Conteúdos

– Question tags

Objetivos

– Aprender a utilizar question tags
– Conhecer algumas exceções e casos especiais
– Reconhecer o uso de question tags na fala de nativos

1ª Etapa: Início de conversa

Muitas vezes, em um diálogo, é preciso confirmar uma ideia ou pedir uma aprovação. Por exemplo: “Hoje está frio, não está?”, “Você perdeu peso, não perdeu?”, “Eu sou legal, não sou?”. Comumente em português, o complemento depois da vírgula, nos exemplos anteriores, são substituídos por “né” (“Hoje está frio, né?”). Esses complementos possuem análogos em inglês e são chamados de question tags.

Para iniciar o assunto, o (a) professor (a) deverá projetar o vídeo (disponível no item 2 da seção ‘Materiais relacionados’) para a turma. O quê, especificamente, o personagem masculino quis dizer em 21″ e 42″ do vídeo? Escrevendo na lousa as sentenças identificadas no vídeo, o (a) professor (a) deverá grifar os question tags:

We cannot have at least one honest conversation, can we? 
You will have power, won’t you?

2ª Etapa: Expondo e aplicando o conhecimento

Para se utilizar o question tag, é importante seguir cronologicamente o seguinte esquema:

– Identificar o sujeito da sentença;
– Reconhecer se a sentença é afirmativa ou negativa;
– Encontrar o tempo verbal ou verbo modal presente.

Dessa forma, o question tag é formado pelo auxiliar (com exceção do verbo to be) ou verbo modal na afirmativa (negativa), se a sentença inicial for negativa (afirmativa), e pelo pronome pessoal, finalizado com o sinal de interrogação. Se estiver na negativa, o auxiliar ou verbo modal é escrito sempre na forma contraída. São sempre separados da primeira sentença por uma vírgula e a resposta esperada pelo interlocutor é geralmente um simples ‘sim‘ ou ‘não’. Para ilustrar, observe os dois exemplos a seguir:

Mary should take care of her health, shouldn’t she?

A primeira parte da sentença utiliza o modal verb ‘should’, aplicado ao sujeito Mary e está na afirmativa. O question tag é utilizado, então, após a vírgula na sentença, usando o should not na forma contraída (shouldn’t) e utilizando o pronome pessoal she ao invés de Mary. Note o efeito do question tag de confirmação na frase (Mary deveria cuidar de sua saúde, não deveria?).

You haven’t gone too far, have you?

Nesse caso, a primeira parte da sentença está na negativa, no presente perfeito, aplicada no sujeito you. Por isso, o auxiliar have, do presente perfeito, deve estar na afirmativa no question tag, aplicada ao pronome you.

Os casos que necessitam mais atenção são as sentenças afirmativas no presente e passado simples. O (A) professor (a) deverá escrever na lousa “She has three kids, …” e pedir para os (as) estudantes completarem com o question tag adequado. Nesse caso, a ausência do auxiliar não entrega o tempo verbal imediatamente (simple present), mas o auxiliar (do ou does) deve aparecer no question tag. Por isso, como a sentença é afirmativa na terceira pessoa, o complemento do exemplo é: “doesn’t she?”. O maior cuidado é não confundir o presente e o passado simples do verbo to have com os respectivos tempos perfeitos, como no exemplo escrito na lousa. Veja a diferença nos quatro exemplos a seguir:

(i) I have already finished my lesson, haven’t I?
(ii) You have a terrible headache, don’t you?
(iii) She had gone to Brazil before the accident that happened in Japan, hadn’t she?
(iv) He had many friends, didn’t he?

Qual o tempo verbal de cada sentença acima? O (A) professor (a) deverá certificar que os tempos perfeitos e o presente e passado simples estão bem consolidados entre os (as) estudantes.

O verbo to be não precisa de auxiliar nos tempos presente e passado simples, de forma que os próprios verbos conjugados são utilizados nos question tags. Veja os exemplos abaixo:

(i) He is handsome, isn’t he?
(ii) You are 20, aren’t you?
(iii) They are playing soccer, aren’t they?
(iv) I am a good student, aren’t I?

O (A) professor (a) irá escrever na lousa as quatro sentenças acima e aguardará um possível questionamento do uso de aren’t com o pronome pessoal I, no último caso. Se não ocorrer, irá indagar se alguma das sentenças possui algum erro. Finalmente, deve-se explicar que, pelo fato de am not não possuir forma contraída, utiliza-se aren’t nos question tags em primeira pessoa, ou seja, o último exemplo está correto e representa uma exceção à regra.

Para demais exceções, o (a) professor (a) deverá consultar o material de revisão (disponível no item 1 da seção ‘Materiais Relacionados’).

3ª Etapa: Atividade

O (A) professor (a) deverá produzir cartões com sentenças iniciadas e outros contendo os respectivos question tags, conforme exemplo abaixo:

Figura 1: Modelo para confecção de cartões para realizar um jogo da memória com question tags.

A linha que separa a sentença do question tag deverá ser recortada. A ideia da atividade é fazer um jogo da memória. Com ao menos dez cartões recortados (ou seja, vinte pedaços), esses deverão ser virados para baixo e misturados sobre uma mesa ou mesmo no chão (disponível na seção ‘Materiais Relacionados’ para ideias de sentenças). Se o número de estudantes for grande, deve-se optar por dividir a turma em subgrupos para o jogo da memória. Com os cartões espalhados no centro, os (as) estudantes deverão formar um círculo ao redor dos cartões e definir a ordem de jogada. A cada jogada, o (a) estudante terá que virar dois cartões. Nessa etapa, sob mediação do (a) professor (a), os (as) estudantes deverão discutir se a sentença inicial e o question tag se completam. Em caso negativo, vira-se novamente os cartões para baixo e passa-se a vez para o (a) próximo (a). Se obtiver êxito, o (a) estudante ficará com os cartões e terá direito a mais uma jogada e a sentença formada deve ser escrita na lousa . No final, vence quem tiver mais cartões.

Materiais Relacionados

1 – Veja o vídeo “Question Tags in English” para revisar e aprofundar a utilização.

2 – Assista ao vídeo “Question tags” no início da aula.

3 – Confira Ideias de sentenças para o jogo da memória.

Arquivos anexados

  1. Plano de Aula-Question Tags

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