Conteúdos
Seguindo a sequência dos ciclos biogeoquímicos, neste plano de aula iremos abordar o ciclo biogeoquímico do oxigênio, sua importância e como as ações antrópicas interferem nesse ciclo.
● O que são ciclos biogeoquímicos?;
● Principais elementos envolvidos nos ciclos biogeoquímicos;
● Como interferem no ambiente; e
● Quais ações antrópicas interferem nos ciclos biogeoquímicos.
Objetivos
● Compreender o ciclo biogeoquímico – oxigênio; e
● Interpretar efeitos das ações antrópicas sobre esse ciclo.
Ensine também:
Ciclos biogeoquímicos: o ciclo do carbono
Relações ecológicas: conceitos e funções
Palavras-chave:
Biologia. Química. Ciclos biogeoquímicos. Oxigênio.
Séries:
1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.
Previsão para aplicação:
2 aulas (50 min/aula).
Proposta de trabalho:
A sugestão é que você faça uma primeira conversa com a turma, com o objetivo de retomar os conhecimentos da aula anterior (ciclo do carbono). Para isso, faça perguntas como: O que são ciclos biogeoquímicos? Como os elementos percorrem o ambiente? Onde podemos encontrar o elemento químico Oxigênio? Os ciclos do carbono e do oxigênio estão conectados de alguma maneira?
Utilize alguma estratégia de anotação, para registrar e retomar no momento de consolidação da aprendizagem.
1ª Etapa: Ciclos biogeoquímicos: ciclo do oxigênio
Inicie apresentando a composição do ar atmosférico.
Nesse momento, pergunte: “por que a atmosfera é composta por diferentes gases?”. Espera-se que os alunos respondam que a variação de temperatura e pressão permite que a composição da atmosfera não seja uniforme.
Analisando o gráfico acima, podemos observar que o gás em maior concentração na atmosfera é o nitrogênio, seguido do oxigênio. Aqui, daremos atenção ao oxigênio, que além de ser o segundo gás em maior quantidade na atmosfera, está presente em outros gases, como o ozônio (O3) e o gás carbônico (CO2), o que ocorre devido ao oxigênio ser muito reativo (energia de ligação fraca).
A produção de oxigênio pode ocorrer das seguintes formas:
✔ Fotólises – a radiação ultravioleta quebra moléculas de água e óxido nitroso;
✔ Fotossíntese – as plantas produzem seu alimento e liberam oxigênio como produto da reação; e
✔ Intemperismo – o oxigênio contido nas rochas é liberado quando degradado.
Porém, a maior parte do gás oxigênio (O2) é produzido pela fotossíntese. Nesse momento, relembre o processo de fotossíntese e faça questionamentos:
✔ Qual molécula reage com a água? Espera-se que o aluno responda CO2.
✔ Qual o produto da reação química H2O + CO2? Espera-se que o aluno responda glicose e oxigênio.
✔ O que ocorre com o oxigênio produzido nessa reação? O aluno deve responder que ele é liberado na atmosfera.
✔ O ciclo do carbono e ciclo do oxigênio estão conectados? Espera-se que o aluno estabeleça a conexão no sentido de que as plantas consomem CO2 e liberam O2, completando esse ciclo.
Após relembrar o processo de fotossíntese e como é produzido o gás oxigênio, chega o momento de apresentar o ciclo do oxigênio, conforme figura abaixo:
O oxigênio liberado na atmosfera, pelos processos citados acima, é consumidos por meio de:
✔ Respiração – realizada pelos animais;
✔ Decomposição – matéria orgânica sendo decomposta por fungos e bactérias; e
✔ Combustão – queima de materiais, que consome o oxigênio livre na atmosfera.
Como sugestão de atividade, peça aos alunos que elaborem um mapa mental do ciclo do oxigênio e a sua importância na natureza.
2ª Etapa: A importância do ciclo do oxigênio e a interferência humana
Para dar sequência à atividade proposta na aula anterior, proponha uma roda de conversa, em que os alunos compartilharão com os colegas, com a temática “A importância do ciclo do oxigênio”. Vejamos abaixo alguns pontos que são importantes e devem ser citados pelos alunos:
✔ Mantém o nível de oxigênio na atmosfera;
✔ É indispensável em processos como fotossíntese e respiração; e
✔ Contribui para a continuação de outros ciclos biogeoquímicos, como do carbono, do enxofre e do nitrogênio, uma vez que o oxigênio se liga a outros elementos com facilidade.
A partir do que foi compartilhado sobre a importância do ciclo do oxigênio, faça uma reflexão sobre quais atividades humanas interferem nesse ciclo:
✔ O aumento do desmatamento;
✔ A queima de combustíveis fósseis; e
✔ O aquecimento global (diminui a solubilidade e a concentração de oxigênio na água de rios, lagos e oceanos – afetando a vida aquática).
3ª Etapa: Proposta de atividade
Sugerimos que os alunos, em duplas, leiam o texto “Os oceanos estão ficando sem oxigênio, e a culpa é nossa” (Disponível em: Os oceanos estão ficando sem oxigênio, e a culpa é nossa – 08/01/2018 – UOL Notícias).
Após a leitura, eles devem responder às seguintes questões:
✔ Segundo o texto, qual a importância do oxigênio para o ambiente marinho?
✔ Quais os impactos causados pela diminuição do oxigênio nos oceanos?
✔ Como é possível estimar os efeitos das mudanças nos ciclos biogeoquímicos, provocados por atividades humanas?
Plano de aula elaborado pela Professora Larissa B Gallo Astolfi.
Revisão textual: Professora Daniela Leite Nunes.
Coordenação Pedagógica: Professora Dr.ª Aline Bitencourt Monge.
Materiais Relacionados
● Os oceanos estão ficando sem oxigênio, e a culpa é nossa!
Disponível em: Os oceanos estão ficando sem oxigênio, e a culpa é nossa – 08/01/2018 – UOL Notícias.
Acesso em:14 de Novembro de 2022.
● Oceanos estão perdendo oxigênio como nunca antes na história.
Disponível em: Oceanos estão perdendo oxigênio como nunca antes registrado na história (conexaoplaneta.com.br).
Acesso em: 14 de Novembro de 2022.
● FOTOSSÍNTESE | BIOLOGIA | Mapa Mental | Quer Que Desenhe
Disponível em: (1223) FOTOSSÍNTESE | BIOLOGIA | Mapa Mental | Quer Que Desenhe – YouTube.
Acesso em: 14 de Novembro de 2022.
● CICLOS BIOGEOQUÍMICOS | Biologia | Quer Que Desenhe | Descomplica
Disponível em: (1223) CICLOS BIOGEOQUÍMICOS | Biologia | Quer Que Desenhe | Descomplica – YouTube.
Acesso em: 14 de Novembro de 2022.