Conteúdos

Conceitos de planejamento urbano, direito à cidade e movimento social urbano.

Objetivos

Compreender o significado dos conceitos de direito à cidade e movimento social urbano.
Conhecer as características de um movimento social, relacionando-o à vida nas cidades.
Identificar as principais demandas dos movimentos sociais urbanos no Brasil e no mundo.
Ler e interpretar textos informativos, imagens, mapas temáticos, gráficos e tabelas relacionados ao tema de estudo.
Pesquisar como e onde atuam alguns dos mais evidentes movimentos sociais urbanos da contemporaneidade.
Montar uma exposição fotográfica a partir do estudo realizado.

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais

 

Inicie a proposta de estudo lendo e discutindo o texto citado no item 5 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais com a turma. 

 

Organize os alunos em duplas para que leiam o texto do Observatório da Imprensa. Durante a leitura,cada dupla deverá:

 

a. Destacar as ideias mais importantes de cada trecho;

b. Indicar a palavra-chave de cada parágrafo;

c. Elaborar uma lista das palavras-chaves do texto;

d. Elaborar um resumo do texto a partir dos trechos grifados.

 

Ao fim do estudo, o professor mediará uma discussão coletiva em torno do conceito de movimento social urbano e das características que marcam os movimentos sociais urbanos atuais.

2ª Etapa: Relacionando os movimentos sociais urbanos ao direito à cidade

O professor apresentará à turma o texto citado no item 3 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais em uma leitura compartilhada. A partir dessa leitura, a turma discutirá as relações entre os conceitos de movimento social urbano e direito à cidade.

 

Com base nas atividades anteriormente realizadas, o professor apresentará a seguinte questão problematizadora à turma: O direito à cidade depende da democratização do uso e da ocupação do solo urbano?

 

A turma será organizará em pequenos grupos, preferencialmente duplas ou trios, para discutir e responder à questão proposta. Cada grupo apresentará sua resposta à turma e o professor registrará as principais ideias na lousa.

 

A partir das ideias registradas na lousa da sala, o professor realizará uma aula expositiva sobre planejamento urbano e democratização do uso e da ocupação do solo urbano.

3ª Etapa: Conhecendo os tipos de reivindicações dos movimentos sociais urbanos

Os alunos serão organizados em grupos para pesquisar informações relativas às reivindicações que os movimentos sociais urbanos fazem. Cada grupo estudará o texto sugerido no item 4 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais, para compreender as origens dos movimentos sociais urbanos no Brasil. Após a leitura do texto, cada grupo elaborará um esquema de modo a resumir e expressar as ideias centrais do texto.

 

Em seguida, o professor apresentará à turma o primeiro vídeo da série Caminhos da Reportagem citado no item 6 da Seção Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais. Com base nas informações do vídeo, os alunos, ainda reunidos em grupo, deverão anotar, para discutir posteriormente, os seguintes tópicos:

 

Tipos de reivindicações (as causas) dos movimentos sociais;

 

– Quem se manifesta;

– Meios de comunicação usados na organização dos movimentos e na divulgação de informações;

– Contradições entre movimentos que reivindicam as mesmas causas

 

Depois de assistirem ao vídeo, os grupos terão um tempo para discutir os registros produzidos e elaborar uma síntese para apresentar à turma.

 

Ao final da atividade com o vídeo, os alunos apresentarão suas anotações para a turma e o professor estabelecerá relações entre as respostas apresentadas.

4ª Etapa: Pesquisa sobre movimentos sociais urbanos contemporâneos

Os alunos serão organizados em quartetos para pesquisar a atuação de um movimento social urbano. Para isso, cada grupo escolherá, primeiramente, o tema de interesse dentro das causas já conhecidas pelas quais os movimentos sociais urbanos lutam. Os temas não poderão ser repetidos. Portanto, sugerimos que o professor indique as causas ou os nomes dos movimentos sociais na lousa, na forma de uma lista. É interessante contemplar organizações brasileiras e de outros países, tais como o movimento Occupy e o FSM (Fórum Social Mundial), nessa etapa.

A turma será levada ao laboratório de informática para realizar a pesquisa, que deverá conter:

 

a. Os objetivos do movimento estudado;

b. Os locais ou regiões de atuação;

c. As causas reivindicadas pelo movimento social;

d. As formas de organização do movimento;

e. Relação do movimento com as mídias oficiais e alternativas;

f.  Imagens das principais manifestações das quais participou.

 

A pesquisa resultará em um infográfico elaborado no software Canva e será usada na organização do material que dará origem à exposição fotográfica final.

5ª Etapa: Exposição de infográficos

Na etapa final, cada grupo organizará o material pesquisado (infográficos) de modo compor um painel dos movimentos sociais urbanos contemporâneos. A exposição tem caráter coletivo e será realizada em um mural externo, para que toda a comunidade escolar aprecie. 

 

A turma avaliará os infográficos produzidos e a organização dos grupos, destacando os aspectos positivos e propositivos do trabalho.Também poderá apontar as lacunas e os pontos que não ficaram tão bem explicados pelos colegas.

Materiais Relacionados

1. O direito à cidade é um tema que possui muito material disponível na internet. Selecionamos os seguintes links para compreensão do conceito:http://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-direito-a cidade/,http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn24533.htm e http://outraspalavras.net/brasil/direito-a-cidade-luta-proibida/. Esses textos servem como material de apoio ao estudo do professor.

 

2. O artigo científico de Cabral e Sá (2009) aborda o conceito de movimento social e caracteriza os principais movimentos sociais urbanos presentes nas cidades de São Paulo e Recife, no final da primeira década do século XXI. Tais movimentos são a base das atuais organizações existentes nessas grandes cidades brasileiras. Esse texto também serve como material de estudo docente.

 

3. Em http://direitosbrasil.com/direito-cidade-como-funciona/, temos uma breve explicação do conceito de direito à cidade que pode ser usado em aula como material introdutório ao tema de estudo.

 

4. Lúcio Kowarich, no texto Movimentos Urbanos no Brasil contemporâneo: uma análise da literatura,  apresenta uma síntese das origens dos movimentos sociais urbanos brasileiros, relacionando-os ao Estado, aos partidos políticos, aos conflitos de classe e à identidade cultural.

 

5. O fórum de opiniões Observatório da Imprensa disponibiliza um artigo de opinião referente ao tema deste plano de aula. Esse artigo será usado como material introdutório de estudo.

 

6. A série Caminhos da Reportagem possui reportagens jornalísticas voltadas a temas correlatos. Selecionamos dois vídeos que podem ser usados como material de estudo ou como disparador de discussões. O primeiro que indicamos (O Brasil nas ruas) trata das manifestações ocorridas entre 2013 e 2015, contextualizando-as no cenário político, econômico e social. Também faz um resgate de manifestações que marcaram a história do Brasil. O segundo vídeo (Novas mídias: das ruas à rede), aborda o papel das mídias alternativas e das redes sociais na produção, divulgação e crítica às grandes empresas de comunicação na cobertura de manifestações ocorridas nas grandes cidades brasileiras.

Arquivos anexados

  1. O direito à cidade

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