Conteúdos
Literatura brasileira, gênero mistério, animação.
Objetivos
Despertar o gosto pela leitura;
Refletir sobre o poder das palavras no imaginário dos leitores;
Produzir um vídeo;
Adaptar um texto literário para outras linguagens.
1ª Etapa: Preparação
Após consultar os exemplos indicados no item 2 da aba “Para organizar o seu trabalho e saber mais”, elabore um quadro comparativo completo entre os filmes e as obras selecionadas, para apresentar aos alunos.
2ª Etapa: Início do projeto
3ª Etapa: Leitura
Tendo em mãos o livro, será iniciada a leitura. O professor pode iniciar a leitura pelo capítulo I, “O mensageiro da morte”. Após a leitura pergunte aos alunos quem poderia ser Hugo? Que importância ele tem para a história? Que possíveis motivos haveria para seu assassinato? Quais as expectativas que eles têm a respeito da narrativa partindo desse primeiro capítulo? Lembre-se que são hipóteses e que após a leitura algumas questões devem ser retomadas.
O professor deve fixar uma data limite para que todos leiam o livro, sempre tentando respeitar o ritmo de leitura dos alunos. Aqueles que não têm o hábito de ler têm maior dificuldade em seguir uma rotina, mas não podem atrasar aqueles que já leem com mais frequência. Por isso, durante esse período, o professor deve ir conversando com a classe sobre o livro para saber qual capítulo estão lendo e como estão reagindo à leitura. Se achar necessário pode dedicar algumas aulas para discutir o enredo, sempre atentando para não dar “spoiler” para eles.
4ª Etapa: Debate
Depois da data limite, discutir com os alunos sobre a leitura. Qual a importância da morte de Hugo no primeiro capítulo? As expectativas dos alunos foram confirmadas? O assassino era quem eles suspeitavam? Quais pistas deixadas pelo autor foram relevantes para descobrir quem era o assassino? O que eles acharam das personagens? O que chamou a atenção deles no texto? Esse momento é importante para que os alunos percebam que, apesar das descrições dos lugares e das personagens, o leitor tem certa liberdade para imaginar o que leu de acordo com suas experiências de vida.
Também é importante discutir sobre o mote da história e como ela foi desenvolvida em torno dele. Se fosse apresentado em outro suporte textual, o texto adaptado seguiria o texto original ou sofreria alguma adaptação? Como isso seria feito? A adaptação chamaria a atenção de todos os públicos? Qual público se interessaria mais pela adaptação? É um excelente momento para o professor mostrar sua pesquisa (indicada na 1ª Etapa) e discutir com os alunos.
5ª Etapa: Produção de vídeo
6ª Etapa: Teste de qualidade
Cada grupo pode apresentar para os colegas de classe a sua adaptação para que eles possam opinar sobre o trabalho. Isso auxilia a desenvolver a criticidade em cada um e garante tempo para acertar algum aspecto do projeto.
7ª Etapa: Apresentação
Cada grupo apresentará para outra série/ano o seu trabalho e discutirá com os espectadores sobre as impressões que eles tiveram sobre a história. Para os alunos do 7º ano em diante, os grupos apresentarão o livro e lançarão a proposta de leitura do mesmo. Algumas semanas depois retornarão a essas salas para saber quem leu e o que achou do texto original, se gostaram mais do livro ou da adaptação. Os alunos podem lançar a proposta para que as classes que assistiram as adaptações criem suas versões do texto original.
Materiais Relacionados
1. Leia a previamente a obra O Escaravelho do diabo, de Lúcia Machado de Almeida.