre a mecânica quântica.
 
Artigo sobre uma experiência de estudo de física quântica no ensino médio regular
 
Saiba mais sobre as aplicações da física quântica no dia a dia
 
Como ver “As Meninas” em alta resolução
 
Saiba mais sobre “As Meninas”
 
Artigo sobre noções de física quântica em contos de Júlio Cortázar
 
Saiba mais sobre modos de narração
 
Sinopse
 
Um Jovem Cientista, refletindo sobre as teorias contemporâneas da ciência – A mecânica quântica e a Relatividade – acredita ter encontrado uma grande explicação para a ciência a partir do quadro "As meninas" de Velázquez. O Curta de Jorge Furtado, como já é marca do diretor, aposta na montagem rápida, ao mesmo tempo didática e criativa, conseguindo instigar uma série de questões em seus apenas 3’20 de duração.
 
Ficha Técnica: Direção: Jorge Furtado  Roteiro: Jorge Furtado  Classificação etária: Livre  Duração: 3’20  Ano: 2010  Elenco: Felipe de Paula e Renata de Lélis  Nacionalidade: Brasil  Fotografia: Juliano Lopes  Produção de arte: William Valduga  Música: Alex Sernambi  Animação: Estúdio Makako  Figurino: Cacá Velasco  Produção: Nora Goulart e Bel Merel
 
 

Arquivos anexados

  1. Velázquez e a Teoria Quântica da Gravidade

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.