Conteúdos
– Present Continuous como presente e futuro
Objetivos
– Ensinar a pluralidade de sentido do tempo verbal Present Continuous quando utilizado em determinadas situações
– Desenvolver a capacidade de compreensão dos tempos verbais para além da forma estrutural da frase
– Permitir que os alunos compreendam a diferença entre o sentido de presente e futuro advindo da mesma estrutura frasal
Série/Ano:
3º ano do ensino médio
Materiais:
– Lousa;
– Giz ou canetão;
– Projetor;
– Folha sulfite com fichas impressas para entregar aos alunos;
– Dicionário bilíngue: português-inglês, inglês-português.
Previsão para aplicação:
1 aula (50 minutos hora/aula)
1ª Etapa: Introdução da atividade
O(A) professor(a) iniciará a aula relembrando a forma da estrutura frasal do Present Continuous (que deverá ter sido ensinada previamente). A forma afirmativa, negativa e interrogativa deverá ser explicitada na lousa, com exemplos simples, como os que seguem: “I’m studying now”. “She’s not eating now”. “Are they paying attention now?”.
Em seguida, o(a) professor(a) deverá dizer aos alunos que o futuro “empresta” a forma do presente contínuo em situações nas quais algo já foi decidido anteriormente, quando se tem certeza da ação a ser realizada futuramente.
2ª Etapa: Ambientes familiares (at home e at school)
Nessa etapa, o(a) professor(a) deverá entregar aos alunos algumas fichas, como nos dois exemplos abaixo:
At home _ I’m studying, I can’t help you now. [ ] |
At school _ I’m redoing my essay tonight.. [ ] |
O(A) professor(a) deverá explicar aos alunos que as fichas contêm situações em dois ambientes que lhes são familiares: o lar e a escola. Assim, cada ambiente possui frases que poderiam ser ditas nesses lugares, algumas trazendo informações do tempo presente, outras do tempo futuro. O(A) professor(a) deverá auxiliá-los a entender o quê cada uma das frases quer dizer, fazendo uso do dicionário bilíngue.
3ª Etapa: Present or Future?
Nessa etapa os alunos irão utilizar os colchetes (no final de cada fala das fichas) para indicar com a letra “P” o Present e com a letra “F” o Future. Para isso, o(a) professor(a) deverá indicar que algumas palavras chaves estão formando a ideia de presente ou futuro. Assim, deverá projetar o seguinte quadro:
now |
Os alunos deverão ser levados a observar que essas palavras já carregam sentido de futuro ou presente. No entanto, frases em que essas palavras do quadro não aparecem, mas existem palavras como “Look!”, são mais complexas, uma vez que dependem de interpretação para seu completo entendimento. Assim, professor(a) e alunos deverão chegar às conclusões quanto ao uso do Present Continuous em ambos os casos, a partir da interpretação de cada frase, elencando as razões para o seu sentido.
4ª Etapa: Confeccionando a própria ficha
Nessa fase, os alunos receberão a seguinte ficha:
IN THE CLASSROOM |
|
during this ENGLISH CLASS I’m studying… |
after ENGLISH CLASS I’m studying… |
Nessa ficha os alunos terão a oportunidade de produzir suas próprias falas acerca do presente e do futuro que lhes compete: a sala de aula, no momento em que esse plano de aula é executado. O(A) professor(a) deverá encorajá-los a usar o dicionário quando não souberem quais palavras usar. Os alunos poderão apresentar suas fichas para os colegas, um a um, quando a atividade terminar.
Materiais Relacionados
Professor(a), acesse esses materiais para saber mais a respeito da proposta desse plano de aula:
1) No artigo “O Present Continuous e o futuro em inglês”, Livia Bueno explica o uso com o sentido de futuro. Acesso em: 20 de abril de 2019.
2) No artigo “O papel da motivação no aprendizado de inglês como língua estrangeira na escola pública”, Marcus F. da Silva fala sobre a necessidade de se trabalhar com situações relevantes aos alunos, estimulando-os a produzirem a partir de sua própria realidade. Acesso em: 20 de abril de 2019.