Conteúdos

Este plano de aula tem por objetivo apresentar as relações ecológicas que ocorrem entre os seres vivos, partindo da recordação de conceitos importantes sobre as cadeias e teias alimentares, os níveis tróficos, o nicho ecológico e o habitat. Em seguida, trata da classificação das relações ecológicas em harmônicas ou desarmônicas, intraespecíficas e interespecíficas, descrevendo as principais relações de cada grupo. Por fim, traz, além de orientações e um “passo a passo”, links de textos para aprofundamento, imagens, sugestões de vídeos e atividades práticas, bem como exercícios e sugestões para o processo avaliativo.

● Ecologia;

● Habitat;

● Nicho ecológico;

● Relações ecológicas harmônicas;

● Relações ecológicas desarmônicas;

● Relações interespecíficas; e

● Relações intraespecíficas.

Objetivos

● Identificar as relações ecológicas entre os seres vivos e o ambiente natural;

● Reconhecer a importância das relações ecológicas para o meio ambiente e para os seres vivos;

● Identificar os possíveis ganhos e prejuízos que envolvem as relações ecológicas intraespecíficas e interespecíficas; e

● Diferenciar as relações ecológicas harmônicas e desarmônicas.

Palavras-chave:

Ecologia. Relações ecológicas harmônicas. Relações ecológicas desarmônicas.

Previsão para aplicação:

4 aulas (50 min/aula).

Proposta de aplicação:

Professor(a), para a aplicação deste plano, sugiro a seguinte distribuição dos conteúdos: aqueles trazidos nas etapas 1, 2 e 3 podem ser contemplados em uma aula dupla, com 100’ de duração. Você pode usar as imagens contidas no plano e os textos de referência, além de assistir aos vídeos sugeridos com os alunos, parando e explicando se e quando achar necessário.

Para a etapa 4, sugiro uma aula de 50’ de duração, organizando os alunos em pequenos grupos e permitindo que preencham a tabela em sala de aula. Depois, faça a correção coletiva da atividade. E, para finalizar, use e abuse dos exercícios contidos na etapa 5 deste plano. Você pode deixá-los para o final, ou distribuí-los ao longo das etapas, de acordo com o perfil e a necessidade de cada turma. Bom trabalho!

1ª Etapa: Ecologia: relembrando conceitos básicos

A ecologia é uma área da biologia que tem como raiz o estudo da história natural, que pode ser considerada desde as primeiras populações humanas. Nela, estuda-se as relações dos seres vivos, tanto entre si quanto com o meio. Dessa forma, a ecologia é uma ciência multidisciplinar, pois envolve biologia vegetal, animal, taxonomia, meteorologia, biogeografia etc.

No meio encontramos os fatores bióticos (que são os próprios seres vivos), e os fatores abióticos (que não possuem vida, mas são essenciais para sua manutenção, como por exemplo a água, o solo, o clima, o relevo etc.).

Para a compreensão das interações estudadas pela ecologia, precisamos relembrar alguns conceitos básicos, além dos citados anteriormente, como por exemplo os níveis de organização dos seres vivos, também chamados de unidades ecológicas (presentes na imagem abaixo), bem como os conceitos descritos a seguir.

níveis de organização biológica
Níveis de organização biológica (crédito: Reprodução/JVLopesEdu). Acesso em 21 de junho de 2022.

– Espécie: grupo de populações naturais semelhantes, capazes de se reproduzir entre si gerando descendentes férteis.

– População: conjunto de indivíduos da mesma espécie vivendo em dada área geográfica, em determinado espaço de tempo.

– Comunidade: conjunto de populações de espécies diferentes que convivem na mesma área (meio geográfico).

– Biótopo: corresponde à área demarcável e ao conjunto de elementos físicos e químicos do ambiente, como ar, água e solo.

– Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas do planeta.

– Habitat: local do ecossistema onde uma espécie pode ser encontrada.

– Nicho ecológico: função que determinado organismo desempenha no ecossistema.

– Ecótono: zona de transição entre dois ou mais ecossistemas.

– Biodiversidade: conjunto de espécies de seres vivos que compõem o planeta Terra ou que estão presentes em determinada região.

2ª Etapa: Relações ecológicas harmônicas

As relações ecológicas harmônicas referem-se àquelas em que não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos. Elas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie, chamadas de intraespecíficas, ou entre indivíduos de espécies diferentes, chamadas de interespecíficas.

As principais relações harmônicas intraespecíficas são:

a) Sociedade: agrupamento permanente de indivíduos da mesma espécie, sem ligação anatômica entre eles. Podem ou não ter divisão de tarefas/funções. Ex: abelhas.

Abelhas produzindo mel
Abelhas produzindo mel (crédito: reprodução/Prepara Enem).

b) Colônia: associação anatômica obrigatória entre indivíduos da mesma espécie. Ex: corais.

Corais
Corais (crédito: reprodução/Mundo Educação)

As principais relações harmônicas interespecíficas são:

a) Protocooperação: as espécies trocam benefícios, mas podem viver isoladamente. Ex: caranguejo-eremita e anêmonas.

caranguejo-eremita e anêmonas
Caranguejo-eremita e anêmonas (crédito: reprodução).

b) Mutualismo: ambas as espécies se beneficiam, mas a dependência é obrigatória e os organismos envolvidos não conseguem viver isoladamente. Ex: líquens.

líquens
Líquens (crédito: reprodução/Brasil Escola).

c) Comensalismo: apenas um participante é beneficiado, mas sem causar prejuízo ao outro. Geralmente o benefício adquirido é alimentar. Ex: rêmoras e tubarões.

Tubarão
Tubarão (crédito: reprodução/Escola Kids).

d) Inquilinismo: quando uma espécie busca proteção ou abrigo em outra, mas sem lhe causar prejuízo. Ex: peixe palhaço e anêmona do mar.

peixes-palhaços e anêmonas do mar
Peixes-palhaços e anêmonas do mar (crédito: reprodução/Infoescola).

e) Epifitismo: interação entre plantas como bromélias, orquídeas e samambaias, que vivem sobre outras plantas para receberem mais luz solar, mas não causam prejuízos à planta.

Interação entre plantas
Interação entre plantas (crédito: reprodução/Infoescola).

3ª Etapa: Relações ecológicas desarmônicas

Ocorrem quando pelo menos um dos indivíduos envolvidos é prejudicado.

As principais relações desarmônicas intraespecíficas são:

a) Competição: ocorre quando os indivíduos da mesma espécie disputam recursos ambientais pouco disponíveis como: alimento, espaço, água, parceiro para reprodução etc.

Competição intraespecífica
Competição intraespecífica (crédito: reprodução/Brasil Escola).

b) Canibalismo: ocorre quando um indivíduo devora outro da mesma espécie.

Louca-a-deus pratica canibalismo
Louva-a-deus pratica canibalismo (crédito: reprodução).

As principais relações desarmônicas interespecíficas são:

a) Competição: ocorre quando indivíduos de espécies diferentes vivem em uma mesma comunidade e possuem nichos ecológicos semelhantes, promovendo disputas pelos mesmos recursos alimentares e de espaço.

Relações interespecíficas
Relações interespecíficas (crédito: reprodução).

b) Predação: relação em que uma espécie (predadora) devora a outra (presa) para se alimentar.

Leoa e sua presa
Leoa e sua presa (crédito: reprodução/Estudo Prático).

c) Parasitismo: relação em que uma espécie (parasita) se utiliza de outra (hospedeira) como moradia e fonte de alimento, sobrevivendo às custas do hospedeiro.

Carrapato em pele de cão
Carrapato em pele de cão (crédito: reprodução/Escola Educação).

d) Amensalismo: é um tipo de interação na qual indivíduos de uma espécie secretam substâncias tóxicas ao desenvolvimento de outras espécies.

Fungos do gênero Penicillium
Fungos do gênero Penicillium (crédito: reprodução/Biologia Net).

4ª Etapa: Atividade extra: jogos da relações

Esta atividade foi adaptada do Caderno do Aluno – volume 2, da disciplina de Biologia da 1ª série do Ensino Médio da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (2010). Nela, os alunos devem ler as frases da coluna 1 e completar as informações solicitadas nas demais colunas. Tal exercício os ajudará a praticar e a aplicar os conceitos aprendidos anteriormente.

Frases Seres citados na frase Seres beneficiados (+) Seres prejudicados (-) Seres indiferentes (0) Nome da relação Classificação da relação (harmônica/des. Inter/intra.)
As corujas alimentam-se de uma espécie de perereca que vive às margens de uma lagoa.
Uma semente de uma planta chamada cipó-chumbo germina sobre uma pitangueira. Aos poucos, as raízes do cipó-chumbo vão penetrando nos galhos da pitangueira, absorvendo os nutrientes dela.
Um carrapato alimenta-se do sangue de uma capivara.
Uma bactéria vive no interior dos pulmões de um macaco-prego, alimentando-se de suas células.
Uma lombriga vive no intestino de um porco-do-mato, sugando seu sangue.
Um gambá captura um besouro com suas patas dianteiras e come o corpo dele, deixando apenas as pernas.
Abelhas sem ferrão visitam as flores de goiabeira-brava para se alimentar do néctar delas e, como visitam muitas flores, acabam levando pólen de uma para outra. Isso facilita a reprodução da goiabeira-brava.
A perereca-verde e a perereca-listrada põem ovos nas mesmas poças. Quando há muitos girinos ocupando o mesmo lugar, não há comida para todos. E não há muitas poças na floresta.
Uma bromélia vive sobre um cedro, de onde consegue pegar mais luz que no chão da floresta. As raízes da bromélia não penetram nos galhos das árvores.
O gambá e a cutia alimentam-se dos frutos do palimito-juçara; não há frutos suficientes para todos.
Uma sanguessuga que vive na água sobe nas costas de um sapo para chegar a lagoas diferentes, mas sem sugar seu sangue.
Uma joaninha anda pelo galho de uma amoreira devorando todos os pulgões que estão por ali.
Um líquen é uma associação entre uma alga e um fungo: a alga produz alimento, e o fungo retém umidade. Essa associação é tão íntima que algumas espécies de algas e de fungos não conseguem viver separadamente.

Crédito: reprodução (ediscilpinas/USP). Acesso em: 21 de junho de 2022.

5ª Etapa: Exercícios

1. A avoante, também conhecida como arribaçã (Zenaida auriculata noronha) é uma ave migratória que se desloca no Nordeste, acompanhando o ritmo das chuvas, encontrando-se ameaçada de extinção, em decorrência da caça indiscriminada. A relação do homem com esta ave é:

a) harmônica, intra-específica e de predação

b) desarmônica, intra-específica e de comensalismo

c) harmônica, inter-específica e de parasitismo

d) desarmônica, inter-específica e de predação

Gabarito: D.

2. A construção de cidades altera as condições ambientais de uma área natural, provocando a substituição da comunidade biótica original por uma comunidade composta por espécies nativas do local e espécies exóticas (trazidas pelo homem de outras partes do mundo). Nesta nova comunidade, as espécies exóticas interagem com as espécies locais, podendo prejudicá-las, beneficiá-las ou, mesmo, não as afetar significativamente. Os gatos domésticos, por exemplo, podem comer os ovos de espécies de aves que nidifiquem no chão, ou próximo dele, exterminando-as, assim, de áreas pequenas. Se a área original fosse coberta por uma floresta, algumas de suas plantas e animais nativos poderiam permanecer em parques, enquanto outros desapareceriam. Outras plantas poderiam ser utilizadas em projetos de paisagismo ou de arborização das vias públicas. Contudo, as populações da maioria destas espécies seriam menores e os seus indivíduos estariam mais dispersos espacialmente. Consequentemente, os indivíduos de uma dada espécie com população pequena poderiam apresentar um maior grau de parentesco e, por serem mais semelhantes, sua espécie poderia ter uma menor probabilidade de adaptação frente a variações ambientais. Neste novo contexto, no entanto, as interações entre as espécies e entre elas e o meio abiótico continuariam desempenhando um papel fundamental para a manutenção da comunidade. A reprodução de determinadas espécies vegetais, por exemplo, continuaria dependendo do serviço prestado por animais polinizadores (como morcegos e beija-flores) e dispersores de sementes (como sabiás e bem-te-vis). Quais das interações abaixo, entre espécies exóticas e nativas, podem causar prejuízos para estas últimas?

a) Comensalismo, inquilinismo e mutualismo.

b) Comensalismo, parasitismo e predação.

c) Competição, mutualismo e predação.

d) Competição, parasitismo e predação.

e) Competição, predação e neutralismo.

Gabarito: D.

3. A erva-de-passarinho e algumas bromélias são plantas que fazem fotossíntese e vivem sobre outras. No entanto, a erva-de-passarinho retira água e sais minerais da planta hospedeira enquanto as bromélias apenas se apoiam sobre ela. As relações da erva-de-passarinho e das bromélias com as plantas hospedeiras são, respectivamente, exemplos de:

a) parasitismo e epifitismo.

b) epifitismo e holoparasitismo.

c) epifitismo e predatismo.

d) parasitismo e protocooperação.

e) inquilinismo e epifitismo.

 

Gabarito: A.

4. A imagem mostra, no rio Cuiabá (Mato Grosso), um tuiuiú com uma piranha no bico. A cena representa parte de uma cadeia alimentar na natureza. No entanto, a construção de uma nova rodovia na região pode provocar desmatamento e afetar os ninhais dessa ave, provocando uma grande migração. Em uma simplificação da situação, considerando apenas essas duas espécies, assinale a afirmação que indica como essa alteração do ambiente pode afetar as populações de tuiuiús e piranhas na referida região.

a) Aumento na população de tuiuiús e diminuição da população de piranhas.

b) Aumento na população de tuiuiús e sem alteração na população de piranhas.

c) Sem alteração na população de tuiuiús e diminuição na população de piranhas.

d) Diminuição na população de tuiuiús e aumento na população de piranhas.

e) Diminuição na população de tuiuiús e diminuição na população de piranhas.

Gabarito: D.

5. A raflésia é uma planta asiática que não possui clorofila e apresenta a maior flor conhecida, chegando a 1,5 metro de diâmetro. O caule e a raiz, no entanto, são muito pequenos e ficam ocultos no interior de outra planta em que a raflésia se instala, absorvendo a água e os nutrientes de que necessita. Quando suas flores se abrem, exalam um forte odor de carne em decomposição, que atrai muitas moscas em busca de alimento. As moscas, ao detectarem o engano, saem da flor, mas logo pousam em outra, transportando e depositando no estigma desta os grãos de pólen trazidos da primeira flor. O texto descreve duas interações biológicas e um processo, que podem ser identificados, respectivamente, como:

a) inquilinismo, mutualismo e polinização.

b) inquilinismo, comensalismo e fecundação.

c) parasitismo, mutualismo e polinização.

d) parasitismo, comensalismo e fecundação.

e) parasitismo, comensalismo e polinização.

Gabarito: E.

6. Assinale a alternativa correta a respeito da relação de parasitismo.

a) Os parasitas sempre levam o hospedeiro à morte.

b) Os hospedeiros nunca apresentam as formas assexuadas dos parasitas.

c) Não existem parasitas no reino vegetal.

d) Os parasitas sempre vivem no interior do corpo dos hospedeiros.

e) Essa relação sempre traz prejuízos ao hospedeiro.

 

Gabarito: E.

7. Com relação às interações que ocorrem entre os organismos de uma comunidade, podemos considerar, corretamente, que:

a) Na cooperação intraespecífica, indivíduos da mesma espécie vivem disputando dentro da colônia por recursos naturais.

b) Sociedades são grupos de organismos da mesma espécie em que os indivíduos apresentam algum grau de cooperação, comunicação e divisão de trabalho, conservando relativa independência e mobilidade.

c) Do ponto de vista ecológico, a predação é uma relação entre organismos da mesma espécie, que altera a densidade populacional de presas e predadores, causando graves desequilíbrios ambientais.

d) Para que sejam considerados parasitas, os organismos devem viver, necessariamente, no interior do corpo dos hospedeiros.

Gabarito: B.

8. Considere a frase abaixo. ‘O fungo Penicillium notatum produz penicilina, que impede a multiplicação de certas bactérias.’ Ela exemplifica um caso de:

a) predatismo.

b) competição.

c) mutualismo.

d) amensalismo.

e) comensalismo.

 

Gabarito: D.

9. Em uma determinada relação entre seres vivos, um pequeno crustáceo devora a língua de um peixe e fica posicionado estrategicamente no lugar dela para comer a maior parte do alimento que o peixe põe na boca. Este tipo de relação pode ser caracterizado como:

a) Inquilinismo

b) Predatismo

c) Comensalismo

d) Parasitismo

e) Canibalismo

Gabarito: D.

10. Existem certas espécies de árvores que produzem substâncias que, dissolvidas pela água das chuvas e levadas até o solo, vão dificultar muito o crescimento de outras espécies vegetais, ou até mesmo matar as sementes que tentam germinar. Esse tipo de comportamento caracteriza o:

a) mutualismo.

b) comensalismo.

c) saprofitismo.

d) amensalismo.

e) neutralismo.

Gabarito: D.

11. Há mais de dez anos têm sido observados, sobretudo no sul do Brasil, muitos acidentes causados pelo contato de seres humanos com a lagarta da mariposa Lonomia obliqua, que causa uma síndrome hemorrágica, podendo levar à morte. Essa mariposa tem inimigos naturais, como uma espécie de mosca e uma de vespa, que depositam seus ovos sobre a lagarta para que as larvas resultantes desses ovos se alimentem do corpo da lagarta.

a) Explique por que o ato da postura dos ovos das moscas e vespas sobre a lagarta é de predação e não de parasitismo.

b) A lagarta é uma etapa do desenvolvimento holometábolo dos insetos. Quais são as outras etapas desse desenvolvimento?

c) Que outros tipos de desenvolvimento ocorrem entre os insetos? Indique as diferenças.

Gabarito:

a) As larvas originadas dos ovos das moscas ou vespas se alimentarão dos tecidos da lagarta, causando sua morte, o que caracteriza uma relação de predação (que implica, normalmente, morte da presa). No parasitismo, a morte do hospedeiro não é obrigatória.

b) As outras etapas do desenvolvimento, a partir da lagarta, são a pupa e o imago (adulto).

c) I – desenvolvimento ametábolo (sem metamorfose): do ovo surge diretamente um indivíduo morfologicamente igual ao adulto, menor, imaturo sexualmente e que sofrerá sucessivas mudas. II – Desenvolvimento hemimetábolo (metamorfose incompleta ou gradual): do ovo surge uma ninfa morfologicamente diferente do adulto, imatura sexualmente e sem asas. Também sofrerá sucessivas mudas e modificações morfológicas até a fase adulta.

12. Leia as seguintes afirmações: O capim produz matéria orgânica através da fotossíntese. A capivara, um animal herbívoro, pode atingir altas densidades populacionais. A onça-pintada, mesmo correndo o risco de extinção, pode exercer forte pressão predatória. Identifique os níveis tróficos de cada um dos organismos sublinhados nas afirmações. Justifique se a cadeia alimentar formada por estes organismos poderia ser utilizada para representar o ciclo da matéria de forma completa.

Gabarito:

Capim (produtor) – capivara (consumidor primário) – onça-pintada (consumidor secundário)

O ciclo da matéria é cíclico, ou seja, os materiais não são perdidos, mas transferidos de um nível para o outro. Os materiais excretados ou contidos em organismos mortos retornarão devido à ação dos decompositores, que transformarão os compostos orgânicos em substâncias mais simples que serão aproveitadas. Portanto, na cadeia alimentar formada falta acrescentar os decompositores (bactérias e fungos), e não pode ser utilizada para representar de forma completa o ciclo da matéria.

13. Mais de 500 variedades de plantas estão sendo atacadas na Califórnia, Estados Unidos, por minúsculos insetos, originários do Oriente Médio. Os técnicos americanos não têm obtido sucesso no controle dessa praga. Quatro causas que poderiam favorecer a ocorrência de tal praga foram apresentadas:

I. Inexistência de inimigos naturais desses insetos na Califórnia.

II. Deficiência de defesas naturais das plantas.

III. Uso inadequado de determinados defensivos agrícolas.

IV. Fatores abióticos favoráveis ao desenvolvimento desses insetos na Califórnia. Para a situação descrita, é possível aceitar:

a) a causa I, apenas.

b) as causas I e II, apenas.

c) as causas I, III e IV, apenas.

d) as causas I, II e III, apenas.

e) as causas I, II, III e IV.

Gabarito: E.

14. Na aula em que se discutia o assunto relações interespecíficas, a professora apresentou aos alunos, em DVD, as cenas iniciais do filme Procurando Nemo (Walt Disney Pictures e Pixar Animation Studios, 2003). Nessas cenas, um casal de peixes-palhaço (Amphiprion ocellaris) protege seus ovos em uma cavidade na rocha, sobre a qual há inúmeras anêmonas (classe Anthozoa). Contudo, uma barracuda (Sphyraena barracuda) ataca o casal, devorando a fêmea e seus ovos. Apenas um ovo sobrevive, que o pai batiza de Nemo. Nemo e seu pai, Marlin, vivem protegidos por entre os tentáculos da anêmona que, segundo a explicação da professora, se beneficia dessa relação aproveitando os restos alimentares de pai e filho. Em ecologia, as relações interespecíficas entre o peixe palhaço e a anêmona, e entre a barracuda e o peixe palhaço são chamadas, respectivamente, de:

a) mutualismo e parasitismo.

b) protocooperação e predação.

c) comensalismo e predação.

d) inquilinismo e parasitismo.

e) parasitismo e predação.

Gabarito: B.

15. No intervalo da aula de Biologia, um aluno contou a seguinte piada: Dois cervos conversavam e passeavam pela mata quando um deles gritou:

– Uma onça!!! Vamos correr!!!

Ao que o outro respondeu:

– Não adianta correr, ela é mais veloz que qualquer um de nós.

– Eu sei. Mas a mim basta ser mais veloz que você.

O diálogo entre os cervos exemplifica um caso de:

a) competição interespecífica.

b) competição intraespecífica.

c) seleção natural.

d) irradiação adaptativa.

e) mimetismo.

Gabarito: C.

 

Fonte: Projeto Medicina.

Acesso em: 21 de junho de 2022.

Materiais Relacionados

● Para ler mais sobre relações ecológicas:

Toda Matéria – Relações ecológicas

Acesso em: 26 de maio de 2022.

 

● Sugestões de vídeos:

Amoeba Sisters – Relações ecológicas

Acesso em: 26 de maio de 2022.

Ecology – Difference between habitat and niche

Acesso em: 26 de maio de 2022.

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