Conteúdos

Este plano de aula apresenta a música Miedo, do cantor Lenine com a artista Julieta Venegas, trazendo uma proposta lúdica e didática sobre o processo de ensino e aprendizagem da língua espanhola, em conjunto com habilidades socioemocionais.

● Expressão oral;
● Vocabulário; e
● Socioemocional.

Objetivos

● Apresentar a música Miedo;
● Usar tecnologia como ferramenta didática;
● Praticar a oralidade e a escuta;
● Agregar vocabulário;
● Praticar escrita; e
● Trabalhar habilidades socioemocionais.

Indique aos alunos:

Estudar em casa: aprenda os artigos em espanhol

Estudar em casa: aprenda as conjunções em espanhol

Palavras-chave:

Língua espanhola. Lenine. Socioemocional. Tecnologia.

Ano:

Ensino Fundamental II (Anos Finais) e Ensino Médio

Previsão para aplicação:

2 ou 3 aulas (50 min/aula)

Proposta de trabalho:

Este plano de aula visa apresentar o trabalho do cantor Lenine, especialmente a música Miedo, gravada com a artista Julieta Venegas. Além disso, tem como um dos objetivos fazer uso da tecnologia em sala de aula, como ferramenta didática, ao mesmo tempo em que os estudantes exercitam escuta e oralidade. Ao final, a proposta apresentada trabalhará habilidades socioemocionais, juntamente com produção escrita.

1ª Etapa: Lenine e Julieta Venegas

Inicie a aula perguntando se alguém conhece o cantor Lenine. Faça uma breve apresentação da biografia do artista (para isso, consulte o material de apoio, disponível no final deste plano de aula). Em seguida, pergunte aos estudantes se conhecem a cantora Julieta Venegas. Apresente também a biografia dela, disponível no material de apoio.

2ª Etapa: Você tem medo do quê?

Inicie esta segunda etapa com a pergunta disparadora: Você tem medo do quê?
Você, professor(a), poderá sugerir que os estudantes façam uma grande roda na sala, para que cada um possa compartilhar aquilo que lhe causa medo. Esteja preparado(a) e de coração aberto para todo tipo de resposta. Ao assumir uma postura de escuta ativa, você se coloca em um lugar de acolhimento, passando segurança e confiança aos seus estudantes.

Finalizada a roda de conversa, apresente a letra da música aos estudantes. Se possível, faça cópias para distribuir ao grupo. Os estudantes poderão formar duplas ou trios.

Disponível em: Letras
Acesso em: 03/09/2022.

Após a leitura da letra, solicite que cada dupla ou trio grife as palavras desconhecidas, que são novas para eles.

3ª Etapa: Propostas de atividades

Na terceira e última etapa deste plano de aula, peça para que os estudantes peguem seus celulares, acessem o YouTube e procurem pela música Miedo, de Lenine com Julieta Venegas. Caso tenha fones de ouvido, recomende o uso. A ideia aqui é fazer do aparelho celular uma ferramenta didática, além de conscientizar a turma sobre a importância de utilizar o aparelho durante as aulas apenas quando solicitado pelo(a) Educador(a) – como nesse caso, por exemplo.

Disponível em: Youtube
Acesso em: 03/09/2022.

Dica:
Se for possível, e achar necessário, você, professor(a) poderá projetar o vídeo – se disponível um projetor na Escola – para que, posteriormente, assistam coletivamente e ao mesmo tempo. Assim, você poderá fazer pausas caso surjam dúvidas de vocabulário, pronúncia etc.

Em seguida, distribua uma folha sulfite para cada estudante, além de lápis de cor e/ou canetinhas. No quadro, escreva a seguinte frase:

Tengo miedo…

Dependendo do nível de conhecimento da língua da turma, solicite que desenhem ou escrevam (ou as duas coisas) aquilo que foi conversado no início da aula (Você tem medo do quê?). Para essa proposta, os estudantes poderão fazer uso do celular para acessar o dicionário online. Caso tenha disponível na biblioteca da Escola, leve um dicionário de espanhol para que os estudantes possam utilizar durante a proposta, bem como para pesquisarem os significados das palavras desconhecidas, grifadas anteriormente.

Finalize a aula com uma breve conversa a respeito do que foi realizado. Incentive sua turma a falar sobre seus sentimentos, medos, frustrações e ansiedades. Mostre-se disponível, afinal, é também na Escola que se aprende habilidades socioemocionais. Proporcionar um ambiente acolhedor é função também do(a) professor(a) e de toda gestão escolar.

Disponível em: Linguee
Acesso em: 03/09/2022.

Bom trabalho e bons estudos!

Plano de aula elaborado pela Professora Letícia Baroni Gallo.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Prof.ª Dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Materiais Relacionados

Para saber mais sobre Lenine:

Disponível em: Lenine- Biografia
Acesso em: 03/09/2022.

Para saber mais sobre Julieta Venegas:

Disponível em: Letras – Julieta Venegas – Biografia
Acesso em: 03/09/2022.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.