Conteúdos

– As Capitanias Hereditárias: O início da colonização portuguesa na América;
– a América portuguesa pré-colonial: os primeiros trinta anos;
– a América portuguesa e a colonização:

Objetivos

– Compreender os motivos políticos e econômicos que levaram a coroa portuguesa optar pela colonização da América.

– Compreender a opção da metrópole portuguesa em colonizar a América a partir do estabelecimento das capitanias hereditárias.

– Compreender as relações estabelecidas entre colônia e metrópole, a partir das características da política mercantilista e a prática do exclusivo colonial.

– Compreender as bases da política de distribuição de terras via sesmarias.

– Refletir e relacionar as origens da divisão de terras coloniais com as políticas-econômicas – e suas dimensões agrárias -, no Brasil atual. 

1ª Etapa: Procedimentos de Leitura e Pesquisa

Antes de iniciar as atividades, consulte os links sugeridos na aba “Para organizar seu trabalho e saber mais”. 



A leitura de um texto historiográfico não é uma tarefa fácil. Entretanto há alguns procedimentos de leitura que facilitam a compreensão do texto e permitem ampliar o vocabulário de conceitos-chaves na construção do conhecimento histórico. Primeiramente, peça aos alunos que façam uma leitura detalhada, grifando informações que eles julgam importantes e criando palavras-chave aos parágrafos. Quanto às palavras desconhecidas, oriente os alunos a buscá-las no dicionário, anotando os significados. A organização desse glossário pode ser feito através de uma tabela. Exemplo: 





Depois dessa leitura individual e da pesquisa das palavras desconhecidas, faça uma leitura coletiva do texto, convidando os alunos a compartilharem as informações grifadas e as palavras-chaves criadas aos parágrafos. Na socialização, os alunos percebem se há coerência entre o que foi grifado e a palavra-chave criada. As palavras-chave auxiliam a organizar a leitura do texto e permite uma volta ao mesmo de modo mais focado. Em seguida, anote nas lousa as palavras e conceitos desconhecidos e pesquisados e vá construindo com eles o conceito histórico. Observação: o significado do dicionário não necessariamente corresponde ao do conceito histórico.

2ª Etapa: Problematizando

Após as leituras, individual e coletiva, compartilhe algumas questões para que os alunos possam responder. Esse trabalho pode ser feito em duplas, criando um diálogo para a resolução das questões. Peça aos alunos que anotem as dúvidas. Importante: essas questões devem ser norteadoras para que você possa trabalhá-las posteriormente em uma aula expositiva, a fim de tirar as dúvidas dos alunos, ampliar e sistematizar o conhecimento. Exemplo:



Questões norteadoras




a) Quais motivos fizeram o rei de Portugal dar início à colonização do Brasil?

 

b) Por que a metrópole optou colonizar a nova terra através da criação das capitanias hereditárias? Como funcionavam?

 

c) O que eram as sesmarias? Como funcionavam?



d) Quais capitanias tiveram sucesso? Por quê?

 

e) Qual a relação entre o fracasso do sistema de capitanias e a decisão do estabelecimento do governo geral em 1548?

3ª Etapa: Aula Expositiva

A partir do texto e das questões – respondidas pelos alunos -, construa uma aula expositiva sobre as Capitanias Hereditárias com determinados conteúdos:



• a América portuguesa pré-colonial – os primeiros trinta anos (1550-1530):



– explique (ou retome) a fase pré-colonial da américa portuguesa, ressaltando a exploração do pau-brasil; a relação “pacífica” com indígenas; as trocas (escambos); a importância das Índias Orientais para o comércio lusitano. 



• a América portuguesa e a colonização – as capitanias hereditárias:



– explique a opção em afirmar “américa portuguesa” e não o termo Brasil (Estado-Nação); explique as mudanças políticas e econômicas na Europa que fizeram Portugal optar pela colonização, tais como: crise econômica portuguesa; queda dos preços das especiarias; a possibilidade de invasões estrangeiras na colônia americana; a necessidade de novas fontes de renda além produtos orientais.

 

– reitere o significado de colonização: ocupar, povoar e produzir e, a partir disso -, estabeleça relação com a criação e estabelecimento das capitanias hereditárias.

 

– explique os motivos da criação, o que era e como funcionavam as capitanias hereditárias: crise econômica = necessidade de repassar a terceiros a administração das novas terras = nobres empobrecidos = esperança de enriquecimento; divisão da costa (a partir do Tratado de Tordesilhas) em quinze quinhões (capitanias hereditárias); os capitães-donatários e as obrigações: posseiros e não proprietários (explicar a diferença); povoar; podiam doar sesmarias; isentos de impostos; tornar a terra produtiva e lucrativa; posse da terra hereditária.

 

– explique os motivos que permitiram apenas duas capitanias a obterem sucesso (Pernambuco e São Vicente): melhor relação com os indígenas; interesse e empenho dos donatários (São Vicente = Martim Afonso de Souza); implantação da lavoura canavieira e engenhos de açúcar.

 

– apresente o mapa das Capitanias Hereditárias e demonstre a divisão das terras coloniais em quinhões, observando as informações contidas no mapa: as representações dos rios; as capitanias representadas com os nomes dos donatários; a demarcação das terras, a partir do Tratado de Tordesilhas; o texto que acompanha o mapa – diretrizes da doações das terras aos capitães-donatários etc.



• as sesmarias:



– explicar o que eram e como funcionavam: sesmeiros tinham a posse da terra, tinham a obrigação de torná-la produtiva em cinco anos e pagar impostos ao capitão-donatário; 

 

– apresente os quatro pilares da economia colonial (sistema de plantation): latifundiária, monocultora, escravista e voltado ao mercado externo; relacionar o papel da colônia na estrutura econômica do monopólio comercial da metrópole (colonialismo).

 

• governo-geral:



– explique, a partir do fracasso do sistema de capitanias hereditárias -, a necessidade da metrópole Portugal em estabelecer o governo-geral, em 1548: representante direto do rei em terras coloniais; necessidade de centralização da administração das capitanias; necessidade de administrar, fiscalizar e vigiar a costa; primeiro governador-geral: Tomé de Souza.

 

• as sesmarias coloniais e os latifúndios do Brasil contemporâneo:



– explicar e relacionar a divisão das terras coloniais em sesmarias com a origem da estrutura econômica-fundiária do Brasil atual, baseada na agricultura monocultora em grandes extensões de terras, os latifúndios.



– se desejar, proponha uma pesquisa em grupos (em sites educativos ou em jornais) sobre a estrutura fundiária do Brasil atual: produção monocultura (soja, cana etc.); a concentração de terras e de renda; os assentamentos e os movimentos sociais ligados à terra (as Ligas Camponesas, o MST etc.); depois, peça aos grupos para compartilharem a sua pesquisa, mediando as possíveis relações e diálogo entre passado e presente, entre as sesmarias e os latifúndios.



Observação: essa seleção de temas e recorte apenas é uma sugestão. Altere a sequência e a seleção de temas a partir da sua necessidade e do enfoque de suas aulas.

4ª Etapa: Aprofundando o Tema com HQ

A fim de aprofundar a discussão sobre as bases da política mercantilista, faça uma leitura coletiva do HQ História em Quadrinhos: Idade Moderna, explicando como funcionava o mercantilismo, reiterando os pilares dessa economia, principalmente o colonialismo e o pacto colonial.



O HQ serve também como material-síntese para o aluno, já que de modo lúdico apresenta o contexto histórico da Idade Moderna e os principais conceitos da economia mercantilista.

5ª Etapa: Sistematizando o Conhecimento

Como finalização da sequência didática, exiba aos alunos o vídeo O Brasil Colônia – por Boris Fausto. Peça aos alunos que anotem no caderno as informações que eles julgam importantes, assim como as dúvidas finais, em formato de tópicos, pois assim as anotações ficam mais organizadas. Depois do vídeo, peça aos alunos que compartilhem seus registros, a fim de construir um registro coletivo e -, portanto -, uma sistematização do conteúdo trabalhado. Por fim, corrija coletivamente as questões norteadoras, confrontando respostas e demonstrando fragilidades: mal uso dos conceitos, problemas de estrutura das respostas, problemas de ortografia etc. Dica: selecione algumas questões centrais para construir junto com os alunos respostas coletivas.

6ª Etapa: Construindo um Produto Final

A partir do trabalho com a HQ História em Quadrinhos: Idade Moderna, divida e oriente os alunos, em grupos (no máximo de 4 alunos), a construir uma História em Quadrinhos no aplicativo BITSTRIPS, no qual o tema deve ser “As Capitanias Hereditárias”. 



Para a realização deste trabalho, deste produto final, sugiro a leitura Contar histórias em quadrinhos, da colunista Solange Giardino, no portal NET Educação (link 5) 



O uso do aplicativo BITSTRIPS é gratuito, basta fazer o cadastro no site. 



Para que os alunos possam ter mais foco na construção de seus quadrinhos, estabeleça alguns critérios de trabalho e compartilhe com a sala. Exemplo:



• Acesse o site do BITSTRIPS e faça o cadastro (lembre de registrar no caderno seu login e senha). 



• Baixe e leia o TUTORIAL para entender o funcionamento do aplicativo (link 5):  



• Anote no caderno uma proposta de divisão de tarefas, com os nomes correspondentes. 



• Estruture antes suas histórias: seleção dos temas, personagens, conceitos históricos etc.



• Utilize o HQ História em Quadrinhos: Idade Moderna como modelo e observe como foi feita a construção dos personagens, dos conceitos e dos fatos históricos.



• Pesquise imagens dos personagens na internet e tente retratá-los na construção dos bonequinhos (características físicas, vestimentas etc.). Exemplos: D. João III, Martim Afonso de Souza, Tomé de Souza etc.



• Faça um rascunho numa folha sulfite: a divisão dos quadrinhos; como serão os espaços retratados; quais fatos históricos serão abordados; como estarão dispostos os personagens, bem como as falas dos mesmos.



• O HQ deverá ter no mínimo três e, no máximo, cinco páginas. 



• Revise o trabalho, observando a coerência e a ortografia. 



• Por fim, construa uma capa (pode ser desenhada; a partir de recortes e colegens; etc.) para ser anexada ao HQ.



Finalizados os HQs, oriente os grupos para selecionar e registrar quais foram as estratégas de construção dos quadrinhos, para que possam socializar com os demais colegas em sala de aula. Os trabalhos juntos poderão ser expostos em um mural ou em um blog criado junto aos alunos, disponibilizando os HQs em versão pdf. 

Materiais Relacionados

1.  Leia os textos e compartilhe com os alunos:

FAUSTO, Boris  História do Brasil. 12. ed. São Paulo: Edusp, 2004, pp-24-27:
 
• “O início de colonização: as capitanias hereditárias”;
 
• “O governo geral”;
 
• “A colonização se consolida”.


Disponível.

2. Compartilhe o HQ “História em Quadrinhos – Idade Moderna”;

3.  Leia o texto e compartilhe com os alunos o mapa histórico das Capitanias Hereditárias (p. 16) presente no artigo abaixo:

ARTIGO: CINTRA, Jorge Pimentel. Reconstruindo o Mapa das Capitanias Hereditárias  Anais do Museu Paulista. Sa~o Paulo. N. Se´r. v.21. n.2. p. 11-45. jul.- dez. 2013. 

MAPA: TEIXEIRA, Luís. As capitanias do Brasil e o litoral da América do Sul entre a foz do Amazonas e a Terra do Fogo (c.1585). Acervo da Biblioteca Nacional da Ajuda, Lisboa. 

4.  Assista ao vídeo “O Brasil Colônia – por Boris Fausto” e compartilhe com os alunos;

5.  Utilize o aplicativo BISTRIPS, o aplicativo é gratuito e está disponível.

– coluna do Portal NET Educação explica o aplicativo. 
 

– veja o tutorial do aplicativo.

Arquivos anexados

  1. Capitanias Hereditárias: início da colonização na América

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