Conteúdos
Este plano de aula aborda a importância da polinização para as flores e os demais seres vivos, como as abelhas e os demais insetos polinizadores, as aves, os mamíferos e até mesmo para os seres humanos, que consomem produtos frutos da polinização.
Objetivos
- Conceituar polinização.
- Explicar as partes que compõem as flores e a sua reprodução.
- Apresentar os animais polinizadores.
- Demonstrar a importância da polinização para as flores.
- Demonstrar a importância da polinização para os animais polinizadores e para os demais seres vivos.
Conteúdos/Objetos do conhecimento:
- Polinização
- Reprodução das flores
- Animais polinizadores
Palavras-chave:
Polinização. Animais polinizadores. Reprodução das flores.
Previsão para aplicação:
2 a 3 aulas (50 min/aula).
1ª Etapa: Polinização e polinizadores
Professor(a), para a aplicação deste plano, proponho a seguinte distribuição dos conteúdos:
Para a etapa 1, sugiro um questionamento inicial aos alunos sobre o que é polinização, quais animais realizam esse processo e qual sua importância para a natureza. Sugiro ainda que esse bate-papo aconteça em um gramado, embaixo de uma árvore, em um jardim ou em outra área verde da escola, na forma de roda ou em uma mesa grande.
A partir das respostas dos alunos, explique o processo de polinização. Para isso, seria interessante usar uma grande flor artificial, feita de EVA, ou de qualquer outro material que a escola tenha disponível, e uma abelha de pelúcia ou de brinquedo, proporcional ao tamanho da flor.
Com esse material, simule a polinização, quase como se fosse uma contação de histórias, lembrando de mencionar outros animais polinizadores que não tenham sido mencionados pelos alunos. Em seguida, convide-os para um passeio no jardim para tentarem observar o processo de polinização.
Para ajudar na fixação dos conteúdos, ao retornar para a sala de aula, assista com os alunos ao primeiro vídeo, sugerido anteriormente neste plano. Após o vídeo, discuta os principais conceitos abordados e, caso ache necessário, realize uma atividade de sistematização com os alunos, como um desenho ou um resumo.
Para a etapa 2, seria interessante iniciar a aula assistindo com os alunos ao segundo vídeo sugerido neste plano, como forma de retomada e também de aprofundamento dos conteúdos. Ao final do vídeo, pergunte: qual a importância da polinização para nós, seres humanos? Como os animais polinizadores podem participar do nosso piquenique? E, após as respostas dos alunos para tais questionamentos, pergunte: qual a importância da polinização para as flores? Em seguida, apresente à turma a seguinte imagem:
Acesso em 10 de janeiro de 2024.
Explique à turma as partes que compõem as flores e que elas são exclusivas de determinado grupo de plantas, sendo responsáveis pela reprodução dessas plantas. Fale sobre a importância da polinização para esse processo, mostrando que ele pode ocorrer não apenas por animais, mas também com a ajuda da água e do vento.
Como atividade, você pode oferecer aos alunos um desenho similar à imagem acima e pedir que eles completem os nomes das partes da flor. Se possível, além da imagem, leve uma flor grande, como um lírio ou um hibisco, para que os alunos observem tais estruturas no “mundo real”. Para encerrar as aulas, que tal realizar um piquenique cheio de frutas com os alunos? Bom trabalho!
Polinização é a transferência do gameta masculino da flor, mais conhecido como grão de pólen, até a parte feminina da planta. Essa transferência é necessária para o encontro dos gametas – a fecundação, essencial para que se origine uma nova planta.
Existem alguns tipos de polinização:
- anemofilia, aquela realizada pelo vento;
- hidrofilia, que é a polinização realizada pela água; e
- zoofilia, que é a polinização realizada com a ajuda de alguns animais, tais como: insetos – como abelhas, mamangavas, besouros, borboletas etc. –, pássaros e até mamíferos, como os morcegos.
A polinização, além de contribuir com a reprodução das plantas, também auxilia na alimentação e na manutenção das espécies de animais.
2ª Etapa: Importância da polinização para as flores e demais seres vivos
As flores são estruturas presentes apenas no grupo de plantas conhecidas como angiospermas, justamente por possuírem flores e frutos e, devido a tais características, conquistar sua independência da água para a reprodução e o ambiente terrestre, sendo as angiospermas o grupo de vegetais com maior biodiversidade.
As flores possuem como função a reprodução das angiospermas, sendo seu cheiro e/ou cor de pétalas e sépalas um atrativo para os animais polinizadores.
As flores e tais animais realizam uma troca em que as flores produzem néctar e pólen, que servem de alimento para os animais, e, em contrapartida, eles carregam, presos em seus corpos, um pouco do pólen.
Ao adentrar em outra flor, acabam deixando esse pólen lá, realizando a fecundação cruzada das plantas, o que contribui para a biodiversidade desses vegetais. As flores dão origem aos frutos, que contêm sementes. Então, quando um animal se alimenta desses frutos – inclusive os seres humanos –, é uma ajudinha a mais para espalhar as sementes e contribuir com a reprodução das angiospermas.
Materiais Relacionados
- Polinização – Escola Kids
Acesso em: 10 de janeiro de 2024.
- Agentes polinizadores – Escola Kids
Acesso em: 10 de janeiro de 2024.
- Flor e sua reprodução – Escola Kids
Acesso em: 10 de janeiro de 2024.
Sugestões de vídeos:
- Polinização – Agro Bayer Brasil.
Acesso em: 10 de janeiro de 2024.
- Aprendendo mais sobre polinizadores – Agro Bayer Brasil.
Acesso em: 10 de janeiro de 2024.
Plano de aula elaborado pela prof.ª dr.ª Nathalie Lousan.
Coordenação pedagógica: prof.ª dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Revisão textual: professora Daniela Leite Nunes.
Crédito da imagem: skynesher – Getty Images