Publicado em
29 de setembro de 2017
Conteúdos
Objetivos
1ª EtapaRoda de conversa
2ª EtapaDesenvolvimento
3ª EtapaConstrução do alfabeto móvel.
4ª EtapaAvaliação
Materiais Relacionados
Arquivos Anexados
Conteúdos
– Alfabeto como conjunto de símbolos convencionais da escrita.
Objetivos
– Conhecer e fazer uso do alfabeto
– Compreender as noções da escrita
– Desenvolver a capacidade de leitura
1ª Etapa: Roda de conversa
Na primeira semana de aula, levar as crianças para o pátio e fazer uma roda de conversa para conhecer os alunos, saber quais são os conhecimentos comum dos alunos, expor suas ideias e opinião, curiosidades relatar experiências que tiveram em casa com os pais ou em outros locais que frequentaram antes de entrar para a escola. Ler para eles o texto “Um bichinho diferente”, e deixar que os alunos comentem sobre o texto lido.
2ª Etapa: Desenvolvimento
Em seguida entregue a cada criança uma folha para que nela o aluno registre o que conhece com relação à escrita. A atividade é simples, em meio papel sulfite dado a cada aluno, eles poderão registar o que conheceram antes de entrar para o 1° ano, letras, seu nome, silabas entre outros registros que possam esclarecer ao professor um pouco sobre cada aluno, seus conhecimentos e dificuldades e a partir dai começar um trabalho efetivo no desenvolvimento da alfabetização.
3ª Etapa: Construção do alfabeto móvel.
Solicitar aos alunos que tragam tampinhas de garrafas de água, refrigerante entre outras, para construção de um alfabeto móvel. Imprimir cores diferenciadas para as vogais e consoantes, recorte as letras e entregue aos alunos para que seja feita a colagem. A intenção é construir mais de um alfabeto, para que em outro momento os alunos possam utiliza-los na aprendizagem.
4ª Etapa: Avaliação
Comparar os avanços dos alunos a partir dos registros realizados na 1° etapa comparando-os com o registro da 4°etapa.
Materiais Relacionados
Links:
1 – Organizar a rotina da alfabetização
2 – Alfabetizações Infantil com os Animais – Vídeo Infantil
3- Alfabeto Móvel.
4- Texto sobre o alfabeto.
Arquivos anexados
Please login to comment
0 Comentários