Conteúdos
– Sons graves e agudos, altos e baixos.
Objetivos
– Conhecer diversos tipos de sons
1ª Etapa: Ampliando Repertório
Comece a aula apresentando as músicas de diversos repertórios (MPB, rock, sertanejo, jazz, clássico, etc.), chame a atenção para os instrumentos que são utilizados.
2ª Etapa: Dramatizando os sons
Utilizando de tecidos, faça com que as crianças dramatizem os sons (alto, baixo levanta e abaixa o tecido – rápido, lento vibrar o tecido conforme a velocidade da música – grave, agudo fazer com que as crianças criem os movimentos)
3ª Etapa: Vendo e ouvindo
Apresente diversos vídeos de instrumentos musicais e instigue perguntando para as crianças como se produz o som. Aproveite para mostra como cada tipo de instrumento funciona.
Cordófonos: precisam de uma caixa acústica (violão)
Aerófonos: precisam de sopro (flauta)
Membranófonos: precisam de uma membrana que vibre (tambor)
Ófonos: produzem sons por si (xilofone, reco reco)
4ª Etapa: Mãos à obra
Agora vamos construir instrumentos. Utilizando-se de materiais alternativos e sucatas, construir objetos sonoros.
5ª Etapa: Música ao vivo
Convidar pessoas que toquem algum instrumento para que toquem diversas músicas para as crianças, deixando que elas manipulem o material, questionem sobre o funcionamento deste.
Materiais Relacionados
1 – Criança tocando “Se esta rua fosse minha” no violão;