Conteúdos

– Sons graves e agudos, altos e baixos.

– Ritmos musicais
– Dramatização
 

Objetivos

– Conhecer diversos tipos de sons 

– Construir instrumentos musicais.
– Ampliar repertório musical.
 

1ª Etapa: Ampliando Repertório

Comece a aula apresentando as músicas de diversos repertórios (MPB, rock, sertanejo, jazz, clássico, etc.), chame a atenção para os instrumentos que são utilizados.

Faça com que as crianças reproduzam com a boca produzindo onomatopeias do som destes instrumentos.

 

2ª Etapa: Dramatizando os sons

Utilizando de tecidos, faça com que as crianças dramatizem os sons (alto, baixo levanta e abaixa o tecido – rápido, lento vibrar o tecido conforme a velocidade da música – grave, agudo fazer com que as crianças criem os movimentos)

3ª Etapa: Vendo e ouvindo

 Apresente diversos vídeos de instrumentos musicais e instigue perguntando para as crianças como se produz o som. Aproveite para mostra como cada tipo de instrumento funciona. 

Cordófonos: precisam de uma caixa acústica (violão)

Aerófonos: precisam de sopro (flauta)

Membranófonos: precisam de uma membrana que vibre (tambor)

Ófonos: produzem sons por si (xilofone, reco reco)

4ª Etapa: Mãos à obra

Agora vamos construir instrumentos. Utilizando-se de materiais alternativos e sucatas, construir objetos sonoros.

Tambor: Cano de PVC largo e fita adesiva transparente largo: Esticar duas camadas de fita adesiva sobre o cano de forma que fique bem esticado. Conforme vídeo nº 5

Violão: Lata de alumínio, cabo de vassoura, fio de náilon, conforme vídeo nº6

Chocalho: Copinhos de iogurte, sementes e fita adesiva. Conforme vídeo nº7

Na sequência convide os alunos a tocar esses instrumentos e juntos inventarem músicas.

 

5ª Etapa: Música ao vivo

Convidar pessoas que toquem algum instrumento para que toquem diversas músicas para as crianças, deixando que elas manipulem o material, questionem sobre o funcionamento deste.

Garanta que as crianças também toquem os instrumentos produzidos na etapa anterior.

 

Materiais Relacionados

1 – Criança tocando “Se esta rua fosse minha” no violão;

2 – Emerson Nogueira tocando “Apenas mais uma de amor”
3 – Criança tocando “A dona aranha” com flauta; 
4 – Criança tocando “Pearl Jam” na bateria; 
6 – Constução de violão; 
7 – Construção de chocalhos.
 

Arquivos anexados

  1. Construindo Música

Tags relacionadas

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.