Conteúdos
Este plano de aula tem como objetivo apoiar o(a) professor(a) no trabalho acerca do conceito de sílabas e o seu papel na formação de palavras. Por meio de atividades interativas e práticas, os alunos aprenderão a identificar sílabas, uni-las para formar palavras e descobrir como diferentes combinações das mesmas sílabas podem criar palavras novas.
Objetivos
- Compreender o que são sílabas;
- Identificar as sílabas em diferentes palavras; e
- Entender de que forma diferentes combinações das mesmas sílabas podem criar novas palavras.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Introdução ao conceito de sílabas;
- Identificando sílabas nas palavras;
- Sílabas e formação de palavras; e
- Combinando sílabas para formar diferentes palavras.
Palavras-chave:
Sílabas. Formação de palavras.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/aula).
1ª Etapa: Introdução ao conceito de sílabas
Comece perguntando aos alunos se eles sabem o que são sílabas. Anote as respostas no quadro.
Depois disso, conte um pouco à turma sobre as sílabas, não deixando de mencionar que as sílabas são partes pequenas das palavras, que pronunciamos de uma vez só, de forma que toda palavra é formada por uma ou mais sílabas.
Em seguida, exemplifique com palavras simples (bola, por exemplo), demonstrando que cada pedacinho que falamos por vez é uma sílaba.
Por fim, proponha uma atividade de fixação coletiva, em que cada criança terá a oportunidade de escolher uma palavra e, ao falar em voz alta, baterá palmas de acordo com as suas sílabas. Por exemplo: Sol (uma palma), ca-sa (duas palmas), e-le-fan-te (quatro palmas).
2ª Etapa: Identificando sílabas nas palavras
Nesta segunda etapa, divida a turma em pequenos grupos, para que repitam a atividade proposta ao final da etapa anterior.
Cada grupo deverá registrar as palavras com as quais trabalhou e a respectiva divisão de sílabas.
Ao final, esses registros podem ser expostos (em forma de cartazes, por exemplo) ou, ainda, pode haver um momento específico para que cada grupo compartilhe suas descobertas com a turma.
3ª Etapa: Sílabas e formação de palavras
Utilizando o material produzido nas etapas anteriores, converse com o grupo sobre como a reunião de sílabas leva à formação de palavras.
Distribua cartões com sílabas embaralhadas. Peça para as crianças unirem as sílabas para formar palavras. Proponha que elas trabalhem em grupos e estabeleça que quem conseguir formar a maior quantidade de palavras vencerá o desafio.
4ª Etapa: Combinando sílabas para formar diferentes palavras
Explique que, às vezes, podemos usar as mesmas sílabas para formar palavras diferentes.
Dê exemplos:
- pato e topa
- mala e lama
- lago e gola
- rato e tora
- cama e maca
Para a finalização da proposta, entregue um conjunto de sílabas diferente a cada criança (ou grupo) e determine um tempo para que o utilizem para formar o maior número de palavras possível, usando apenas essas sílabas. Cada palavra formada contará um ponto.
Depois, o resultado deve ser compartilhado com o restante da turma, que tentará descobrir palavras além daquelas indicadas pelo grupo. A cada palavra descoberta pela turma, o grupo perderá um ponto.
Ao final, vencerá o grupo que acumular mais pontos.
Bom trabalho!
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Crédito da imagem: Ariel Skelley – Getty Images