Conteúdos

Fotossíntese

Objetivos

Através de pesquisa, identificar os elementos responsáveis pela ocorrência da fotossíntese; Perceber a importância da luz no processo da fotossíntese; Compreender o processo da fotossíntese.

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1ª Etapa: Pesquisando sobre fotossíntese

Organize os alunos em grupo e peça para pesquisarem nos sites sugeridos nesta aula. A partir da pesquisa, os alunos deverão confeccionar cartazes registrando as informações coletadas de acordo com o roteiro.

Sugestão de roteiro de pesquisa (informações que deverão constar nos cartazes):

  • Breve explicação sobre o que é fotossíntese;
  • Explicação de como ocorre o processo da fotossíntese;
  • Desenho explicativo que apresente os elementos necessários para que ocorra a fotossíntese e os produtos finais desse processo (oxigênio + glicose).

Obs.: Escreva este roteiro na lousa para orientar o trabalho de pesquisa dos alunos, de forma que busquem informações mais específicas sobre a fotossíntese. Procure não dar respostas, permitindo assim que os alunos descubram por meio da pesquisa em sites variados como ocorre o processo da fotossíntese.

2ª Etapa: Socialização da pesquisa sobre fotossíntese

Orientação para a sistematização das informações pesquisadas:

  • Após a pesquisa e as descobertas feitas pelos alunos, promova uma socialização dos cartazes e peça para cada grupo explicar para a turma o que foi descoberto.
  • Em seguida, junto com os alunos, produza um texto que contenha as seguintes informações:

1) O que é a fotossíntese?
2) Como ocorre esse processo nas plantas?
3) Quais elementos são absorvidos e liberados pelas plantas durante esse processo?

Peça para os alunos registrarem esse texto no caderno de ciências.

3ª Etapa: Realização de um experimento sobre fotossíntese

Procedimento:

Peça para os alunos numerarem as garrafas pet com os números 1 e 2. Em seguida, eles deverão seguir as orientações de preparo para cada garrafa. Essas orientações deverão ser entregues impressas a cada grupo de forma que os alunos sejam responsáveis pela realização do experimento.

Garrafa 1: coloque dois ramos de elódea dentro da garrafa, acrescente água até cobrir a planta e uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio. Feche a garrafa com a tampinha e exponha-a à luz da lâmpada por um período de 1 hora e meia.

Garrafa 2: coloque dois ramos de elódea na garrafa, acrescente água até cobrir as folhas e uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio. Fecha a garrafa com a tampinha, embale-a no papel alumínio e exponha-a à luz da lâmpada por um período de 1 hora e meia.

4ª Etapa: Registro das hipóteses dos alunos

Ao finalizar o preparo das duas garrafas pergunte aos alunos o que eles acham que acontecerá dentro de cada garrafa. Os alunos deverão justificar suas hipóteses.

A seguir, faça o registro das hipóteses dos alunos num cartaz e peça que façam a cópia do registro no caderno de ciências.

Questões para orientar o registro das hipóteses dos alunos:

  • O que acontecerá dentro da garrafa 1? E na garrafa 2? Por quê?
  • Qual é a importância da luz para as folhas que estão dentro das garrafas?
  • Quais elementos são necessários para que uma planta realize a fotossíntese?

5ª Etapa: Registro das observações dos alunos sobre o experimento

Depois de cerca de 1 hora e meia de exposição das garrafas à luz da lâmpada, peça aos alunos que observem com atenção e relatem oralmente o que aconteceu dentro de cada garrafa.

Em seguida, coletivamente, registre num cartaz as observações dos alunos sobre o que ocorreu dentro de cada garrafa.

Orientações para sistematização das observações dos alunos:

  • Pergunte aos alunos em qual garrafa eles acham que ocorreu o processo da fotossíntese e por quê.

Peça para explicarem o que são as bolhas formadas na garrafa 1.

Importante: as bolhas formadas na garrafa 1 são o oxigênio liberado no processo da fotossíntese. Ou seja, foi nesta garrafa que ocorreu a fotossíntese.

  • Peça para os alunos explicarem por que na garrafa 2 não apareceram as bolhas.
    – Na garrafa 1, o bicarbonato de sódio libera gás carbônico, importante elemento para que ocorra a fotossíntese.
    – Na garrafa 2, mesmo havendo gás carbônico, as folhas não realizaram a fotossíntese porque a garrafa não recebeu luz.

Conclusão: sem luz não há como a planta realizar a fotossíntese.

6ª Etapa: Conclusão sobre a fotossíntese

• Ao finalizar o registro das observações sobre o experimento, exponha nos murais ou na lousa os cartazes das pesquisas sobre a fotossíntese (elaborados na 1ª etapa desta aula), o texto coletivo feito a partir da socialização da pesquisa (elaborado na 2ª etapa), o cartaz coletivo contendo as hipóteses dos alunos a respeito do experimento sobre fotossíntese (elaborado coletivamente na 4ª etapa) e o cartaz coletivo contendo as observações dos alunos sobre o experimento da fotossíntese.

• Agora, peça para cada grupo registrar numa folha pautada, a partir da contraposição entre os cartazes e o texto coletivo, as conclusões que chegaram sobre o processo da fotossíntese.

7ª Etapa: Socialização dos textos conclusivos

Solicite que cada grupo leia para a turma as conclusões a que chegaram. Em seguida, a partir dessa socialização, produza um texto coletivo, contendo as informações que a turma considerar mais relevantes, e peça para os alunos registrarem o texto no caderno de ciências.

Informações que devem ser garantidas no texto coletivo:

• Como ocorre o processo da fotossíntese;
• Contraposição entre as hipóteses sobre o experimento e as observações dos alunos;
• Conclusão feita a partir da contraposição entre hipóteses e observações.

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Atualizado em 04/05/2021, às 10h46

 

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1. Providencie ou peça aos alunos que tragam para a atividade proposta na Etapa 3 os seguintes materiais: 2 garrafas PET de 600 ml; ramos da planta Elódea (planta aquática usada em aquário); bicarbonato de sódio; 1 lâmpada (luminária de mesa); papel alumínio; água em temperatura ambiente.

2. Para obter informações sobre a Elódea, acesse:
Elódea-comum
Ufscar

3. Sugestão de sites para pesquisa sobre fotossíntese:
Fiocruz
InfoEscola
Smartkids

4. Para saber mais sobre o bicarbonato de sódio, acesse:
Wikipedia

5. Sugestão de vídeo sobre a fotossíntese:
Youtube

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