Conteúdos
Este plano de aula trata dos encontros vocálicos (hiato, ditongo e tritongo), trazendo possíveis abordagens para tratar do tema com turmas do ensino fundamental I.
● O que é encontro vocálico?
● Tipos de encontro vocálico;
● Hiato;
● Ditongo; e
● Tritongo.
Objetivos
● Entender o que é encontro vocálico;
● Conhecer os tipos de encontro vocálico;
● Compreender o que são hiatos, ditongos e tritongos; e
● Diferenciar a identificar hiato, ditongo e tritongo.
Ensine também:
Palavras-chave:
Língua portuguesa. Encontro vocálico. Hiato. Ditongo. Tritongo.
Ano:
3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/aula).
Proposta de trabalho:
Neste plano de aula, trataremos do encontro vocálico, abordando seus tipos: hiato, ditongo e tritongo).
Ao final, há uma proposta de atividade, que visa consolidar o conteúdo trabalhado, bem como uma lista de materiais de apoio sugeridos.
1ª Etapa: O que é encontro vocálico?
Para dar início a esta aula, sugerimos que você pergunte aos seus alunos se eles sabem o que é encontro vocálico, deixando que eles exponham livremente as suas hipóteses.
Em um segundo momento, coloque na lousa alguns exemplos de palavras que contêm encontros vocálicos e desafie a turma a descobrir o que há em comum entre elas.
Depois, compartilhe com os alunos o que é encontro vocálico, não deixando de dizer que:
● encontro vocálico é o encontro de dois sons vocálicos (e não necessariamente de duas vogais, já que muitas vezes o que se tem é o encontro de uma vogal com uma semivogal); e
● o encontro vocálico pode acontecer dentro de uma mesma sílaba ou em sílabas diferentes.
2ª Etapa: Tipos de encontro vocálico
Comece esta etapa ressaltando que há três diferentes tipos de encontro vocálico:
● Hiato;
● Ditongo; e
● Tritongo.
Em seguida, deixe que os seus alunos formulem suas hipóteses e anote-as, para utilizar ao longo das próximas etapas, discutindo com a turma e, por fim, contestando-as ou confirmando-as.
3ª Etapa: Hiato
Comece esta etapa ressaltando que os hiatos são sempre formados pelo encontro de duas vogais (e não vogal e semivogal), as quais são pronunciadas separadamente. Além disso, destaque que, embora os dois sons vocálicos estejam juntos na palavra, nos hiatos eles pertencem a sílabas distintas.
Em seguida, deixe que os seus alunos formulem suas hipóteses, sugerindo palavras em que acreditam haver hiatos. Anote as sugestões na lousa.
Para finalizar, confirme ou conteste cada uma das hipóteses apresentadas pelo grupo, explicando cada uma das situações, e complemente com mais exemplos, se for o caso.
Veja abaixo uma lista de exemplos:
EXEMPLOS DE HIATO |
baú |
coelho |
elogio |
hiato |
lua |
oceano |
país |
raiz |
saída |
saúde |
4ª Etapa: Ditongo
Nesta etapa, ressalte que os ditongos são sempre formados pelo encontro de uma vogal e uma semivogal, que pertencem à mesma sílaba. Além disso, destaque que os ditongos podem ser classificados em: crescente (semivogal antes da vogal), decrescente (vogal antes da semivogal), oral (pronunciado apenas pela boca) e nasal (pronunciado pela boca e pelo nariz).
Em seguida, deixe que os seus alunos formulem suas hipóteses, sugerindo palavras em que acreditam haver ditongos. Anote as sugestões na lousa.
Para finalizar, confirme ou conteste cada uma das hipóteses apresentadas pelo grupo, explicando cada uma das situações, e complemente com mais exemplos, se for o caso.
Veja abaixo uma lista de exemplos:
EXEMPLOS DE DITONGO |
caixa |
herói |
igual |
meu |
muito |
noite |
pai |
pátria |
peixe |
quase |
5ª Etapa: Tritongo
Por fim, iniciei esta etapa ressaltando que os tritongos são o encontro de três sons vocálicos (semivogal + vogal + semivogal), que pertencem à mesma sílaba. Além disso, destaque que os tritongos podem ser classificados em: oral (pronunciado apenas pela boca) e nasal (pronunciado pela boca e pelo nariz).
Em seguida, deixe que os seus alunos formulem suas hipóteses, sugerindo palavras em que acreditam haver tritongos. Anote as sugestões na lousa.
Para finalizar, confirme ou conteste cada uma das hipóteses apresentadas pelo grupo, explicando cada uma das situações, e complemente com mais exemplos, se for o caso.
Veja abaixo uma lista de exemplos:
EXEMPLOS DE TRITONGO |
cheguei |
delinquem |
desaguou |
iguais |
paraguaio |
quais |
quaisquer |
quão |
saguão |
Uruguai |
6ª Etapa: Proposta de atividade
Para finalizar, proponha que os seus alunos leiam um texto (que pode ser indicado por você ou escolhido por cada aluno), destacando com cores diferentes cada tipo de encontro vocálico (hiato, ditongo e tritongo).
Vocês também podem montar um mural colaborativo na sala de aula, em que os alunos possam colocar, ao longo de um período previamente combinado, palavras com encontros vocálicos que eles identifiquem ao longo das aulas, inclusive de outras matérias, de forma a construir um grande repertório de palavras para a turma. Finalizado o período, passe essa lista para um arquivo digital e compartilhe com seus alunos, de forma que eles possam consultá-la sempre que desejarem.
Materiais de apoio:
● Ditongo, tritongo e hiato – Profa. Pamba
Acesso em: 24 de novembro de 2022.
● Encontros vocálicos – Brasil escola
Acesso em: 24 de novembro de 2022.
● Encontros vocálicos – ditongo, tritongo e hiato – Professora Vilma Ribeiro
Acesso em: 24 de novembro de 2022.
● Ditongo, tritongo e hiato – encontro vocálico – Profa. Aline
Acesso em: 24 de novembro de 2022.
● Fonética e fonologia – Aula 2 – Funk dos encontros vocálicos – Professor Noslen
Acesso em: 24 de novembro de 2022.
Plano de aula elaborado pela Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Monge