Conteúdos

Ortografia – Uso do S, SS, C, Ç

Objetivos

Observar e comparar a escrita das palavras – ortografia;
Analisar o uso das letras S, SS, C e Ç, identificando as regularidades presentes.
Escrever corretamente;
Ampliar o vocabulário;
Soletrar.

1ª Etapa: 1ª Etapa: Introdução ao tema

Para iniciar, disponibilize aos alunos revistas e jornais e solicite que pesquisem diferentes palavras com S, SS, C e Ç. Peça para que agrupem nas seguintes categorias: S, SS, C, Ç e S com som de Z.
Organize os alunos em 5 grupos e distribua para cada um as palavras de uma das categorias colocadas anteriormente, uma cartolina, cola e canetão. Mas, atenção para que não haja grupos muito numerosos, o ideal são 4 participantes por grupo. Caso ultrapasse o número ideal de alunos, organize 2 grupos para cada categoria, possibilitando, inclusive, comparar as análises.
Solicite que os alunos façam a análise e o reagrupamento das palavras, levando em consideração as semelhanças existentes quanto ao uso dessas consoantes, e oriente para que os grupos registrem as observações.
Neste momento, acompanhe-os, observando as discussões, comparações, justificativas e estratégias. Realize mediações, quando houver necessidade, visando a construção das regras.
Os alunos devem apresentar os cartazes à turma, utilizando os registros feitos no momento da elaboração, para justificar a formação dos grupos de palavras.
Fixe os cartazes em local visível de forma que todos possam recorrer a eles quando necessário.

2ª Etapa: 2ª Etapa: Exploração do Objeto

Em seguida, organize os alunos em duplas visando uma aprendizagem colaborativa e convide-os a explorar a atividade interativa “Quando utilizar S, SS, C, Ç” disponível no NET Educação para ampliar os conhecimentos.

Oriente para que fiquem atentos às regras e acompanhe suas descobertas.
Permita que retornem quantas vezes forem necessárias para esclarecimento de dúvidas e compreensão das regras.

Ao final, solicite que verifiquem os cartazes elaborados na primeira etapa e comparem às regras apresentadas nesta atividade interativa.

3ª Etapa: Soletrando

Proponha aos alunos a organização de um campeonato de soletrar. O objetivo é ampliar o vocabulário, escrever corretamente e estabelecer uma relação com as regras ortográficas conhecidas até o momento.

De acordo com as características e necessidades do grupo o professor deverá definir se os alunos serão divididos em grupos ou realizarão a atividade individualmente, lembrando que o foco não está na competição e sim na aprendizagem.

Para motivar a turma e tornar este “jogo” mais significativo, construa as regras com os alunos. Para auxilia-los nessa construção, sugira algumas regras como: definir o tempo para resposta; o responsável em cronometrar, registar os pontos, ler o cartão e o critério para ordem de participação.

Oriente que os alunos produzam uma tabela com os nomes dos participantes ou equipes para auxilia-los na marcação dos respectivos pontos.

Posteriormente, solicite aos alunos que, individualmente ou em pequenos grupos, levantem pelo menos 10 palavras com S, SS, C e Ç e escrevam cada uma em um cartão, para isso disponibilize canetões e cartolinas para os grupos. Após a verificação do professor, deposite todos os cartões numa caixa tipo “urna”.

Para iniciar, o aluno sorteia um cartão, lê em voz alta a palavra para outro aluno soletrar. Se a resposta estiver correta, o grupo ou o aluno ganha 10 pontos, se estiver errada o jogador poderá indicar um colega para ajudar, mas neste caso, a cada indicação, é descontado meio ponto.

Durante o “jogo”, o ideal é o professor observar, permitindo a autonomia dos alunos em busca de estratégias para a resposta correta. Desta maneira a validação da resposta será conferida ao aluno que ditou a palavra. Quando houver conflito ou impasse, o professor deverá mediar.
Em seguida, deixe o cartão utilizado fixado num mural junto às regras.

Materiais Relacionados

Caro professor, na Língua Portuguesa, existem diversas regras no uso das letras para a representação de fonemas (som). A ortografia é a escrita correta das palavras. É fácil escrever direito? Não! É, de fato, muito difícil conhecer todas as regras. Por isso, indicamos uma bibliografia e selecionamos alguns links para ajudá-lo:

MORAIS, Artur Gomes de.  Ortografia – Ensinar e Aprender. São Paulo, Ática.

Emprego de S, Ç, SS:
https://gramaticaonline.com.br/gramatica/c-s-ou-ss/

C, Ç, S, SS:
http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Ortografia/Escrita

Ortografia: S, SS, Ç…:
http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/2910023

Dicas de português – Ortografia:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/ortografia.shtml

Vídeo – TV Escola – Uso do Ç, C, S, SS:
http://www.youtube.com/watch?v=xsc4aLqTrYU

Arquivos anexados

  1. Plano de aula – Ortografia – Uso do S SS C Ç
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