Conteúdos

Este plano de aula tem como principal objetivo introduzir o conceito do gênero textual entrevista, conduzindo os/as estudantes a potencial pesquisa teórica – e prática – a respeito do tema.

● Gênero textual: entrevista;
● Produção de escrita; e
● Tecnologia e educação.

Objetivos

● Conhecer o gênero textual entrevista, identificando suas características;
● Identificar os tipos de entrevistas;
● Compreender qual é a estrutura de uma entrevista;
● Desenvolver um projeto de entrevista;
● Utilizar a tecnologia como ferramenta didática; e
● Exercitar o trabalho em grupo.

Ensine também:

6 planos de aula para ensinar gêneros textuais

Gênero Textual: Notícia

Palavras-chave:

Língua Portuguesa. Entrevista. Gênero textual.

Série:

1º, 2º e 3º série do Ensino Médio.

Previsão para aplicação:

3 ou 4 aulas (50 min/aula).

1ª Etapa: O que é uma entrevista?

Inicie a aula perguntando aos estudantes o que sabem sobre o gênero entrevista. Anote no quadro as informações que forem surgindo. Depois, se possível, mostre um trecho da entrevista realizada com Caetano Veloso, no programa Roda Viva, disponível no YouTube ( acesso em: 04.12.2022). A ideia é mostrar aos estudantes como funciona, na prática, uma entrevista.

Professor/a, utilize o material abaixo (presente na primeira e na segunda etapas) como seu suporte teórico prévio de estudo. Essas informações poderão ser apresentadas aos estudantes de forma resumida, com seu olhar didático a respeito do assunto. Após conversa inicial, escreva a teoria no quadro e solicite aos estudantes que escrevam no caderno, de forma que possam consultar futuramente.

A entrevista é um gênero textual com função, geralmente, informativa. Sua veiculação ocorre, sobretudo, pelos meios de comunicação: jornais, revistas, internet, televisão e rádio, dentre outros.
Há diversos tipos de entrevistas, dependendo da intenção pretendida: a entrevista jornalística, a entrevista de emprego, a entrevista psicológica e a entrevista social, dentre outras. Elas podem fazer parte de outros textos jornalísticos, como a notícia e a reportagem, por exemplo.
Trata-se de um texto marcado pela oralidade, produzido pela interação entre duas pessoas: o entrevistador, responsável por fazer perguntas, e o entrevistado (que pode ser mais de um), quem responde às perguntas.

A entrevista possui uma função social muito importante, sendo essencial para a difusão do conhecimento, a formação de opinião e o posicionamento crítico da sociedade, uma vez propõe um debate sobre determinado tema, sendo o discurso direto a sua principal característica.
Ou seja, as palavras proferidas pelo entrevistado e o entrevistador são transcritas de maneira fidedigna e, portanto, pode haver muitas marcas de oralidade, bem como observações (geralmente entre parênteses) que descrevem as ações de ambos, por exemplo: (risos).

No entanto, é notório um tipo de formalismo nas entrevistas, exposto pela linguagem utilizada entre ambos, com a apresentação de um discurso coerente.

Disponível em: Toda Matéria.
Acesso em: 30.11.2022.

2ª Etapa: Conhecendo as características de uma entrevista e sua estrutura

Características da entrevista:
● Textos informativos e/ou opinativos
● Presença do entrevistador e do entrevistado
● Linguagem dialógica e oral
● Marca do discurso direto e da subjetividade
● Mescla da linguagem formal e informal

Escolha do tema

A entrevista pode ser utilizada para dar consistência a um outro trabalho, ou mesmo para conhecer melhor o trabalho de outra pessoa.
Seja qual for o tema escolhido (por exemplo, o novo livro de um escritor), fica claro que ele deverá comparecer à entrevista.

Elaboração de roteiro

Feita a escolha do tema e do entrevistado, é muito importante a elaboração de um roteiro, que o entrevistador deverá ter em mãos na hora da entrevista.
Além disso, o entrevistador deve pesquisar, analisar e estudar sobre o tema, pois como a entrevista traz a interação com o entrevistado, podem surgir outras perguntas durante o processo, a partir das respostas.

O roteiro deverá ter um objetivo claro e ser apresentado em formas de perguntas, com cuidado para que não fique muito longo. No entanto, é importante que o entrevistador tenha outras perguntas em mente, caso seja necessário.

Título

Se necessário, o entrevistador pode colocar um título na entrevista. Assim, o seu objetivo ficará melhor delimitado, além de atrair o leitor à sua leitura.

Por exemplo: Entrevista com Eduardo Pereira: apontamentos sobre sua nova obra.

O entrevistador pode, ainda, fazer uma introdução (que pode ser curta), mas que informe o leitor sobre o que será discutido.

Nesse caso, além do assunto que será discutido, pode ser apresentado o perfil do entrevistado e sua experiência profissional.

Revisão

A parte final é tão importante quanto a inicial. Afinal, não adianta ter as ideias e apresentá-las de maneira informal, ou seja, um texto que não abrigue coerência e coesão.

Se a intenção é fazer uma entrevista com o entrevistado e depois apresentar para um público leitor, é importante que o entrevistador utilize uma câmera ou um gravador, para depois realizar o trabalho de transcrição das falas de ambos.

Disponível em: Toda Matéria.

Acesso em: 04.12.2022.

3ª Etapa: Proposta de atividade

Após a apresentação teórica, é hora de colocar em prática os estudos sobre o tema – entrevista. Solicite aos estudantes que formem grupos de 4 ou 5 pessoas (de acordo com a quantidade de alunos da turma).

Planejamento

O primeiro passo é escolher o tema e quem será o/a entrevistado/a. Os estudantes escolherão algum/a funcionário/a da escola (professor/a, diretor/a, equipe de limpeza, equipe da cozinha, etc) para entrevistar. Feito isso, é hora de criar o roteiro – papel e caneta nas mãos – a quantidade de perguntas fica a critério do/a professor/a.

Colocando em ação

Com o roteiro em mãos, o grupo entrevistará a pessoa escolhida. Um integrante do grupo será o entrevistador, enquanto outro será responsável por gravar a entrevista – poderão fazer um vídeo ou gravar apenas a voz, utilizando o telefone celular como ferramenta didática para a realização do trabalho.

Finalizada a entrevista, o grupo fará a transcrição da entrevista completa. Esse é um trabalho que exige concentração e algumas horas de trabalho. É possível que os estudantes não consigam terminar durante a aula, sendo assim, solicite como trabalho de casa a finalização da transcrição. Com a transcrição finalizada, é hora de revisar o trabalho feito, corrigir possíveis equívocos gramaticais, e analisar a coerência e a coesão do texto transcrito. Além disso, escolher um título é fundamental para apresentar a entrevista ao público.

As entrevistas poderão ser expostas nos corredores da escola, de forma que todos tenham acesso e possam conhecer um pouco mais sobre as pessoas que nela trabalham. Lembre-se de solicitar aos grupos que tirem uma foto da pessoa entrevistada, que poderá ser impressa e colada ao lado da entrevista.

Tecnologia como ferramenta didática

O/A professor/a poderá criar uma conta no YouTube, para que cada grupo poste o vídeo da entrevista, assim a turma toda terá acesso aos trabalhos realizados. É possível criar uma conta em que o acesso seja restrito, ou seja, apenas pessoas adicionadas terão acesso ao material postado. Outra opção é criar um Google Drive da turma.

Bom trabalho e bons estudos!

Plano de aula elaborado pela Professora Letícia Baroni Gallo.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.

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