Conteúdos

Este plano de aula aborda a importância da preservação das abelhas e dos demais insetos polinizadores, ensinando a construir um hotel de insetos para auxiliar a polinização de jardins e pomares.

Objetivos

  • Conceituar insetos.
  • Explicar a importância da preservação dos insetos.
  • Construir um hotel de insetos.
  • Destacar a importância da preservação das abelhas, que são os principais insetos polinizadores.

Conteúdos / Objetos do conhecimento:

  • Insetos
  • Preservação das abelhas
  • Hotel de insetos

Palavras-chave:

Preservação de insetos. Hotel de insetos. Abelhas.

Previsão para aplicação:

3 a 6 aulas (50 min/aula).

Professor(a), para a aplicação deste plano, sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos:

Para a etapa 1, sugiro um questionamento inicial aos alunos sobre o que são insetos e se eles sabem citar alguns exemplos. Pergunte ainda se eles sabem onde os insetos vivem, como se alimentam e quais as suas contribuições para a natureza. Após esse bate-papo, você pode assistir com os alunos ao segundo e ao terceiro vídeos sugeridos anteriormente nesse plano. Ao final, mostre alguns insetos a eles – caso a escola possua um insetário, ou até mesmo construiu um juntamente com os alunos –, algumas cascas de cigarras – facilmente encontradas presas nas árvores –, ou até mesmo façam um passeio por algum jardim ou área verde da escola para observação desses animais.

Professor, é importante destacar a importância desses animais para a natureza, para que os alunos não sintam medo ou repúdio por esses animais. Oriente-os a nunca colocar as mãos nos insetos e, caso um venha até eles, ou até mesmo entre na sala de aula, peça para que permaneçam quietos, sem gritar e sem se movimentar, pois dessa forma o animal vai embora sem causar nenhum prejuízo. Caso você julgue interessante, é possível ainda assistir ao filme “Vida de inseto” com os alunos.

Para a etapa 2, seria interessante levar à sala de aula alguma colmeia ou enxame de abelhas – sem abelhas, claro –, bem como favos de mel, para que os alunos observem. Pergunte: alguém sabe como as abelhas fazem o mel? Após a resposta dos alunos, convide-os a assistir ao quarto vídeo sugerido neste plano. Ao final, destaque a importância da preservação das abelhas, tanto para a polinização das flores quanto para a produção de frutos e demais alimentos para nós e para outros animais.

A etapa 3 é sobre a construção do hotel de insetos. Sugiro explicar o que é um hotel de insetos e sua importância. Ao final da aula da etapa 2, você pode inclusive mostrar fotos de como é um hotel de insetos, aproveitando o momento para solicitar os seguintes materiais aos alunos: pinhas, rolhas de cortiça, galhos e folhas secas, rolinhos vazios de papel higiênico, pedaço de conduíte, vasos plenos de plástico para plantas – tipo os de suculentas – vazios.

Lembre-se de que quanto mais naturais os materiais, melhor. A montagem pode ser feita de forma coletiva, com um hotel grande com vários compartimentos (imagem 1), para os alunos preencherem com os diferentes materiais, em pequenos grupos de trabalho, usando caixas de madeiras (imagem 2). Um deles foi montado dessa forma com alunos da educação infantil, em que cada turminha preencheu um espaço do hotel e depois o colocamos no pomar da escola; foi um sucesso!

Professor, além da estrutura de madeira ou caixas, será necessário ter terra e cola branca que, misturados com água, resultarão na argamassa que fixará os materiais do hotel na estrutura de madeira. Tela de galinheiro para cobrir também é bem interessante. Para auxiliá-lo na compreensão da construção e montagem, leia os links sugeridos neste plano e assista ao vídeo número 1.

Bom trabalho!

1ª Etapa: O que são insetos?

Os insetos são animais que fazem parte do filo dos artrópodes, maior grupo de invertebrados que existe. E possui, como principais características, um exoesqueleto de quitina – que precisa ser trocado de tempos em tempos –, o corpo formado por cabeça, tórax e abdômen, três pares de patas articuladas, um par de antenas e olhos compostos. Temos como exemplos de insetos as abelhas, as borboletas, as baratas, os mosquitos, os besouros e as joaninhas.

2ª Etapa: Salvem as abelhas!

As abelhas fazem parte do grupo dos insetos, como mencionado anteriormente. E elas são muito importantes para a saúde de todo o planeta. Isso porque elas são os principais animais polinizadores –Professor, trabalhe antes o plano de aula sobre polinização – e, sem a polinização, não teríamos frutos e alimentos para os animais, inclusive os seres humanos.

Infelizmente, devido ao desmatamento, às queimadas e, principalmente, ao uso de agrotóxicos nocivos às abelhas, muitas espécies correm o risco de extinção, sendo necessária e urgente uma conscientização e ação para preservação desses insetos.

3ª Etapa: Hotel de insetos

Um hotel, ou abrigo, de insetos é uma construção feita pelo homem com materiais reciclados e disponíveis na natureza, e tem como objetivo oferecer abrigo para diferentes espécies de insetos, para que eles permaneçam circulando em determinado local. Ter um hotel de insetos no jardim, no pomar ou em uma área verde da escola, pode contribuir com a polinização das flores do local, afinal os insetos encontrarão ali abrigo e alimento, além de contribuir com a preservação e diversidade dos próprios insetos.

hotel-insetos.
Imagem 1 – Hotel de insetos – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia, Portugal (crédito: Hipersyl)

Acesso em: 11 de janeiro de 2024.

Imagem 2 – “Hotel para insetos” na Praça de Londres, em Lisboa (crédito: Luís Barra)

Materiais Relacionados

Acesso em: 11 de janeiro de 2024.

Acesso em: 11 de janeiro de 2024.

Acesso em: 11 de janeiro de 2024.

Sugestões de vídeos:

1) Hotel de insetos | Super fácil – Projeto Semando

Acesso em: 11 de janeiro de 2024.

2) Bio na UAC |O que são insetos? |Parte 1 – Pet Biologia Ufscasr

Acesso em: 11 de janeiro de 2024.

3) Bio na UAC |O que são insetos? |Parte 2 – Pet Biologia Ufscasr

Acesso em: 11 de janeiro de 2024.

4) Mel: como ele é feito – Agro Bayer Brasil

Acesso em: 11 de janeiro de 2024.

Plano de aula elaborado pela prof.ª dr.ª Nathalie Lousan.

Coordenação Pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.

Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.

Crédito da imagem: hsvrs – Getty Images

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.