Conteúdos
Gênero Textual História em Quadrinhos; Linguagem verbal e não verbal; Pontuação; Onomatopeias.
Objetivos
Identificar informações relevantes para a compreensão do texto pertencente ao gênero História em Quadrinhos (HQ);
Relacionar características textuais do gênero, indicadores de suporte de organização gráfica e de autoria ao sentido atribuído ao texto;
Identificar a finalidade do gênero textual HQ, apoiando-se em suas características gráficas e em seu modo de apresentação;
Reconhecer a relação entre imagem e texto verbal na atribuição de sentido ao texto;
Reconhecer o valor expressivo dos recursos de língua (recursos gráficos, sinais de pontuação e onomatopeia);
Produzir textos adequados ao gênero, considerando o destinatário e a finalidade do texto;
Utilizar recursos tecnológicos na produção textual;
Ampliar o letramento digital dos alunos.
1ª Etapa: Início de conversa
Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais.
Comentar com os alunos que na biblioteca da escola há poucas Histórias em Quadrinhos. Propor como atividade um trabalho de leitura de Histórias em Quadrinhos e depois a produção de histórias que serão reunidas em uma revista em quadrinhos para ser doada à biblioteca. Assim, outros leitores da escola poderão ler as histórias em quadrinhos que escreverem.
2ª Etapa: Introdução do tema de estudo
Esta etapa terá como objetivo analisar o conhecimento prévio dos educandos quanto à HQ e ampliar esse conhecimento, fazendo um trabalho de pesquisa, leitura e de escrita sobre o gênero proposto. Portanto, é interessante iniciar pela discussão oral, fazendo levantamento de hipóteses, provocando um debate em sala, baseado nas seguintes questões:
• Você sabe o que é uma HQ?
• Você já leu alguma HQ? Qual?
• Quem era o autor?
• Você conhece algum autor de HQ brasileiro? Qual?
• Em que lugar as HQs são veiculadas?
3ª Etapa: Pesquisa
• Levar os alunos ao laboratório de informática e orientá-los a pesquisar sobre a história das HQs, observando quando e onde surgiram as mesmas, quem são os principais autores de HQ no Brasil e em outros países, além de quais são os personagens mais conhecidos.
• Falar sobre os sites de busca e sobre a delimitação do tema a ser pesquisado.
• Solicitar que anotem as principais informações no caderno para serem discutidas em sala.
• Socialização do resultado das pesquisas.
4ª Etapa: Leitura compartilhada
• Realizar a leitura compartilhada de uma HQ da Turma da Mônica, apresentada em slides, intitulada “Quem te viu e quem TV”. Discutir acerca do texto, estimulando a participação oral dos alunos.
• Levar os alunos ao laboratório de informática e orientá-los a lerem, em duplas, histórias em quadrinhos da Turma da Mônica. Após a leitura, cada dupla recontará a história lida aos colegas. Depois da socialização das histórias, dividir a turma em pequenos grupos e orientá-los para que listem o que perceberam de comum em todos os textos lidos.
5ª Etapa: Estudo do gênero
6ª Etapa: Elaboração de histórias com o programa Hagáquê
• Apresentar aos alunos a proposta de produção de uma HQ utilizando o software Hagáquê;
• Levá-los ao laboratório de informática, mostrar-lhes o programa e suas funcionalidades;
• Solicitar que produzam uma HQ utilizando o programa e os conhecimentos adquiridos acerca do gênero;
• Ao término da produção, fazer a revisão do texto e, se necessário, a reescrita;
• Imprimir as histórias produzidas e encaderná-las, montando uma revista em quadrinhos da turma;
• Propor um dia para o lançamento da revista, apresentando-a as outras turmas e, ao final, deixá-la na biblioteca da escola para que os alunos da escola possam fazer a leitura.
Muito bom !!!!