Conteúdos
Estrutura do conto
Leitura
Objetivos
Apreciar a leitura de um texto narrativo.
Conhecer as características de um conto (Tempo, cenário, personagens, introdução, desenvolvimento (conflito), solução do conflito ( clímax )e desfecho.
Criar personagens e produzir um conto.
Refletir sobre medos que sentimos de seres fantásticos presentes nos contos da tradição oral e sobre os medos dos seres criados pela imaginação de cada um.
1ª Etapa: Leitura
Leia o conto “O menino e o dragão” da autora Neide Cortizo para a turma. Após a leitura abra a conversa sobre o que sentiram, do que gostaram. Converse sobre o medo que o menino tinha do dragão e como ele fez para vencê-lo.
Converse com a turma sobre cada elemento que compõe a narrativa: Tempo, cenário, personagens, introdução, desenvolvimento (do conflito ao clímax e desfecho da história).
O conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo…
Classicamente, diz-se que o conto se define pela sua pequena extensão. Mais curto que a novela ou o romance, o conto tem uma estrutura fechada, desenvolve uma história e tem apenas um clímax. (link 1)
A duração prevista para esta etapa é de 2 aulas.
2ª Etapa: Vídeo
Apresente “Todas as criaturas de Harry Potter e animais fantásticos”, link 3 da área Para Organizar Seu Trabalho e Saber Mais. Você também pode pedir que assistam ao filme nos computadores da sala de informática
Discuta com os alunos sobre as criaturas fantásticas, suas características e seus nomes. Indague sobre o que mais gostaram.
Oriente os alunos a fazerem um esboço de um animal ou criatura fantástica. Eles deverão criar um nome divertido e detalhar as características do personagem: quem é, como atua, como amedronta os outros, etc.
A duração prevista para esta etapa é de 2 aulas.
3ª Etapa: Atividades com o Jogosfas
Leve os alunos até a sala de informática e apresente a eles o site Jogosfas com o qual onde eles deverão criar o personagem que esboçaram na aula anterior. O link 4 leva ao jogo
Proponha que cada aluno apresente seu personagem descrevendo suas características.
A duração prevista para esta etapa é de 2 aulas.
4ª Etapa: Produção escrita
Proponha que façam a produção conto com o personagem fantástico que cada um criou na aula anterior. Retome as características de um conto.
A duração prevista para esta etapa é de 3 aulas
Materiais Relacionados
1 – Para saber mais sobre a estrutura de um conto acesse os links
2 – Para saber mais sobre o livro “ O menino e o dragão” de Neide Cortizo acesse o
link
3 – Para assistir com os alunos o vídeo “ Todas as criaturas e animais fantásticos de Harry Potter” acesse o
link
4 – Para que os alunos criem seu personagem fantástico acesse o
link
Arquivos anexados
- O Menino e o Dragão