Conteúdos
– Matriz Energética Brasileira
– Conceito de energia renovável e não renovável; energia convencional e alternativa
– Energias renováveis: como funcionam, prós e contras da utilização, projeções para o futuro
Objetivos
– Conhecer a Matriz Energética Brasileira atual, bem como projeções para 2020 e 2030.
– Compreender os principais conceitos utilizados para referenciar energia (renovável, não renovável, convencional e alternativo).
– Identificar como funcionam as principais fontes de energia alternativas.
– Conhecer os prós, contra, a capacidade instalada e o futuro das principais fontes renováveis de energia.
Habilidades ENEM – Ciências da Natureza
H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.
H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
1ª Etapa: Sensibilizando para o tema
Com a turma reunida, faça a leitura compartilhada do texto indicado no link 1 da tópico “Para organizar seu trabalho….”. No link sugerido, é possível encontrar dados relacionados à Oferta Interna de Energia que representa a energia necessária para movimentar a economia de um país ou região – inclui o consumo final de energia nos setores econômicos e residencial, as perdas no transporte e distribuição, as perdas nos processos de transformação de energia e o consumo próprio do setor energético. Dialogue com seus alunos os resultados encontrados neste boletim, principalmente aqueles relacionados à participação de cada uma das fontes de energia na matriz energética brasileira.
2ª Etapa: Conceituando fontes de energia renováveis, não renováveis, alternativas e convencionais e sua participação na matriz energética brasileira
Divida a turma em duplas (ou trios) e solicite a leitura (cópia xerográfica, tablet ou celulares) do texto sugerido no link 2 e do infográfico sugerido no link 3 do tópico “Para organizar seu trabalho…”. Ambos fazem projeções sobre a Matriz Energética Brasileira. O gráfico do link 2, projeção de 2010 a 2020 e o O infográfico do link 3, projeção de 2005 a 2030.
Gráfico com matriz energética brasileira (Foto: Ministério de Minas e energia)
Infografia: Alessandro Meiguins Foto Dercílio, Revista Nova Escola
Solicite aos alunos que analisem e comparem as informações disponibilizadas no gráfico do link 2 e no infográfico do link 3, sistematizando-as em relação às seguintes fontes de energia ( petróleo e derivados, derivados da cana, gás natural, outras – carvão vegetal e mineral, biocombustíveis, hidrelétricas/nucleares). Veja exemplo abaixo:
Fonte de energia | Classificação | Gráfico link 2 (2010 – 2020) | Infográfico link 3 (2005 – 2030) |
Petróleo e derivados | Não renovável / Convencional | Projeção de queda de 7,4% de 2010 (37,8%) para 30,4% (2020) | Em 2005, participação de 41% na matriz. Projeção de queda de 5% em 2030, devido à substituição do diesel por biodiesel |
Derivados de cana | |||
Gás natural | |||
Outras (carvão vegetal e carvão mineral, biocombustíveis) | |||
Hidroelétrica/Nuclear Elétrica |
Peço aos alunos a redação de uma conclusão (texto com 10 linhas aproximadamente) em relação à análise dos dados. Os dados encontrados são similares? O que refletem em relação à Matriz Energética Brasileira?
3ª Etapa: Analisando as principais fontes de energia
Continue desenvolvendo o plano de aula com os alunos divididos em duplas (ou trios). Esta etapa poderá ser desenvolvida no laboratório de informática, em celulares ou tablets. Solicite aos alunos que acessem o link 4 do tópico “Para organizar seu trabalho….”, no qual terão acesso a um Objeto de Aprendizagem (OA) que apresenta informações (o que é, capacidade instalada, prós, contra, futuro) das principais fontes de energia: convencional (hidrelétricas) e alternativas (solar, eólica, nuclear, biocombustíveis, células combustíveis).
Solicite aos alunos que compartilhem o resultado da pesquisa desta etapa no aplicativo sugerido no link 5 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Participe desta etapa orientando as equipes e monitorando o trabalho, por meio dos conteúdos postados.
4ª Etapa: Socializando os resultados da etapa anterior
Reserve essa etapa para a apresentação dos resultados da pesquisa, presencialmente, com a turma reunida, utilizando um projetor multimídia. Cada grupo deverá apresentar seus resultados e as formas de compartilhamento das informações no aplicativo. Durante a apresentação dos alunos, faça intervenções sempre que considerar necessário.
5ª Etapa: Revendo conceitos
Para finalizar este plano de aula, solicite aos alunos que, individualmente, acessem o link 6 e realizem o quiz. Esta etapa poderá ser realizada em tablets, celulares ou mesmo no laboratório de informática. Ao final, sistematize as informações, corrigindo o quiz e esclarecendo dúvidas
Materiais Relacionados
1. A matéria “Renováveis devem manter participação de 43% na matriz energética em 2017” traz informações importantes, relacionadas à Matriz Energética Brasileira e dá acesso ao Boletim Mensal de Energia (Janeiro/2017) elaborado pelo Ministério de Minas e Energia.
2. A notícia “A questão energética na atualidade” faz uma análise sobre a Matriz Energética Brasileira, apresentando um gráfico sobre a participação de cada uma das fontes de energia, em 2010, com uma projeção para 2020.
3. Na matéria “A matriz energética do Brasil poderia ser mais limpa” temos acesso a um infográfico que faz uma projeção para 2030 da participação das diferentes fontes de energia na Matriz Energética Brasileira.
4. O conteúdo “As alternativas da energia” apresenta informações (o que é, capacidade instalada, prós, contra, futuro) de diferentes fontes de energia.
5. No link “Compartilhar para aprender” encontra-se um artigo de Gustavo Tahan que indica um aplicativo para a construção coletiva de aulas e projetos.
6. O Objeto de Aprendizagem (OA) disponível em http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/20302/Jogo_A%20CIDADE%20ILUMINADA_A%20VIAGEM%20DE%20KEMI.swf?sequence=3 traz um quis com 10 questões de múltipla escolha sobre as diferentes fontes de energia renováveis.