Conteúdos
Representação, circo, expressão, Stop motion, massa de modelar.
Objetivos
Refletir sobre o uso de diferentes materiais e técnicas presentes nas produções artísticas.
1ª Etapa: Introduzindo o tema
Comece a aula com o jogo cênico “Dado do circo. ”
O jogo consiste em um dado com a figura de seis personagens do circo: Mágico, palhaço, bailarina, equilibrista, malabarista e domador de leões. Para fazer o dado, utilize o molde abaixo ou convide os alunos a desenharem os personagens, após uma conversa sobre quem trabalha no circo:
* Cole as imagens dos personagens em cada lado do dado.
* Em um espaço amplo, organize os alunos em círculo.
* Cada aluno em sua vez deverá jogar o dado e observar qual figura que virou, na sequência deverá representar o personagem. Assim trabalhando a encenação.
Caso prefira trabalhar em pequenos grupos, convide-os a montar vários dados para o jogo.
2ª Etapa: Agrupando as informações
Reúna a turma e use como disparador o vídeo: “A História do Circo” (link 1 da área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais). Na sequência abrir para uma roda de conversa sobre o tema.
Organize um cronograma para que os alunos assistam aos vídeos: “Os Saltimbancos Trapalhões 1981 Filme Completo”, “Jesko, Cirque du Soleil, Saltimbanco”, links 2, 3 e 4. Se for impossível apresentar a íntegra, selecione trechos que iluminem a discussão a seguir
Essas produções permitirão a reflexão com os alunos sobre as mudanças na apresentação circense: as diferenças dos circos antigos e contemporâneos, no Brasil e no mundo. O Início do circo no Brasil e o circo contemporâneo.
3ª Etapa: Apresentação da técnica Stop Motion
Utilize o vídeo: “Borboleta de massinha em Stop Motion” para instigar a curiosidade dos alunos. Partir para uma conversa informal relacionada ao vídeo.
Na sequência assistir o vídeo: “Como fazer um Stop Motion (vídeo de instrução)”. Para entender como se produz um “stop motion”.
4ª Etapa: Mãos à obra
Com base nos vídeos anteriores, propor aos alunos a criação de uma animação relacionada ao tema circo, utilizando a técnica do stop motion. A animação do vídeo pode ser feita em MovieMaker.
5ª Etapa: Conclusão das atividades
Após concluir a atividade proposta, exponha os produtos elaborados pelos alunos no ambiente escolar para que possam ser apreciados pelos demais alunos da instituição.
6ª Etapa: Avaliação
Proponha ao grupo a avaliação a partir dos seguintes elementos:
Representa ideias atribuindo e se utilizando da linguagem teatral através do jogo?
Aprecia e realiza experimentações cênicas de forma individual e coletiva com autonomia?
Materiais Relacionados
1 – A História do Circo
2 – Os Saltimbancos Trapalhões 1981 Filme Completo
6 – Como fazer um Stop Motion (
vídeo de instrução)
Arquivos anexados
- Jogo cênico: elaboração da cena circense