Conteúdos

* Adequação de conceitos:

Índio x Indígena: “Índio” é um termo generalista, uma espécie de apelido dado pelo colonizador europeu aos povos nativos da América e de outros continentes, como a Ásia, por exemplo. Portanto, é reducionista e coloca o “índio” como um todo sem distinção, sem identidade. Já o termo “indígena” significa “originário” ou “aquele que estava aqui antes dos outros”, contemplando de forma adequada a diversidade de cada povo e a sua origem nativa.

Tribo x Aldeia: “Tribo” é um termo que diz respeito a um grupo de pessoas em um local “não civilizado”, sendo, portanto, uma expressão pejorativa e que diminui os indígenas a uma condição animalesca. Já o termo “aldeia” ou “terra indígena” refere-se ao local onde vivem e se organizam os povos indígenas. Isso se dá também quando nos referimos ao indivíduo ou grupo de indígenas: devemos usar o termo “etnia guarani”, e não “tribo guarani”. Isso porque, o termo “etnia” contempla o grupo de características físicas, culturais e sociais de um povo.

Temas:

• Invasão portuguesa nos territórios indígenas da América do Sul;
• Culturas indígenas;
• Direitos indígenas na contemporaneidade.

Objetivos

• Identificar a diversidade étnico-cultural entre os povos nativos da América;

• Reconhecer diferenças e semelhanças entre experiências históricas de povos nativos do Brasil;

• Comparar a situação dos indígenas do Brasil atual com os da época da colonização, analisando as mudanças provocadas pelo domínio europeu sobre esses povos;

• Aprofundar conceitos de alteridade;

• Conhecer as culturas de alguns povos indígenas que residem em território brasileiro;

• Desenvolver a habilidade de produção de vídeos simples.

Obs.: Os objetivos 1 e 2 foram retirados do Plano de Ensino de História do Município de Valinhos, que, por sua vez, baseou-se nos PCN de História

1ª Etapa: Introduzindo o tema

Antes de iniciar este trabalho, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar o trabalho e saber mais”.

O trabalho pode ser iniciado com um levantamento do que o grupo sabe sobre os povos indígenas que residem no território brasileiro. Para tanto, proponha uma atividade de desenho, em que os educandos produzirão uma obra visual que mostre seus conhecimentos acerca dos indígenas. Eles podem fazer uma breve explicação escrita, caso sintam necessidade de complementar seu desenho.

2ª Etapa: Agrupando as informações

Após o término da atividade, os educandos devem socializar seus desenhos. Levante, junto com eles, os pontos em comum e as diferenças entre as representações. Se preferir, organize a sala em pequenos grupos. Sistematize os apontamentos da turma.

3ª Etapa: Confronto entre as representações iniciais do grupo e imagens de diferentes etnias indígenas

Apresente à sala imagens que demonstrem a diversidade das etnias indígenas (só aqui em São Paulo, há 41.981 indígenas segundo o Censo de 2010 do IBGE, divididos em sete etnias diferentes) e as confronte com as representações criadas pelos educandos. Peça ao grupo que destaque as semelhanças e diferenças entre as representações criadas na 1ª Etapa e as imagens apresentadas. Utilize os links do item 7 para reunir e apresentar mais dados.

4ª Etapa: Pesquisa

Divida a sala em grupos de 5 a 6 pessoas e indique uma etnia para cada grupo desenvolver uma pesquisa que contemple história, localização, religião, primeiros contatos com brancos, cultura material, situação atual e imagens que ilustrem esses tópicos. Em seguida, deixe claro ao grupo quais serão seus critérios de avaliação. Explique aos educandos que a pesquisa servirá de base para a produção de um documentário em vídeo. Escolha as etnias a serem trabalhadas consultando os links 1- 6.

5ª Etapa: Oficina de Edição de vídeo

Sugiro a utilização do MovieMaker, um software de produção de vídeo gratuito que já costuma vir instalado em computadores que utilizam o Windows como sistema operacional. Porém, existem diversos programas que podem ser utilizados, desde aplicativos de celulares simples até programas de alta complexidade, como o Sony Vegas. Sabe-se que vários educandos já tiveram contato com ao menos um destes softwares. Ainda assim, é imprescindível que se garanta um tempo no laboratório de informática, caso a escola conte com um, para que o grupo possa aprender a utilizar a ferramenta. Caso não seja possível, indique ao grupo vídeos tutoriais. Há diversos no Youtube.

6ª Etapa: Produção do vídeo

Oriente os educandos na produção de um documentário que explique sua pesquisa. Mais uma vez, deixe claro quais serão seus critérios de avaliação. Mostre ao grupo exemplos de documentários e chame atenção para as características que considera mais pertinentes.

7ª Etapa: Socialização dos documentários e retomada do desenho inicial

Separe uma aula para que todos possam apresentar seu trabalho para o resto da turma ou mesmo para toda a comunidade escolar. Após a apresentação dos vídeos, peça ao grupo que façam um desenho nos moldes do feito na 1ª Etapa e o comparem com o desenho produzido no começo do trabalho.

Atualizado em 21/11/2022, às 15h35

Materiais Relacionados

1 – Comissão Pró-Índio de São Paulo;

2 – Página do IBGE que aglutina informações estatísticas da população indígena residente em território brasileiro;

3 – Página com informações sobre a etnia Kaingang;

4 – Página com informações sobre diversas etnias;

5 – FUNAI;

6 – Comissão Guarani Yvyrupa;

7 – Dados citados na etapa 3,  acesso em 17/10/2015;

Vídeos

8 – Vídeo da música Eju Orendive, dos Bro Mc’s, um grupo de rap da etnia Guarani Kaiowá;

9 – Manifesto: Por que fechamos a Bandeirantes? (Comissão Guarani Yvyrupa).

Arquivos anexados

  1. Indígenas no Brasil

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