Conteúdos

Estrutura e funcionamento dos painéis fotovoltaicos e dos aerogeradores; vantagens e desvantagens da utilização da energia solar e da energia eólica; parques eólicos e solares no Brasil.

Objetivos

– Identificar as vantagens e desvantagens da utilização da energia solar e da energia eólica
– Compreender o funcionamento das placas fotovoltaicas e dos aerogeradores, na geração de energia elétrica.
– Conhecer alguns parques (ou usinas) solares e eólicas do Brasil.
Habilidades ENEM – Ciências da Natureza
H8 – Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem
de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos,
químicos ou físicos neles envolvidos.
H12 – Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou
econômicas, considerando interesses contraditórios.

1ª Etapa: Sensibilizando para o tema

Para iniciar este plano de aula, solicite aos alunos que, em duplas, em seus celulares, tablets, ou no laboratório de informática, acessem o link 1 do tópico “Para organizar seu trabalho…”. O objetivo desta etapa é localizar algumas usinas eólicas no Brasil (Osório no RS e Beberibe no CE), bem como a Usina Solar e Eólica de Tubarão, em SC. Para isso, basta inserir na busca do Google Earth ou na busca do Google Maps o nome dessas usinas. Acompanhe a navegação desses ambientes pelos alunos, ressaltando que devem prestar atenção ao tipo de estrutura que compõe as respectivas usinas (aerogeradores na eólica e painéis fotovoltaicos na solar).
OBS: Estimule os alunos a pesquisarem as demais usinas eólicas espalhadas pelo Brasil, além destas sugeridas. A relação pode ser encontrada no link 2.

2ª Etapa: Conhecendo os aerogeradores e os painéis fotovoltaicos

Ainda com a turma dividida em duplas, solicite que acessem os OAs sugeridos nos links 3 e 4, os atlas da Aneel do link 5 e o link 6 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Esta etapa estará dividida em três momentos:
1) Oriente os alunos a explorar com detalhes os dois OAs (links 3 e 4) na tentativa de compreender como cada um dos aparelhos realiza a transformação de energia solar e cinética dos ventos para geração de energia elétrica.
2) Solicite aos alunos que, a partir da análise dos atlas do link 5 e das vantagens e desvantagens da utilização dos dois tipos de energia elencadas no link 6,  elaborem um projeto para instalação de usinas eólica e solares no Brasil. Quais seriam os melhores locais para instalação dessas usinas? Quais os critérios que deveriam ser considerados para instalação dessas usinas no Brasil?
3) Para finalizar esta etapa, solicite aos alunos que façam uma breve apresentação dos seus projetos para o restante da turma. A apresentação deverá ter, no máximo 3 minutos. Faça observações sempre que considerar necessário, complementando a apresentação dos alunos.

3ª Etapa: A posição da energia solar e eólica entre outras fontes de energia renováveis

Com a turma reunida, assista ao vídeo indicado no link 7 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Após assistir ao vídeo, discuta as seguintes questões com a turma reunida:
– Quais são as fontes de energia elencadas no vídeo?
– Quais são as principais fontes de energia geradoras de eletricidade no Brasil?
– Quais são as principais limitações da utilização de resíduos sólidos como material de geração de energia?
– De que formas a biomassa pode ser utilizada como fonte geradora de energia? Cite exemplos.
– De que formas a energia solar pode ser utilizada?
– Quais os benefícios econômicos para o Brasil do crescimento da utilização da energia eólica?
– Quais os principais impactos da utilização da energia hidrelétrica?
– Por que é importante diversificar as fontes de energia na Matriz Energética Brasileira?
– Por que a energia nuclear é considerada uma energia limpa? Quais são as principais vantagens de sua utilização?
Após discutir essas questões com os alunos, divida a turma em duplas e solicite que acessem o OA indicado no link 8 do tópico “Para organizar seu trabalho….”, visando reforçar os conceitos trabalhados nesta etapa.

4ª Etapa: Exercendo a cidadania

Para finalizar este plano de aula, solicite aos alunos a elaboração de um pôster virtual (cartaz virtual), elaborado no site indicado no link 9 do tópico “Para organizar seu trabalho….”. Divida a turma em grupos de quatro alunos e solicite a cada um deles que elaborem o pôster de acordo com o tema (assunto) que mais despertou sua atenção (funcionamento de placas fotovoltaicas e aerogeradores; vantagens e desvantagens da utilização das energias solar e eólica; fontes de energia não renováveis além da solar e eólica, entre outros). Recorde que um pôster (seja ele virtual ou não) deve ser elaborado de acordo com algumas técnicas e que deve ser atrativo visualmente (pouco texto, fontes no tamanho adequado, imagens adequadas, etc….).

Materiais Relacionados

1) Os aplicativos Google Earth e Google Maps são excelentes recursos para visualização de locais no Brasil e no Mundo.
2) No link  é possível encontrar a relação dos Parques Eólicos no Brasil.
3) O Objeto de Aprendizagem apresenta o funcionamento dos aerogeradores, na transformação da energia cinética dos ventos em energia elétrica.
4) O  Objeto de Aprendizagem (OA) disponível em  apresenta o funcionamento dos painéis fotovoltaicos na transformação da energia solar em energia elétrica. Este OA está redigido em português de Portugal. Substituir “fotões” por “fótons” e “electrões” por elétrons”.
5) Os links  indicam, respectivamente, a incidência da radiação solar e a velocidade média dos ventos nas diferentes regiões do Brasil.
6) Nos links é possível encontrar as vantagens e desvantagens de utilização da energia eólica e solar, respectivamente.
7) O vídeo disponível no link  traz uma visão geral dos diferentes tipos de fontes renováveis de energia e é bastante esclarecedor sobre suas formas de obtenção e impactos ambientais relacionados a elas.
8) O Objeto de Aprendizagem (AO) disponível no link  apresenta um jogo da memória sobre as principais fontes de energia renováveis.
9) O link disponível no Portal NET Educação, apresenta um artigo Gustavo Tahan sobre a utilização de um recurso web, chamado Canva. Por meio deste aplicativo é possível criar cartazes, infográficos, apresentações entre outros.

Arquivos anexados

  1. Energias Renováveis
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.