Conteúdos
Este plano de aula revisita o conceito de sílaba e, na sequência, traz informações sobre como identificar e diferenciar sílabas tônicas e átonas. Apresenta, ainda, sugestões de atividades coletivas, para fixação do conteúdo.
Objetivos
- Definir o que é sílaba tônica e sílaba átona; e
- Identificar sílabas tônicas e átonas em palavras do cotidiano.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Relembrando: o que é sílaba?;
- O que é sílaba tônica?;
- O que é sílaba átona?; e
- Exercícios de fixação.
Palavras-chave:
Sílabas. Sílaba tônica. Sílaba átona.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/aula).
1ª Etapa: Relembrando: o que é sílaba?
Dê início a esta etapa permitindo que os alunos tragam ao grupo o que sabem sobre as sílabas (o que são, como identificar etc.). Se necessário, faça a mediação dessa conversa, trazendo questionamentos relevantes e as informações necessárias para a compreensão do assunto.
Para apoiar a construção desse primeiro momento da aula, utilize como base o plano de aula “As sílabas e seu papel na formação de palavras”. (acesso em: 30 de outubro de 2024).
2ª Etapa: O que é sílaba tônica?
Para esta etapa, apresente à turma uma lista de palavras (exemplos abaixo):
- casa
- janela
- relógio
- café
- vasilha
- marido
- lençol
- biblioteca
Coletivamente, façam a divisão silábica de cada uma das palavras (exemplos abaixo):
- ca-sa
- ja-ne-la
- re-ló-gio
- ca-fé
- va-si-lha
- ma-ri-do
- len-çol
- bi-bli-o-te-ca
Uma vez realizada a divisão silábica das palavras, discuta com o grupo se todas as sílabas de cada uma das palavras têm a mesma “força”, ou se há uma ou mais sílabas que apresenta(m) maior intensidade. Para ilustrar essa discussão, leiam em voz alta as palavras da lista, falando pausadamente e usando uma voz bem marcada.
Conte à turma que, para descobrir a sílaba tônica, basta falar a palavra com calma, sentindo qual sílaba sai com mais força. Além disso, às vezes a sílaba tônica aparece acompanhada de um acento (como em ca-fé e re-ló-gio).
Para exercitar, sugira que cada criança fale uma palavra de uso cotidiano e, de forma coletiva, discutam como se daria a divisão silábica e qual é a sílaba tônica da referida palavra.
3ª Etapa: O que é sílaba átona?
Explique que as outras sílabas da palavra, que falamos com menos força, são chamadas de sílabas átonas.
Para exemplificar, utilize uma palavra como “janela” e mostre que apenas a sílaba “ne” é tônica, enquanto as outras (“ja” e “la”) são átonas.
Nos mesmos moldes da etapa anterior, peça para os alunos dizerem palavras simples em voz alta e para identificarem quais sílabas são mais fracas (átonas), sempre comparando com a sílaba tônica.
4ª Etapa: Exercícios de fixação
Abaixo, veja algumas sugestões de exercícios de fixação:
Proposta 1: Jogo das sílabas
Material: Fichas com palavras divididas em sílabas.
Instruções: Cada criança pega uma ficha, lê a palavra e identifica a sílaba tônica. Se acertar, fica com a ficha. Quem tiver mais fichas ao final é o vencedor.
Proposta 2: Sílaba forte e sílaba fraca
Material: Sala ou espaço onde possam fazer gestos.
Instruções: Quando o(a) professor(a) disser uma palavra, as crianças devem dar um passo para a frente ao ouvir a sílaba tônica e um passo para trás na sílaba átona.
Por exemplo: se for dita a palavra “mo-chi-la”, elas devem avançar na sílaba “chi” (tônica) e recuar nas demais.
Proposta 3: Bingo das sílabas
Material: Cartelas de “bingo” com palavras simples e cartõezinhos de sílabas para sorteio.
Instruções: Cada aluno recebe uma cartela com palavras. Ao sortear uma sílaba, o(a) professor(a) a diz em voz alta, e a criança marca a palavra que tiver aquela sílaba como sílaba tônica. Ganha quem completar a cartela primeiro.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: Element5 Digital – Unsplash