Conteúdos

HPV: agente causador, sintomas, contágio e prevenção; Importância da vacinação.

 

Objetivos

Conhecer o agente causador, os sintomas, formas de contágio e prevenção da doença causada pelo vírus Papiloma (HPV ou condiloma);
Reconhecer que o vírus HPV está relacionado com alguns tipos de câncer;
Reconhecer que a vacinação é uma das formas de prevenção contra a doença;
Posicionar-se frente às polêmicas que envolvem a vacinação contra o HPV e outras doenças.
 

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Com a turma reunida, procure identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, lançando questões norteadoras: vocês conhecem o significado de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis)? Conhecem os tipos de DST? Já ouviram sobre uma doença chamada HPV ou condiloma? Qual o conhecimento de vocês sobre HPV?

 

Registre todas as contribuições dos alunos no quadro da sala, principalmente aquelas relacionadas ao HPV.

 

Ainda com a turma reunida, assista ao vídeo indicado no item 1 do tópico “Para organizar seu trabalho”.

 

Finalizada a apresentação do vídeo, faça uma sistematização da aula, estabelecendo um comparativo entre as informações que os alunos declararam antes e após assistirem ao vídeo.

 

2ª Etapa: O que é HPV

Nesta etapa os alunos irão trabalhar em duplas (ou trios), no laboratório de informática ou utilizando tablets. Divida a turma em duplas (ou trios) e solicite a leitura do texto disponível no item 2 do tópico “Para organizar seu trabalho”. Solicite também as duplas (ou trios) que explorem o Objeto de Aprendizagem indicado no item 3 deste mesmo tópico.

 

A partir da leitura e da exploração do jogo, os alunos deverão preencher a seguinte tabela:

 

 

3ª Etapa: Debate - Vacinação: a melhor prevenção

– Assista com a turma reunida ao vídeo da campanha de vacinação do Governo Federal, disponível no item 4 do tópico “Para organizar seu trabalho”.

 

– Abra uma roda de conversa, procurando verificar quantos alunos já receberam a vacina, se foram orientados a se vacinar pela escola ou pelos pais, se tiveram alguma reação adversa. Procure explorar ao máximo o conhecimento dos alunos sobre esse assunto.

 

– Após essa conversa, informe aos alunos que a próxima etapa consiste na leitura de textos que abordam a questão da vacinação contra o HPV e que eles irão trabalhar em grupos. Divida a turma em grupos de 4 alunos e distribua, para leitura, para metade dos grupos, o texto “Tome Vacina” (link 5.a do tópico “Para organizar seu trabalho”). Para a outra metade dos grupos, distribua o texto “Por que  vacinar vacinar meninos e meninas contra o HPV?” (link 5.b) . Todos os grupos devem ler o texto “Desvendando a polêmica da vacina contra o HPV” indicado no item 5.c. Oriente os grupos que todos os componentes devem estar preparados para defender ou combater a vacinação contra o HPV em uma plenária que será realizada na próxima etapa.

 

4ª Etapa: A posição religiosa

A vacinação contra o HPV vem encontrando barreiras junto aos grupos religiosos que a consideram um elemento de incitação ao sexo precoce. Você pode incluir esta discussão no debate ou numa roda de conversa, caso considere oportuno. A leitura e discussão do artigo de jornal HPV: A resistência religiosa, Link 5d,  pode ser o disparador da discussão. 

 

5ª Etapa: Sistematizando o conhecimento

– Nesta etapa, os alunos, individualmente, deverão elaborar um texto dissertativo, defendendo a vacinação, a partir dos argumentos levantados na etapa anterior, mesmo que considerem (após a plenária) que não são favoráveis à vacinação. 

– Recorde com os alunos as características de um texto dissertativo. Este deve conter uma breve introdução, no qual o tema deve ser delimitado; o desenvolvimento, no qual são apresentados os argumentos para a ideia que se quer defender ou repudiar e uma conclusão, na qual é realizado um fechamento a partir dos argumentos apresentados.

– Como complemento da sistematização, proponha ao grupo elaborar apresentações com os conceitos principais estudados, usando o aplicativo  Haiku Deck, a orientação para o uso está na coluna de aplicativos do Portal Claro, link 6.

 

Materiais Relacionados

1) Este vídeo  mostra, de forma bastante didática, o que é HPV, formas de contágio, sintomas e alternativas de tratamento. 
 
2) Este texto traz, a partir de uma linguagem coloquial e acessível, informações sobre a doença provocada pelo vírus HPV.
 
3) O Objeto de Aprendizagem disponível traz, por meio de outra linguagem, em relação ao item 2, informações sobre a doença causada pelo vírus HPV.
 
4) Este vídeo disponível em  faz parte da campanha do governo federal para a vacinação contra a Hepatite C e HPV.
 
5) Os textos abaixo apresentam alguns aspectos relacionados à polêmica que existe em torno da vacinação, tanto contra o HPV, como para outras doenças.
 
 
6) Para utilizar o aplicativo Haiku Deck, clique aqui

Arquivos anexados

  1. HPV e a vacinação de adolescentes

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.