Conteúdos
– Luz e cores dos objetos
Objetivos
– Introduzir as relações físicas entre luz e cores
– Compreender o sistema RGB (Red, Green and Blue – Vermelho Verde e Azul)
1ª Etapa: Início de conversa
Para iniciar os trabalhos, sugere-se que o(a) professor(a) faça uma breve exposição de exemplos do cotidiano que envolvam os conceitos de luz e cores dos objetos, incentivando a participação dos alunos na exposição de seus conhecimentos e opiniões sobre o assunto. Vários exemplos podem ser abordados, o(a) professor(a) poderá incluir, por exemplo, o modo como outros animais enxergam as cores e até os desvios de padrões de visão, como os tipos de daltonismo.
Em seguida, para introduzir como o ser humano interpreta a cor da luz e compreender as relações físicas que existem nos conceitos de luz e cores dos objetos, os(as) alunos(as) deverão manipular o Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) Visão da cor, elaborado pela PhET Interactive Simulations. Este OVA possui duas opções de manuseio: uma lâmpada e lâmpadas RGB (FIGURA 1).
Figura 1. Tela inicial do OVA Visão de Cor.
Por se tratar da disciplina de ciências, o assunto será abordado de forma introdutória. Alguns recursos não serão utilizados para essa aula e conceitos como absorção, reflexão e ondas eletromagnéticas, não serão abordados nesse plano. No entanto, é importante que o(a) professor(a) tenha esse conhecimento em mente caso seja necessária uma explicação mais elaborada para sua turma.
2ª Etapa: Visão de cor - uma lâmpada
O(a) professor(a) poderá orientar a utilização do OVA. Na opção de manuseio Uma Lâmpada, clique no botão vermelho da lanterna. Veja a lanterna acender com um feixe de luz amarela (FIGURA 2A), em seguida, peça que alterem o modo de exibição para o modo partícula de luz (FIGURA 2B) no botão abaixo da lanterna. Questione: a) Qual cor é emitida pela lanterna? b) Qual cor o cérebro vê? (é a cor que está representada nas nuvens acima da cabeça).
A
B
Figura 2. Visão da cor na lâmpada amarela: A – feixe de luz; B – partículas de luz.
Utilizando a sequência de cores na parte superior, peça que alterem a cor da lâmpada e que verifiquem no modo feixe de luz (FIGURA 3A) e no modo partícula de luz (FIGURA 3B). Questione: a) Qual cor é emitida pela lanterna? b) Qual cor o cérebro vê? (cor representada nas nuvens acima da cabeça).
A
B
Figura 3. Visão da cor na lâmpada azul: A – feixe de luz; B – partículas de luz.
Agora, solicite aos estudantes que cliquem na lâmpada branca acima da lanterna. Peça que verifiquem no modo feixe de luz (FIGURA 4A) e no modo partícula de luz (FIGURA 4B). Questione: a) Qual cor é emitida pela lanterna? b) Examinando as partículas de luz que saem da lanterna, quais cores você vê que produzem luz branca? c) Qual cor o cérebro continua vendo?
A
B
Figura 4. Visão da cor na lâmpada branca: A – feixe de luz; B – partículas de luz.
Nessa atividade, espera-se que os estudantes compreendam que a composição de todas as cores é interpretada pelo cérebro humano como a cor branca.
3ª Etapa: Visão de cor - lâmpada RGB
Na terceira etapa da aula, o(a) professor(a) poderá usar a função lâmpada RGB (FIGURA 5A). Essa opção de manuseio consiste na utilização de três lâmpadas: R = vermelho (de red, em inglês), G = verde (de green, em inglês) e B = azul (de blue, em inglês).
A
B
Figura 5. A – Tela inicial da opção de manuseio Lâmpada RGB. B – Produzindo o “roxo”.
Essas três lâmpadas – à direita – representam todas as telas (telefones, computadores, televisões, etc.), usando as três cores básicas para cobrir todas as outras cores do espectro visível (FIGURA 5B). Então, o(a) professor(a) poderá fazer um exercício como sugerido na Quadro 1, para que a turma observe as diferentes cores formadas.
Quadro 1. Uso de cores R, G, B para criar outras cores.
Uma segunda opção de atividade seria o inverso: o(a) professor(a) fornece a cor e os(as) estudantes devem descobrir as respectivas percentagens de RGB. Para tornar a atividade mais desafiadora, os(as) estudantes podem fazer as previsões de como compor cada cor antes de testar. Segue uma sugestão no Quadro 2:
Quadro 2. Composição de cores a partir do RGB.
4ª Etapa: Finalizando a discussão
Para finalizar a aula, solicite aos estudantes que escrevam um texto curto sobre o que aprenderam. A partir desse texto, o(a) professor(a) poderá verificar se os objetivos da aula foram alcançados, assim como traçar estratégias para recuperação de conceitos.
Materiais Relacionados
Recomenda-se que o(a) professor(a) acesse algum material preliminar para conhecer um pouco mais sobre o conceito de cor:
1- “Cor Luz, Cor Pigmento e os sistemas RGB e CMY”. Acesso em 17 de setembro de 2018.
2 – “Ensino da visão cromática através de aparato com LED’s coloridos”. Acesso em 17 de setembro de 2018.
3 – “Explicando o fenômeno das cores”. Acesso em 17 de setembro de 2018.
4 – “O Mundo das Cores, uma Abordagem Diferenciada no Ensino de Química”. Acesso em 17 de setembro de 2018.