Conteúdos

Aumento da incidência de sífilis no Brasil e no mundo; características dessa doença (agente causador, contágio, sintomas, diagnóstico, tratamento e fases da sífilis).

 

Objetivos

Reconhecer o aumento da incidência da sífilis no Brasil e no Mundo que classifica essa doença como epidêmica.
Identificar agente causador, sintomas, diagnóstico, tratamento e fases da sífilis.
Identificar pelo menos mais 3 DSTs cuja incidência aumentou no Brasil (agente causador, contágio, diagnóstico, tratamento, sintomas).
Conhecer vídeos relacionados a campanhas de prevenção e analisá-los, de acordo com alguns critérios (impacto sobre a população; qualidade das informações veiculadas).
Trabalhar em equipe na elaboração de um roteiro de um vídeo, e de sua produção, que tenha como objetivo a prevenção da doença sífilis junto à comunidade escolar.
 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Antes de iniciar as atividades, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.

Com a turma reunida, assista ao vídeo indicado no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho”. Em seguida, estabeleça uma conversa com seus alunos procurando evidenciar o conhecimento que têm sobre esse assunto. Lance questões norteadoras: Vocês já tinham conhecimento sobre essa doença? Em que locais (ou por meio de quem) tomaram conhecimento sobre o assunto? Vocês já sabiam que essa doença apresenta índices alarmantes? Tinham conhecimento das campanhas que foram apresentadas no vídeo? Conhecem outros tipos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST)?

 

 

2ª Etapa: Conhecendo a doença

Divida a turma em duplas e distribua cópias da matéria indicada no item 3 do tópico “Para organizar seu trabalho”.  Se preferir, e se houver disponibilidade de tablets e acesso a celulares para os alunos, você pode indicar a leitura diretamente do site. O objetivo dessa etapa é a leitura da matéria, juntamente com a extração de dados relevantes e que, transcritos, deverão responder às questões:  

 

a) Agente causador da doença;

b) Formas de contágio;

c) Estágios da doença e característica;

d) Diagnóstico e tratamento;

e) Consequências da sífilis na gravidez;

f) Consequências da sífilis em bebês cujas mães têm sífilis.

 

3ª Etapa: Atividades: Outras DSTs no Brasil

No laboratório de informática (ou em tablets, na sala de aula), continue trabalhando em duplas com a turma. Solicite a pesquisa de mais três DSTs, cuja incidência tenha aumentado nas últimas décadas no Brasil. Para essa pesquisa, oriente os alunos a acessar o link do Ministério da Saúde, indicado no item “Para organizar seu trabalho”, link 4. Após a pesquisa, os alunos devem preencher a tabela abaixo.

 

 

4ª Etapa: Atividades: Comparando duas campanhas de prevenção

Assista, com a turma reunida, aos vídeos indicados nos itens 5 e 6 do tópico “Para organizar seu trabalho” que apresentam campanhas de prevenção à sífilis. Após assistir aos vídeos, estabeleça um diálogo com os alunos no qual serão discutidas as seguintes questões:

a) Qual dos vídeos tem um impacto maior sobre a população, no sentido de prevenção da doença? Por quê?

b) Qual dos vídeos apresenta mais elementos para atingir a população no sentido da prevenção? Vamos elencar esses elementos?

c) Qual dos vídeos traz informações mais detalhadas sobre as características da doença (agente causador, contágio, tratamento, etc)? Essas informações são importantes para uma campanha de prevenção?

d) Você considera que, em um dos vídeos, ocorreu discriminação em relação a um grupo de pessoas? Em qual deles? Você considera que a informação transmitida neste vídeo procede? Por quê?

 

OBS: Essa é uma aula de diálogo entre o professor e os alunos. Deixe os alunos à vontade, para todo e qualquer tipo de manifestação, mas oriente-os no sentido de respeito à opinião dos colegas. É uma aula de preparação para a próxima etapa.

 

5ª Etapa: Construindo um vídeo para uma campanha de prevenção

Essa etapa deverá ser direcionada para a elaboração de um roteiro de vídeo que fará parte de uma campanha de prevenção da sífilis na escola. Oriente os alunos que eles poderão utilizar qualquer recurso e abusar da criatividade, mas que o vídeo deverá conter informações corretas sobre a doença e que foram aprendidas no decorrer desse plano de aula e que deverá ter até 2 minutos. Utilize os guias  Miniguia de produção de vídeos de curtíssima metragem  e Guia: 23 dicas para fazer bons vídeos em sala de aula, sugeridos nos links 7 e 8 para orientar a produção. Divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e oriente a construção do roteiro com tabelas como esta. Inclua as sugestões dos guias para auxiliar os alunos. 

 

 

Oriente os alunos que, após a elaboração dos roteiros, cada grupo deverá proceder à gravação (que poderá ser realizada pelo celular) e a edição. O Windons Movie Maker é um programa de edição, de fácil manuseio e que apresenta vários tutoriais para sua utilização adequada. Outra opção é utilizar aplicativos para a edição online de vídeos. O link 9 traz três sugestões de aplicativos. 

 

6ª Etapa: Socializando o conhecimento

Etapa para a apresentação dos vídeos para a turma. Faça comentários sobre os vídeos após a apresentação e deixe espaço para os comentários dos outros alunos que não compõem o grupo que está apresentando. Utilize as mesmas questões formuladas para análise dos vídeos que ocorreu na etapa 4 deste plano de aula.

 

Após as sugestões e os ajustes dos vídeos, organize a apresentação para os demais alunos e convide a turma a publicar as produções no You Tube.

 

Materiais Relacionados

1) o professor terá acesso ao Boletim Epidemiológico da Sífilis (2016) do Ministério da Saúde que poderá auxiliá-lo na condução deste plano de aula no link;
 
2) Este vídeo traz um alerta sobre o aumento do número de casos de sífilis no Brasil e no Mundo;
 
3) Esta matéria disponível no link  apresenta, com dados bastante recentes, o aumento do número de casos de sífilis no Brasil e no Mundo que indicam a ocorrência de uma epidemia dessa doença;
 
4) O link  do Ministério da Saúde é uma excelente fonte de pesquisa sobre as DSTs e a incidência no Brasil;
 
5) Este link  traz os dois vídeos da campanha de prevenção citados no vídeo e na matéria anteriormente elencadas;
 
6) Este vídeo apresenta da campanha francesa para prevenção da sífilis do Instituto Nacional de Prevenção e Educação para Saúde. INPES;
 
7) O Miniguia de produção de vídeos de curtíssima metragem traz muitas informações interessantes para a produção de vídeos pelos alunos;
 
8) O Guia: 23 dicas para fazer bons vídeos em sala de aula também pode ajudar na produção;
 
9) Veja aqui dicas de aplicativos para editar vídeos on line.
 

Arquivos anexados

  1. Prevenção é a melhor opção

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