Conteúdos

Este plano de aula aborda a vida e a obra da artista plástica brasileira Judith Lauand, assim como sua relação com o Movimento Concretista no Brasil.

● Quem é Judith Lauand?;
● Movimento Concretista.

Objetivos

● Apresentar e/ou retomar o que foi/é o Movimento Concretista;
● Conhecer a vida e a obra de Judith Lauand;
● Refletir sobre a importância de Lauand na cena artística;
● Desenvolver pensamento crítico;
● Estimular a criatividade por meio da “mão na massa”; e
● Incentivar o trabalho em equipe.

Ensine também:

A arte e o legado de Anita Malfatti

Temas populares na obra de Alfredo Volpi

Palavras-chave:

Artes visuais. Judith Lauand. Concretismo.

Previsão para aplicação:

2 ou 3 aulas (50 min/aula).

Proposta de trabalho:

Conheceremos a biografia da artista plástica Judith Lauand, bem como suas principais obras. O conceito de Concretismo, nas Artes Visuais, será abordado, bem como a relação entre esse movimento e a artista em questão. Para finalizar, inspirados em Judith Lauand, os estudantes produzirão Arte Concreta e montarão uma galeria nos corredores da Escola.

1ª Etapa: Movimento Concretista

Inicie a aula questionando os estudantes sobre o que sabem do Movimento Concretista – na Música, nas Artes Plásticas e na Literatura. No quadro, escreva as características mencionadas por eles. Se esse for o primeiro contato da turma com a teoria, utilize como suporte teórico os materiais de apoio, disponíveis no final deste plano de aula. Essa primeira etapa da aula será expositiva, entretanto a participação dos estudantes é imprescindível.

Após essa introdução, pergunte aos estudantes quais artistas concretistas conhecem. Escreva no quadro os nomes citados. Provavelmente Judith Lauand não será citada, pois é pouco mencionada quando o assunto é ensino e aprendizagem do Movimento Concretista, e isso se deve muito ao fato dela ser uma das poucas mulheres a integrar o Movimento.

2ª Etapa: Quem é Judith Lauand?

Finalizada a primeira etapa, você, professor(a), apresentará a biografia de Judith Lauand aos estudantes. Para isso, acesse os materiais de apoio disponíveis no final deste plano de aula. Você poderá escrever no quadro ou imprimir – se possível – uma folha para cada estudante contendo as principais informações a respeito da artista. Tenho certeza de que eles ficarão impressionados ao saber que, no ano de 2022, quando este material foi produzido, ela estava viva e tinha 100 anos.

Você, professor(a), poderá escolher, juntamente com sua turma, quais obras de Judith serão trabalhadas. As obras disponíveis no link abaixo podem ser um excelente caminho para abordar o Concretismo nas Artes Plásticas.

Acesse: Laart.br
Acesso em: 02/09/2012.

Para apresentar as obras aos estudantes, você poderá projetar as imagens no quadro – caso tenha um projetor disponível na Escola – ou levá-los até a sala de informática. Em último caso, e se julgar viável, poderá levar seu notebook pessoal para a Escola e mostrar as obras por meio dele, ou imprimi-las. Nesse caso, não há necessidade de imprimir uma para cada estudante, apenas uma de cada, uma vez que a proposta será realizada em duplas.

3ª Etapa: Propostas artísticas

Finalizada a parte teórica, solicite que os estudantes se dividam em duplas. Cada dupla escolherá uma obra. Agora, você, professor(a), lançará mão de perguntas disparadoras, com o intuito de provocar o pensamento crítico, investigativo e criativo em seus estudantes. As perguntas serão as mesmas para todas as duplas, porém cada dupla responderá analisando a obra escolhida. Escreva-as no quadro para que a turma não se esqueça de nenhuma. Seguem exemplos:

– O que você vê quando olha para essa obra?
– Quais são as cores predominantes? Por que será que a artista escolheu essas cores?
– Qual material foi utilizado para produzir essa obra?
– Na sua opinião, o que a artista quis mostrar ao produzir essa obra?
– Qual a sua interpretação a respeito dessa obra?
– Se você fosse a artista, o que faria de diferente?
– Qual foi a inspiração da artista ao produzir essa Arte?
– Você acha que há alguma crítica social presente nessa obra? Se sim, qual?

As perguntas poderão ser respondidas oralmente.

Para finalizar, em duplas ou individualmente, os estudantes produzirão suas próprias obras. Inspirados pelo Concretismo e por Judith Lauand, utilizarão lápis de cor, canetinhas, giz de cera ou até mesmo tinta guache (se disponível) para criar uma obra de Arte. Certifique-se que todos tenham disponíveis materiais básicos, como lápis, borracha e régua. Como fundo para a obra de Arte, sugiro que disponibilize pedaços de caixa de papelão, cortados em diferentes tamanhos. Dará um ótimo efeito em caso de usarem tinta guache ou canetinha. Você, professor(a), poderá disponibilizar também folha sulfite e/ou papel específico para desenho. Sugiro que reserve uma aula para realizar essa fase do plano de aula.

Ao finalizarem as obras de Arte, a turma poderá montar uma galeria nos corredores da Escola.

Bom trabalho e bons estudos!

Plano de aula elaborado pela Professora Letícia Baroni Gallo.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Materiais Relacionados

Para saber mais sobre o Movimento Concretista:

Disponível em: Concretismo – Educamais Brasil
Acesso em: 02/09/2022.

Disponível em: Brasil Escola
Acesso em: 02/09/2022.

Para saber mais sobre Judith Lauand:

Disponível em: Gravura Contemporânea 
Acesso em: 02/09/2022.

Disponível em: Escritório de arte
Acesso em: 02/09/2022.

Disponível em: AM Galeria
Acesso em: 02/09/2022.

Disponível em: Laart.br – Judith Lauand
Acesso em: 02/09/2022.

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.