Publicado em
30 de agosto de 2017
Conteúdos
Objetivos
1ª EtapaIntroduzindo o tema
2ª EtapaAgrupar Informações
3ª EtapaConstruir o projeto
4ª EtapaMãos à Obra
5ª EtapaSaboreando a salada de frutas
Materiais Relacionados
Arquivos Anexados
Conteúdos
A importância da alimentação saudável; Alimentos naturais; A diversidade das frutas;Construção de gráficos simples;Situações problema.
Objetivos
– Ampliar o conhecimento sobre alimentos naturais e saudáveis;
– Estimular bons hábitos de alimentação;
– Construir habilidades para o trabalho colaborativo em grupo;
– Explorar a diversidade de nomes, cores, sabores, texturas, tamanhos, semelhanças e diferenças, quantidades e aromas;
– Introduzir o trabalho com gráficos.
1ª Etapa: Introduzindo o tema
Antes de iniciar, consulte os links sugeridos na área Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais
Iniciar a aula com o livro A Cesta de Dona Maricota, Tatiana Belinky.
Iniciar a roda de conversa solicitando aos alunos informarem o que mais gostaram na leitura.
Introduzir o tema alimentação e alimentação saudável, a partir dos questionamentos: “O que tinha na cesta da Dona Maricota? Todos os alimentos são bons para a nossa saúde? Escute as respostas das crianças e procure relacionar a temática com a história lida.
2ª Etapa: Agrupar Informações
Solicitar aos alunos como tarefa, que pesquisem, recortem e tragam imagens de diversas frutas e registrem em uma folha as frutas que conhecem e as que mais gostam. Aponte que esta atividade deve ser acompanhada pela família dos alunos.
3ª Etapa: Construir o projeto
A partir das pesquisas dos alunos, mostre todas as frutas pesquisadas e inicie o registro do nome de cada uma delas em ordem alfabética. A partir da intervenção do professor, os alunos devem observar o número de letras, sílabas, letras inicias e finais de cada fruta.
Proponha aos alunos agrupar as imagens das frutas pesquisadas e elaborar cartazes trabalhando as quantidades, igualdades e diferenças de cada uma delas. Aproveite para pedir que as crianças apontem as diferenças e anote o significado que atribuem aos nomes. As crianças normalmente elaboram significados muito preciosos e que podem ser utilizados em outros momentos.
4ª Etapa: Mãos à Obra
Os alunos, em grupos, deverão fazer uma lista de frutas que, juntas, formarão uma salada de frutas. A partir da lista, faça o sorteio para dividir entre as crianças qual fruta cada um deverá trazer e os cuidados para acondicioná-las e a quantidade necessária.
Oriente os familiares, solicitando que enviem as frutas, que deverão vir lavadas e cortadas.
5ª Etapa: Saboreando a salada de frutas
Após as intervenções da professora, e concluída as etapas esperadas dos conteúdos trabalhados, os alunos observarão e ajudarão na preparação da salada de frutas.
O trabalho é finalizado com a degustação da salada de frutas.
Materiais Relacionados
Sugestões de leitura:
A cesta da Dona Maricota, editora Paulinas. Escritor: Tatina Balinky.
Não gosto de salada, editora WMF Martins Fontes. Escritor e Ilustrador:Tony Ross
Eu nunca vou comer um tomate, editora Atica. Escritor:Lauren Child (Série: Charlie e Lola)
Links sobre a diversidade dos alimentos naturais e seus componentes nutricionais:
Arquivos anexados
Please login to comment
0 Comentários