Conteúdos

– Conceito de paisagem.
– Elementos da paisagem: natural e cultural.
– Tipos de paisagem: natural e construída.
– A paisagem muda com o tempo e com o uso do espaço geográfico.

Objetivos

– Compreender o significado do termo paisagem para a Geografia.

– Identificar os diferentes elementos da paisagem.

– Identificar os tipos de paisagem existentes no espaço geográfico.

– Classificar os elementos e os tipos de paisagem, relacionando-os ao cotidiano.

– Compreender que a paisagem é modificada pela ação humana ao longo da história.

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.

Inicie a aula mostrando à turma imagens de diferentes paisagens (cidades, campo, desertos quentes e gelados, periferias urbanas, florestas, entre outras) de diversos lugares da Terra. Mostre cinco ou seis imagens, apenas, e pergunte à turma o que mais chamou a sua atenção ao ver as fotografias. A partir dos relatos dos estudantes, discuta com a turma: tudo o que foi observado nas imagens pode ser chamado de paisagem? Peça-lhes para justificar seu ponto de vista usando exemplos extraídos das imagens.

Provavelmente os alunos poderão trazer à tona a ideia de que paisagem é algo bonito que vemos, é a natureza, e que espaços urbanos, favelas e comunidades carentes, por exemplo, não representam paisagens.

Na lousa ou em papel kraft (ou cartolina) , monte uma lista com todas as contribuições dos alunos. Depois de registrar tudo o que a turma falou, inicie a etapa de representação de uma paisagem em desenho. Cada aluno deverá representar em desenho colorido e com título (que deve expressar o que está representado) o que a palavra paisagem significa para ele. Monte um mural com a lista de contribuições e com os desenhos dos alunos.

Aproveite esse momento para explicar que a palavra paisagem para a Geografia tem um significado diferente daquele que damos a essa palavra em nosso cotidiano e que esse significado será estudado a partir dessa atividade.

2ª Etapa: Conhecendo os elementos da paisagem

Retome a discussão da etapa anterior, trazendo a lista de contribuições dos alunos. Monte uma tabela de duas colunas onde os elementos da paisagem serão classificados de acordo com a sua tipologia. Veja o modelo:

É importante que nessa etapa os alunos percebam que os elementos presentes no espaço geográfico podem ser classificados em dois grandes grupos: aqueles que foram construídos pela ação (ou trabalho) humana e aqueles que se originaram de processos naturais. Aos primeiros, damos o nome de elementos culturais da paisagem, e aos segundos, de elementos naturais.

Discuta com a turma quais elementos estão mais presentes no cotidiano deles: os naturais ou os culturais? Peça-lhes para dar exemplos desses elementos. Aproveite para conduzir a turma a observar o mural com a exposição de desenhos, destacando os elementos da paisagem que mais se repetem nos desenhos.

Aqui, será importante que o professor analise os desenhos, mostrando à turma quais elementos predominam nos desenhos (naturais ou culturais). Desse modo, será possível desconstruir a noção de paisagem pré-concebida como o bucólico, o natural e o belo.

Finalize essa etapa, sistematizando com a turma o que ficou compreendido a respeito dos elementos da paisagem. Esperamos que a turma expresse que uma paisagem é composta por vários elementos, ou seja, ela é um conjunto de elementos naturais e construídos. Contudo, é cada vez mais difícil encontrar elementos naturais em lugares com muitas construções.

3ª Etapa: Conhecendo o conceito de paisagem em Geografia

Inicie essa etapa com uma consulta a dicionários de língua portuguesa. Busque a definição do verbete paisagem em dicionários de referência impressos ou digitais.

Anote essas definições na lousa e retome as discussões já realizadas com a turma, perguntando: como percebemos uma paisagem?

Esperamos que os alunos expressem a importância da visão como faculdade de observação mais imediata da paisagem, mas que eles expressem o uso dos demais sentidos físicos para perceber e observar uma paisagem.

Proponha à turma que cada aluno se recorde de um cheiro, de um som, de um sabor, de uma textura ou sensação que marcou sua vida e que se lembre de onde estava quando essa lembrança se deu.

A partir dessa etapa, discuta com a turma que a paisagem é, então, resultado da maneira como percebemos o espaço terrestre usando nossos sentidos físicos: visão, audição, olfato, paladar e tato. A paisagem é parte perceptível do espaço em que vivemos e ela pode ser representada em fotos, pinturas, desenhos, mapas, entre outros documentos que mostram como uma paisagem é.

Explique que as paisagens guardam as memórias das pessoas que viveram nesses lugares por meio de construções, das histórias que os mais antigos contam, das fotografias de outros tempos. Aproveite para perguntar se alguém na turma conhece um lugar que teve a sua paisagem modificada ou se já ouviu algum relato a esse respeito.

Apresente à turma uma das animações produzidas pela Prefeitura do Município do Rio de Janeiro para mostrar como as paisagens mudam de acordo com as necessidades humanas. Oriente os alunos a identificarem as grandes mudanças, as semelhanças e as diferenças visualizadas de uma imagem para outra.

Finalize essa etapa pedindo para que cada aluno escreva um parágrafo de modo a expressar o que compreendeu a respeito do significado da palavra paisagem para a Geografia.

4ª Etapa: Classificação das paisagens

Divida a turma em grupos com quatro ou cinco integrantes. Cada grupo deverá encontrar em  jornais ou em revistas, imagens de paisagens diferentes e recortá-las.

Com os recortes selecionados, oriente a turma a separar as paisagens em dois grupos: paisagens onde predominam elementos naturais e paisagens onde predominam elementos construídos pelo ser humano.

Explique à turma que uma das maneiras de classificar as paisagens é usar quantidade de elementos naturais e construídos pelo ser humano existente nelas. Por isso, as paisagens são chamadas de paisagens naturais ou de paisagens culturais (construídas).

Depois dessa separação, cada grupo deverá colar seus recortes em um papel kraft ou cartolina, organizando o espaço do papel para que as imagens comuniquem o que foi realizado. Oriente a turma a dividir o papel ao meio, colocando em cada lado um dos grupos de imagens. Veja o modelo:

                               

Cada grupo deverá elaborar um parágrafo para explicar o significado de paisagem natural e paisagem cultural no painel que está montando. Os painéis ficarão expostos no mural da sala.

5ª Etapa: As paisagens mudam com o tempo

Peça à turma para pesquisar com os familiares e funcionários mais antigos da escola, informações e imagens que mostrem as mudanças da paisagem do bairro onde a escola se situa. Você pode organizar em etapas a atividade: organização de roteiro de entrevistas, gravação e escuta, produção de textos, reportagens, coleta de fotografias de família, produção de reportagens capazes de fornecer pistas a respeito das mudanças impressas na paisagem do bairro.

A tarefa da turma será montar um mural com textos de escrita coletiva, contendo trechos dos relatos das pessoas que contribuíram com a pesquisa e ilustrado pelas imagens coletadas, para ser exposto na escola.

O título do mural pode ser Nosso Bairro Ontem e Hoje. Nos textos escritos coletivamente, é importante que os alunos expressem o entendimento de que as paisagens não são estáticas, que mudam ao longo do tempo conforme os interesses e as necessidades das pessoas e da sociedade. Também é muito importante que fique representado no mural que a cada intervenção ou mudança na paisagem, podemos identificar a evolução das técnicas e da tecnologia, o modo de vida de cada sociedade, as expressões artísticas e arquitetônicas, a estrutura social e econômica de cada época e de cada grupo social.

Essa proposta pode ser realizada, ainda, individualmente. O professor poderá, também, orientar a turma a realizar uma produção textual em vez de um mural coletivo. O importante é que cada estudante expresse seu entendimento a respeito das transformações pelas quais as paisagens passam durante diferentes períodos históricos.

6ª Etapa: Elaboração de E-book

Agora que a classe reuniu um vasto material sobre o bairro, oriente a produção de um e-book, utilizando o aplicativo Book Creator. E no início colocamos: Leia a matéria sobre o aplicativo BookCreator para a produção dos livros digitais sobre o bairro.

Materiais Relacionados

1) Os textos disponíveis abaixo trazem informações sobre organizadas didaticamente acerca do conceito de paisagem, de sua classificação e da influência da temporalidade na transformação das paisagens:

http://bit.ly/1REQe0t

http://bit.ly/29re4xp

http://bit.ly/29pRFUZ

http://bit.ly/29u12kp

http://bit.ly/29kUMwc

2) Leia, na coluna de aplicativos do Portal NET Educação, a orientação para usar o aplicativo Book Creator.

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Paisagens que vemos permanência e transformação

Tags relacionadas

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Avatar
mdocarmo.geo@gmail.com
2 anos atrás

gostei muito legal esse conteudo porem nao conseguie imprimir

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.