Conteúdos

– Função denotativa e função conotativa da linguagem

Objetivos

– Conhecer os usos das funções denotativa e conotativa da linguagem
– Desenvolver a capacidade de interpretação de textos e expressões da língua portuguesa

1ª Etapa: Início de conversa

Essa aula precede o tema figuras de linguagem e é voltada para os diferentes tipos de uso da função conotativa na língua portuguesa. Os temas abrangidos por esse conteúdo gramatical dizem respeito à semântica e à interpretação de textos. Propõe-se trabalhar com os alunos a utilização das palavras em seu sentido literal (denotação) e em seu sentido figurado (conotação), abordando os contextos em que uma e outra forma são geralmente utilizadas. Em um segundo plano, pretende-se desenvolver nos alunos a habilidade de interpretar diferentes tipos de textos.

O objetivo desse plano de aula é conectar o conhecimento sobre as regras da língua escrita com a vida prática dos alunos, e com textos que requerem um maior exercício interpretativo, como os textos literários, cartoons, entre outros. Nesse sentido, busca-se trabalhar o conteúdo de forma significativa por meio da interpretação de algumas tirinhas e textos, da resolução de exercícios e da criação de um texto em grupo.

Abaixo, um resumo sobre o emprego da conotação e da denotação, retirado do site Toda Matéria (conferir seção “Para organizar o seu trabalho e saber mais”):

Sentido Conotativo e Sentido Denotativo

Sentido conotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em sentido figurado, subjetivo ou expressivo. Ele depende do contexto em que é empregado, sendo muito utilizado na literatura. Isso porque, no meio literário, muitas palavras têm forte carga de sensações e sentimentos.

Sentido denotativo é a linguagem em que a palavra é utilizada em seu sentido próprio, literal, original, real, objetivo.

1. Aquele homem é um cachorro. (linguagem conotativa, sentido figurado)

2. O cachorro da vizinha fugiu essa manhã. (linguagem denotativa, sentido próprio)

Nesses exemplos, podemos notar que a palavra cachorro é utilizada em dois sentidos diferentes: conotativo e denotativo.

Na primeira frase o termo refere-se ao caráter do homem “cachorro”, numa linguagem conotativa que indica que o homem é mulherengo ou infiel.

Na segunda frase o termo está empregado de forma denotativa, ou seja, no sentido real e original da palavra cachorro: animal doméstico.

O sentido denotativo é muito vezes caracterizado como o sentido do dicionário, ou seja, a primeira acepção da palavra. Contudo, depois da acepção denotativa há uma abreviação, normalmente entre parênteses (fig), que indica o sentido figurado da palavra, ou seja, o sentido conotativo.

Segundo o dicionário online de português (dicio.com.br), a palavra cachorro significa:

“Significado de Cachorro
s.m. Cão novo.
Cria da loba, da leoa e de outros animais parecidos com o cão.
Bras. Qualquer cão.
Construção. Peça saliente de madeira ou pedra para sustentação de cimalha ou sacada; modilhão.
Escora de navio em estaleiro.
Fig. Pop. Homem desaforado, de mau caráter ou mau gênio; indivíduo desprezível, canalha.”

2ª Etapa: Sensibilização do tema

Após sistematizar o conteúdo gramatical na lousa e dialogar com os estudantes a respeito de algumas situações do cotidiano e o uso de expressões conotativas e denotativas, o(a) professor(a) poderá exibir a vídeo-aula indicada (consultar a seção “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”). Durante a discussão sobre o conteúdo exposto no quadro e o conteúdo da vídeo-aula, o(a) professor(a) irá apresentar como exemplo algumas tirinhas, que devem ser interpretadas coletivamente, em conjunto com os alunos.

Abaixo, duas tirinhas que podem ser utilizadas nesse momento (vide as referências em “Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais”):

a)

b)

Na tirinha a), temos o uso da palavra bateria no sentido conotativo, e na b), temos o uso da palavra indicador nos dois sentidos, denotativo e conotativo, respectivamente. Sugere-se que o(a) professor(a) contextualize com seus alunos as situações de uso das expressões destacadas com um exercício de interpretação compartilhada do texto.

3ª Etapa: Proposta de atividade - criação textual

Nessa etapa, a turma irá se dividir em grupos de seis alunos para interpretar o seguinte texto:

Seiscentos e sessenta e seis (“O tempo”)

A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…
Quando se vê, já é 6ª-feira…
Quando se vê, passaram 60 anos!
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio
seguia sempre em frente…
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.

Quintana, Mario. Esconderijos do Tempo, 1980.

Após decorrido o tempo determinado pelo(a) professor(a), cada grupo deverá compartilhar com o restante da turma as conclusões interpretativas a que chegaram sobre o texto que tinham em mãos. O poema Seiscentos e sessenta e seis, popularmente mais conhecido e intitulado como “O tempo”, tem diversas expressões utilizadas em sentido figurado, inclusive o próprio título. O(A) professor(a) poderá utilizar a análise disponibilizada na seção “Para organizar o seu trabalho e saber mais” para ajudar no processo de interpretação dos alunos, visitando os grupos e depois fazendo uma discussão mais geral.

Em seguida, o(a) professor(a) deverá sortear seis temas, entregar um para cada grupo e pedir que escrevam um poema curto sobre o tema, equilibrando a linguagem denotativa e conotativa. As produções devem ser compartilhadas entre os grupos no final da aula, sem necessidade de leitura em voz alta, e depois devem ser entregues ao(à) professor(a).

Materiais Relacionados

1) O guia “Conotação e Denotação”, do site Toda Matéria, é bastante explicativo e poderá ser utilizado pelo(a) professor(a) para sistematizar as informações sobre o conteúdo com os alunos. Acesso em: 31 de outubro de 2018.

2) Para compartilhar com os alunos e também complementar seus conhecimentos, acesse a vídeo-aula Conotação e Denotação | Aula de Português para concursos, vestibulares, provas, Enem. Acesso em: 31 de outubro de 2018.

3) Exercícios sobre denotação e conotação, do site Exercícios Mundo Educação, de onde foram retiradas as tirinhas utilizadas na 2ª Etapa da aula. Acesso em: 31 de outubro de 2018.

4) Para auxiliar o(a) professor(a) na última etapa da aula, consultar a análise do poema “O Tempo”, de Mário Quintana. Acesso em: 31 e outubro de 2018.

Arquivos anexados

  1. Plano de Aula – Denotação e conotação

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