Conteúdos
– Novo acordo ortográfico da língua portuguesa: alfabeto, emprego do hífen e uso do trema
Objetivos
– Apresentar um breve histórico sobre o acordo ortográfico da língua portuguesa
– Conhecer algumas das novas regras
– Praticar a norma culta
1ª Etapa: Início de Conversa – História do acordo ortográfico da língua portuguesa
É fundamental levantar a reflexão, juntamente com os alunos, de que a língua é algo vivo e está em constante mudança. Sendo assim, o objetivo desse plano de aula é atualizar o estudante quanto ao novo acordo ortográfico da língua portuguesa.
Em um encontro de sete países falantes da língua portuguesa (Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe), promovido pelo então presidente do Brasil José Sarney, em 1986, foi apresentado um memorando propondo o acordo ortográfico da língua portuguesa. Efetivamente elaborado e assinado em 1990, o acordo teve como objetivo criar uma ortografia unificada, usada por todos os países falantes da língua portuguesa.
Os países mencionados acima assinaram o acordo em 1990. Em 2004, o Timor-Leste aderiu ao documento, após ter se tornado independente.
Contudo, para que as novas normas entrassem em vigor, foi necessário aprová-las em todos os Estados, que realizaram debates a respeito do assunto nos países envolvidos, desde a proposta até a sua efetivação. No Brasil, a utilização das novas normas tornou-se obrigatória em 2016.
Para melhor compreensão, segue o mapa da localização geográfica dos países que assinaram o Acordo1:
Disponível em http://luisalessa.blogspot.com.br/2012/03/o-mundo-que-fala-portugues.html. Acesso em 10 de março de 2018
Concomitantemente da assinatura do acordo ortográfico, foi criada a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), com estatutos definidos a partir de três objetivos: concertação político-diplomática, cooperação em todos os domínios e promoção e difusão da Língua Portuguesa. Abaixo, logotipo da CPLP, representando todos os países com suas respectivas bandeiras:
Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=o+novo+acordo+ortográfico&rlz=1C1OKWM_pt-BRBR773BR773&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiL1aC_5v. Acesso em 10 de março de 2018.
1Lembramos que Açores e a Ilha da Madeira são ilhas de Portugal.
2ª Etapa: Mudanças
A seguir, o(a) professor(a) deverá apresentar algumas das mudanças do acordo ortográfico, dando exemplos de sua utilização.
Nesse plano de aula, serão apresentadas as regras para o alfabeto, o uso do trema e o emprego do hífen, porém, cabe ressaltar aos alunos que também houve alterações na acentuação gráfica. Recomenda-se um conjunto específico de aulas para abordar as novas regras de acentuação, visto que são várias alterações.
Abaixo, encontra-se um resumo das mudanças com alguns exemplos, contudo, sugerimos que o(a) professor(a) aprofunde a explicação de cada regra e, com a ajuda dos alunos, aponte mais exemplos.
Alfabeto:
– Incorporação das letras “K”, “Y” e “W”, que são utilizadas em várias palavras estrangeiras, porém, conhecidas e utilizadas pela população como nomes próprios (Wiliam); unidades de medidas (Kg – quilogramas); palavras e expressões importadas do inglês (Copyright).
Emprego do hífen:
– Quando houver letras iguais na palavra, separa-se com hífen (anti-inflamatório, arqui-inimigo);
– Quando as letras forem diferentes, não há emprego do hífen (neoliberalismo, extraoficial);
– A letra H não deve aparecer junto a prefixos, então utiliza-se o hífen (pré-história, anti-higiênico);
– O R e S, quando perto de vogais, serão dobrados, mas não se unem a consoantes (suprarrenal, minissaia, antisséptico);
– Se o prefixo terminar em consoante, utliza-se o hífen (sub-reino, ab-rogar);
– Quando RR e SS se encontrarem, permanece a regra de que letras iguais são separadas (super-requintado);
– No geral, utiliza-se hífen após os prefixos, com exceção de CO-, RE- e PRE- (coordenar, reeditar, preestabelecer).
Trema:
– Não se usa mais o trema nas palavras em português (linguiça, cinquenta, eloquência, entre outras). Este permanece apenas nos nomes próprios e seus derivados (Gisele Bündchen).
3ª Etapa: Praticando
O(a) professor(a) irá propor aos alunos que se sentem em duplas e a turma terá acesso à crônica disponível no link.
O(a) professor(a) irá ler junto com os alunos, ajudando-os a interpretar o texto (inclusive seus erros propositais, que exemplificam as mudanças), e explicando as novas regras ao observar os exemplos da crônica.
A partir das regras expostas, o(a) professor(a) pedirá aos alunos que completem a tabela apresentada abaixo:
4ª Etapa: Exercícios de fixação
Sugere-se que os alunos resolvam alguns exercícios para fixação do conteúdo.
1. Tendo em vista a nova grafia, quanto ao uso do hífen, assinale a opção correta. Justifique a sua escolha.
a. ( ) Co-autor, anti-social e micro-ondas.
b. ( ) Coautor, antissocial e microondas.
c. ( ) Co-autor, antissocial e micro-ondas.
d. ( ) Coautor, anti-social e microondas.
e. (X) Coautor, antissocial e micro-ondas.
Justificativa: Não se faz uso do hífen após o prefixo “co”; dobra-se a letra “s” perto de vogais; letras iguais são separadas pelo hífen.
2. Analise as sentenças a seguir, indicando se estão certas (C) ou erradas (E).
a. ( E ) O quarto de João precisa de uma superreforma urgente.
b. ( E ) Ainda faltam 150 kilômetros para chegarmos ao Rio de Janeiro.
c. ( E ) Ana ficou mega-feliz ao encontrar Ricardo no restaurante.
d. ( C ) Adorei a minissaia que ganhei de aniversário.
e. ( C ) Essa autoestrada não está em boas condições.
f. ( C ) Não aguento mais as piadas do tio Sandro.
g. ( C ) A escola em que matriculei meus filhos tem infraestrutura.
h. ( E ) O vicediretor assumirá o cargo em janeiro.
3 – De acordo com a nova ortografia da língua portuguesa, no trecho “Apoiou ditaduras, avalizou políticas antipopulares, fingiu não ver os desmandos de aliados (…)”, o termo destacado:
I. deveria ter sido grafado com hífen, como em anti-higiênico e anti-inflacionário.
II. está adequadamente grafado, obedecendo à regra em que prefixo terminado em vogal se junta com a palavra iniciada por consoante.
III. está adequadamente grafado, assim como em antiaéreo e antiprofissional.
IV. tem como facultativo o emprego do hífen, visto que o Novo Acordo Ortográfico ainda é recente.
V. obedece à mesma regra que palavras formadas por prefixos como super-, ultra- e sub-.
Estão CORRETAS as proposições:
a) ( ) II, III, IV e V.
b) ( ) I, II e IV.
c) (X ) II, III e V.
d) I, II e III
e) I, II, III, IV e V
4 – Segundo as regras da nova ortografia, está incorreto:
a) (X ) anti-social
b) ( ) infraestrutura
c) ( ) superotimismo
d) ( ) verbo-nominal
e) ( ) aquém-oceano
Referências dos exercícios:
Disponível em: IFRN. Acesso em 16 de março de 2018.
Disponível em: Aprova Concursos. Acesso em 16 de março de 2018.
Materiais Relacionados
1 – Para o(a) professor(a) se informar sobre o acordo de unificação da língua portuguesa, sugere-se o texto do Ministério da Educação. Acesso em 13 de março de 2018
2 – Para saber mais sobre as relações exteriores CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), leia o texto. Acesso em 12 de março de 2018
3 – Sugere-se a leitura da crônica “Reforma Ortográfica: Como Será Daqui Pra Frente?” com os alunos, a fim de identificar as mudanças do novo acordo ortográfico de forma divertida. Acesso em 10 de março de 2018
4 – Para o(a) professor(a) sanar as possíveis dúvidas, leia esse guia prático, que poderá ser útil. Acesso em 10 de março de 2018