Conteúdos

Malária: ciclo, formas de transmissão, meios de prevenção.
Relações entre aumento dos casos e questões ambientais.

Objetivos

– Conhecer o agente etiológico (causador) e o agente transmissor (vetor) da Malária.

– Identificar as principais formas de transmissão da doença.

– Reconhecer que o aumento no número de casos de Malária está associado a questões ambientais.

– Identificar as principais formas de prevenção da Malária.

Caro professor, os links para os conteúdos sugeridos neste plano estão disponíveis na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”. O plano de aula está disponível para download na aba "Material de Apoio".

1ª Etapa: Recolhendo informações relevantes sobre a doença

Providencie cópias do Capítulo 1 do item 2 sugerido na aba “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais” e solicite aos alunos que, individualmente, como lição de casa, procedam a leitura e façam um levantamento dos seguintes dados: agente etiológico (causador); agente transmissor (vetor); ciclo de vida do parasita no ser humano e no mosquito (por meio de esquemas); transmissão e manifestações clínicas.



Em classe, com a turma reunida, faça um resumo no quadro com as principais informações obtidas pelos alunos em suas pesquisas. É importante reforçar nesta aula as formas de prevenção da doença e associar o aumento do número de casos da malária com questões ambientais. O plano de aula “Alterações ambientais e doenças infecciosas: Alguma relação?” pode complementar o trabalho do professor.

2ª Etapa: Conhecendo o ciclo de vida do protozoário

Apresente aos alunos, por meio de uma aula expositiva, a animação sugerida no item 4 da aba ópico “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”.



Complemente a aula assistindo ao vídeo indicado no item 3 do mesmo material.

3ª Etapa: Exercendo a cidadania: Elaboração de tirinhas informativas

Divida a classe em grupos de no máximo 4 alunos e solicite a elaboração de tirinhas, nos quais os personagens devem alertar a população das formas de prevenção da Malária. Entendemos por “tirinhas” como uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objetivo de narrar histórias dos mais variados gêneros e estilos. Apresentam, normalmente, um caráter de humor. São também conhecidas por arte sequencial.



Veja exemplos abaixo relacionados à dengue:











 

Materiais Relacionados

1) Para conhecer a situação epidemiológica e as informações técnicas da doença no site do Ministério da Saúde.

2) O “Manual de Diagnóstico Laboratorial da Malária”, produzido pelo Ministério da Saúde, traz algumas considerações sobre a malária (ciclo de vida do parasita no ser humano e no mosquito; transmissão; manifestações clínicas; prevenção).

3) O vídeo "Malária" mostra o ciclo de vida do parasita no ser humano.

4) Confira uma excelente animação sobre o ciclo de vida do parasita no ser humano e no mosquito.

Arquivos anexados

  1. Doenças infecciosas: Malária

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